Últimas notícias:

Loading...

Projeto amplia acesso à música clássica com concertos gratuitos e online

24ª edição dos Concertos Astra-Finamax apresenta a série Expressão Musical, que realiza cinco espetáculos até o fim do ano

Por: Publi

Por definição, erudição é sinônimo de sabedoria e vasto conhecimento sobre determinado assunto. Quando trazemos essa palavra para o universo das artes, reconhecemos que música erudita é música clássica, área que agrega muitos saberes teóricos e práticos.

E se mais pessoas pudessem conhecer e desfrutar deste tipo de música no Brasil? É com este objetivo, democratizar o acesso à cultura, que o projeto Concertos Astra-Finamax encerra o ano de 2021 em grande estilo, com a série Expressão Musical. Até o fim do ano são cinco transmissões ao vivo de espetáculos musicais, todos com streaming Catraca Livre.

24ª edição dos Concertos Astra-Finamax apresenta shows como o de Nelson Ayres e Ricardo Herz, até apresentações das orquestras sinfônicas de Santo André e Campinas
Crédito: Divulgação24ª edição dos Concertos Astra-Finamax apresenta shows como o de Nelson Ayres e Ricardo Herz, até apresentações das orquestras sinfônicas de Santo André e Campinas

Esta é a 24ª edição do projeto, um dos mais tradicionais do interior paulista quando se fala em música clássica. O público poderá assistir a apresentações de músicos renomados nacional e internacionalmente, bem como conhecer obras de diferentes compositores, de graça e sem sair de casa.

As atrações confirmadas são o duo Nelson Ayres e Ricardo Herz, que apresentam o encontro do piano com o violino; o espetáculo infantil Fábulas de La Fontaine, além da Orquestra Sinfônica de Santo André e da Orquestra Sinfônica de Campinas.

Inclusão e educação

Com o intuito de ampliar o acesso da música clássica a um maior número de pessoas, as transmissões dos Concertos Astra-Finamax contam com tradução em libras. No site do projeto, na véspera de cada espetáculo, também é disponibilizado o audiobook do programa.

Para conhecer mais sobre as obras de cada concerto e aprender sobre música erudita, o projeto disponibiliza uma palestra online antes de cada apresentação no canal dos Concertos Astra-Finamax no YouTube e na página do projeto no Facebook.

Confira as datas de cada apresentação:

  • 4 de setembro, às 20h | Nelson Ayres e Ricardo Herz;
Nelson Ayres e Ricardo Herz se apresentam no dia 4 de setembro
Crédito: DivulgaçãoNelson Ayres e Ricardo Herz se apresentam no dia 4 de setembro
  • 2 e 3 de outubro | Fábulas de La Fontaine;
  • 23 de outubro | Orquestra Sinfônica de Santo André;
  • 4 de dezembro | Orquestra Sinfônica de Campinas;
A Orquestra Sinfônica de Campinas se apresenta no dia 4 de dezembro
Crédito: DivulgaçãoA Orquestra Sinfônica de Campinas se apresenta no dia 4 de dezembro

Para assistir, basta acessar o canal dos concertos Astra-Finamax no YouTube ou página do projeto no Facebook. Além de acompanhar o site oficial para saber mais informações sobre cada concerto e seus respectivos horários.

Sobre o projeto

Criado em 1998, os Concertos Astra-Finamax têm como objetivo democratizar o acesso à cultura por meio de apresentações de orquestras, grupos e músicos nacionais e internacionais.

Até 2019, os espetáculos presenciais eram realizados em Jundiaí, Sorocaba e Itatiba, estabelecendo-se como um projeto tradicional na região. Em todos estes anos, foram realizadas cerca de 170 apresentações para um público de mais de 90 mil pessoas.

Nestes mais de 20 anos, cerca de R$9 milhões foram investidos no projeto para garantir sua execução. Este montante foi praticamente todo abatido do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Astra e da Finamax, empresas fundadas em Jundiaí (SP). O projeto é realizado com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do ProAC (Programa de Ação Cultural).

Assista ao vídeo sobre a história dos Concertos Astra-Finamax e seu idealizador: