‘Queermuseu’: Rio recebe mostra censurada em Porto Alegre

Por: Redação

A mostra “Queermuseu”, censurada pelo Santander Cultural, em Porto Alegre, será exibida no MAR – Museu de Arte do Rio. O espaço cultural deve se posicionar sobre a mostra ainda nesta semana, mas ainda não há informações sobre a data da exposição.

Tela que fazia parte da exposição “Queermuseu”, suspensa após reclamações

A informou veio do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. Segundo a nota, o diretor cultural do museu, Evandro Salles, confirmou que está em negociação e ainda que existe um interesse de todos os lados em trazer a mostra para a cidade.

Havia a expectativa da mostra ir também para Belo Horizonte, mas a capital mineira cancelou o projeto por conta de falta de verba da área cultural.

Mas afinal, o que estava exposto na ‘Queermuseu’ do Santander?

O Brasil está dividido, uns acreditam que foi correta adecisão do banco Santander em encerrar a exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, sobre diversidade sexual, que estava em cartaz no Santander Cultural, em Porto Alegre. Outros acreditam que o banco foi fraco ao ceder às pressões de grupos radicais conservadores como o Movimento Brasil Livre (MBL).

Independentemente das opiniões particulares de cada um sobre a mostra, o que se tem de concreto é que poucas pessoas vão a exposições de arte no Brasil. Certamente, a maioria dos que atacam ou defendem a exposição nem sequer sabem quais são os 270 trabalhos de 85 artistas que estavam por lá.

Clique no link abaixo e vote na obra que você acha que foi considerada inadequada por diversos brasileiros. Na lista, há quadros que estavam na exposição e outros que nunca estiveram lá. Assim que a enquete no Twitter for encerrada, daremos a resposta:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.