Radioviernes entra na disputa do Bis Pro Rock

Texto de Vinicius Santos e André Nicolau

” No início, a visão era uma só: palco e músicos distantes. Para os que ocuparam o lugar na plateia, estar no mesmo patamar que seus ídolos era algo tão longínquo quanto abrir o seu show. Na verdade, a distância já não é mais tão grande”. “Quem te viu na plateia, quer te ver no palco”. E é assim que o quarteto paulistano Radioviernes busca seu espaço na disputa pelo primeiro lugar no Bis Pro Rock, concurso on-line que elegerá a banda de abertura do Los Hermanos no festival Abril Pro Rock, no dia 20 de abril, em Recife. Curta, vote e compartilhe!

Dividida em quatro etapas (inscrição, votação popular, escolha do júri e divulgação),  a disputa escolherá os três candidatos com maior número de votos na primeira fase, que se apresentarão na etapa final, com transmissão on-line no site oficial do Bis Pro Rock.

Música para os ouvidos

“Com a vontade de fazer o que realmente amam em uma combinação que une sonhos e a paixão pela música”, o Radioviernes tornou-se um dos destaques do cenário musical independente da cidade desde que saiu às ruas para fazer música, em outubro de 2010.

Formada em outubro de 2010, o quarteto leva ao palco influências de nomes como The Strokes, Radiohead e, sobretudo, Los Hermanos

Influenciado por importantes representantes da nova geração de artistas, dentro ou fora do Brasil, numa lista encabeçada por Strokes, Radiohead, Queens Of Stone Age e Los Hermanos, o grupo se apresentou em importantes shows,  como o Jukebox Festival, ao lado  Apanhador Só, Garotas Suecas  e Bidê ou Balde – revelada no final dos anos 90 no cenário underground de Porto Alegre.

No palco

O grupo apresenta músicas de seu primeiro trabalho, intitulado “Retrato”, interpretando versos de “Atemporal”, “Hoje”, “Errado Demais” e “Equilíbrio”, novas composições e antigos .

Radiohermanos

Há 15 anos, um quarteto de jovens barbudos entoava um melódico hardcore sob a indiferença da cobiçada Anna Julia. Assim se apresentou pela primeira vez,  perpetuando uma fórmula pouco convencional para o cenário musical brasileiro do final dos anos 90, ao utilizar-se da leveza do amor, entre entusiasmadas progressões de acordes que enalteciam a polidez de Bárbaras e Alines.

Para o vocalista da banda, Murilo Dourado, a influência do Los Hermanos vai muito além da sonoridade ou estética. “Acho que eles são fundamentais para a definição do que hoje escrevo. Seja na escolha das palavras que considero perfeitas pra cada verso,  seja na elaboração dos arranjos”.

O músico também ressalta. “Se hoje utilizamos influências do samba, por exemplo, deve-se muito à influência deles e , claro, por nossa formação musical. Não somos simplesmente uma banda de rock e nada nos impediria de um dia fazer um baião”.

Fã declarado dos hermanos cariocas , o frontman ressalta o valor de dividir o palco com aqueles que são também uma de suas maiores influências, caso levem a disputa.  “Tocar num festival desse é sempre muito importante pra qualquer banda independente, porque depois disso, nós teremos uma bagagem enorme. Descobriremos a sensação de tocar num festival grande, justamente ao lado de nossos ídolos. Seria um grande sonho”, finaliza.

Confira a apresentação de Errado Demais, faixa de abertura da EP “Retrato” lançada em 2011.

 

Por Redação