Projeto de Laerte e Angeli promove oficinas 0800 de quadrinhos

Os cartunistas convidam ilustradores brasileiros e estrangeiros para conduzirem encontros

Sob curadoria de dois dos maiores quadrinistas brasileiros, Laerte e Angeli, o Projeto Baiacu desembarca no Sesc Ipiranga com uma série de oficinas e bate-papos com cartunistas nacionais e estrangeiros que prometem reviver a “era do ouro” e o futuro dos quadrinhos. A programação acontece entre os dias 11 de julho e 9 de setembro, com entrada Catraca Livre. Entre os destaques, está a “Ocupação Visual”, uma exposição com obras dos desenhistas presentes no projeto.

As atividades ocorrem paralelas a uma residência artística com 10 artistas, instalados durante 15 dias na Casa do Sol, mantida pelo Instituto Hilda Hilst. Lá, orientados por Laerte, Angeli, Rafael Coutinho e André Conti, são estimulados a conceber e produzir a Revista Baiacu, que ganha a participação dos escritores Bruna Beber, André Sant’Anna e Daniel Galera. Como resultado dessa experiência, um livro é publicado em novembro com os trabalhos produzidos nos encontros.

No dia 11, às 20h, acontece uma Aula Magna com Laerte e Angeli, além de Rafael Coutinho e André Conti, que sobem ao palco do Sesc Ipiranga para contar tudo sobre o Projeto Baiacu
Créditos: Rafael Roncato
No dia 11, às 20h, acontece uma Aula Magna com Laerte e Angeli, além de Rafael Coutinho e André Conti, que sobem ao palco do Sesc Ipiranga para contar tudo sobre o Projeto Baiacu

Enquanto participam da residência, os artistas se revezam em “plantões criativos”, promovidos em diversos espaços do Sesc Ipiranga, onde cada equipe trabalha e discute sobre pontos da produção editorial, como temas, materiais, orientações e conceitos.

Para se inscrever, é necessário enviar e-mail para oficinas@ipiranga.sescsp.org.br com seu nome completo, data de nascimento, CPF, RG e o nome da oficina que você quer participar.

A ideia do Projeto Baiacu é recriar a conhecida “Época de Ouro” dos quadrinhos brasileiros, na qual houve uma intensa produção gráfica durante os anos de 1980, com grandes ícones da área, como Angeli, Laerte, Glauco, Roberto Paiva e Luiz Gê. Na intenção de trazer os ideais desse período à atualidade, a iniciativa investiga o cenário editorial dos quadrinhos de hoje e discute sobre seu futuro, com base em experimentações, trocas, quebra de regras e misturas de linguagens.

Influência transformada em playlist

Inspirados pelo projeto, Laerte e Angeli montaram juntos uma playlist no Spotify com músicas que influenciaram sua produção artística nos anos 1980. Tem desde Bowie, Yoko Ono e Lou Reed, até nomes como Beethoven, Caetano, Mutantes, Marcelo Nova, Chopin, entre outros. Confira o resultado:


  • Leia mais: