Projeto de Laerte e Angeli promove oficinas 0800 de quadrinhos
Os cartunistas convidam ilustradores brasileiros e estrangeiros para conduzirem encontros
Sob curadoria de dois dos maiores quadrinistas brasileiros, Laerte e Angeli, o Projeto Baiacu desembarca no Sesc Ipiranga com uma série de oficinas e bate-papos com cartunistas nacionais e estrangeiros que prometem reviver a “era do ouro” e o futuro dos quadrinhos. A programação acontece entre os dias 11 de julho e 9 de setembro, com entrada Catraca Livre. Entre os destaques, está a “Ocupação Visual”, uma exposição com obras dos desenhistas presentes no projeto.
As atividades ocorrem paralelas a uma residência artística com 10 artistas, instalados durante 15 dias na Casa do Sol, mantida pelo Instituto Hilda Hilst. Lá, orientados por Laerte, Angeli, Rafael Coutinho e André Conti, são estimulados a conceber e produzir a Revista Baiacu, que ganha a participação dos escritores Bruna Beber, André Sant’Anna e Daniel Galera. Como resultado dessa experiência, um livro é publicado em novembro com os trabalhos produzidos nos encontros.

Enquanto participam da residência, os artistas se revezam em “plantões criativos”, promovidos em diversos espaços do Sesc Ipiranga, onde cada equipe trabalha e discute sobre pontos da produção editorial, como temas, materiais, orientações e conceitos.
Para se inscrever, é necessário enviar e-mail para oficinas@ipiranga.sescsp.org.br com seu nome completo, data de nascimento, CPF, RG e o nome da oficina que você quer participar.
A ideia do Projeto Baiacu é recriar a conhecida “Época de Ouro” dos quadrinhos brasileiros, na qual houve uma intensa produção gráfica durante os anos de 1980, com grandes ícones da área, como Angeli, Laerte, Glauco, Roberto Paiva e Luiz Gê. Na intenção de trazer os ideais desse período à atualidade, a iniciativa investiga o cenário editorial dos quadrinhos de hoje e discute sobre seu futuro, com base em experimentações, trocas, quebra de regras e misturas de linguagens.
Influência transformada em playlist
Inspirados pelo projeto, Laerte e Angeli montaram juntos uma playlist no Spotify com músicas que influenciaram sua produção artística nos anos 1980. Tem desde Bowie, Yoko Ono e Lou Reed, até nomes como Beethoven, Caetano, Mutantes, Marcelo Nova, Chopin, entre outros. Confira o resultado:
- Leia mais: