Festeje os 110 anos do Theatro Municipal de SP com atrações únicas

Temporada 2021 tem um evento mais legal do que o outro! Saiba tudo:

Com a retomada das apresentações com a presença do público, dá para comemorar os 110 anos do Theatro Municipal de São Paulo com muitas novidades! Mas é caro para assistir? Os ingressos variam de R$10 a R$100, dependendo da atração. Isso sem contar a meia-entrada! Vem saber mais…

Theatro Municipal de São Paulo completa 110 anos
Créditos: Reprodução/ Facebook do Theatro Municipal de São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo completa 110 anos

Entre 12 de setembro e 31 de outubro, Daniela Thomas e Felipe Hirsch prepararam uma instalação com peças do acervo de cenários, figurinos e adereços da instituição.

Chamada de “Fantasmagoria Theatro Municipal de São Paulo”, a ação é uma espécie de visita guiada pela instituição, em que os participantes percorrem espaços comumente fechados para o público, como os bastidores, o palco e a área técnica.

“Fantasmagoria” explora o teatro de maneira inusitada
Créditos: Rafael Salvador/ Assessoria de Imprensa Conteúdo Comunicação
“Fantasmagoria” explora o teatro de maneira inusitada

Também acontecem intervenções envolvendo os seis corpos artísticos da casa. O passeio tem duração de uma hora e comporta, no máximo, 30 pessoas por horário, por conta dos protocolos sanitários em relação à Covid-19. Fique de olho neste link aqui para garantir o ingresso.

Outra atração para celebrar os 110 anos do Theatro Municipal de SP é a ópera-tango “Maria de Buenos Aires”, de Astor Piazzolla, que ganha uma montagem inovadora dirigida pelo cineasta Kiko Goifman.

Entre os dias 10 e 19 de setembro, com sessões às quartas, quintas e sextas, às 19h, e aos sábados e domingos, às 17h, o público conhece a história de María, uma prostituta famosa no submundo noturno de Buenos Aires. Na encenação estão retratados membros desse universo, além de um poeta-narrador que também é um duende, marionetes sob o seu controle e um circo de psicanalistas.

A experiência fica ainda mais impactante por conta da vivência de Goifman no cinema. Quatro câmeras instaladas no palco registram detalhes de cada cena, tendo como plano de fundo imagens de metrópoles como Buenos Aires e São Paulo captadas previamente, cortadas e projetadas ao vivo. É a primeira vez que um trabalho com essas características ocupa o Theatro Municipal. Corra para garantir seu ingresso aqui.

Ópera “María de Buenos Aires” ganha montagem inovadora no Theatro Municipal
Créditos: Ariel Bravo/ Assessoria de Imprensa Conteúdo Comunicação
Ópera “María de Buenos Aires” ganha montagem inovadora no Theatro Municipal

E se as ruas da selva de pedra fossem tomadas por música clássica? Essa é a proposta da iniciativa Carroças Líricas, idealizada pela equipe do Theatro em parceria com o movimento Pimp my Carroça e o coletivo Bijari. Em um primeiro momento, os catadores de materiais recicláveis que circulam pela capital terão contato com a música lírica após uma imersão com os músicos da instituitção.

Então, três carroças são selecionadas para passar por uma reforma, recebendo um sistema de som. Assim, a partir de 11 de setembro, elas transitam pela cidade tocando música erudita. No dia 12, uma delas fica exposta no Theatro Municipal.

Para quem curte informações históricas, no dia 23 de setembro estreia a websérie mensal e documental “Theatro Municipal – Memória Viva de São Paulo”, com direção de André Ferezini e roteiros de Bruna Torres. Ao longo de quatro episódios são reveladas curiosidades sobre os espetáculos, a identidade e as instalações do espaço. Acompanhe pelo YouTube e o Facebook da instituição.

Já o projeto Cine-Ópera extrapola o ambiente do teatro e leva projeções de grandes montagens para diversos pontos da cidade. Em setembro estão previstas exibições no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (R. Inácio Monteiro, 6900 – Conj. Hab. Sitio Conceição) e no CEU Jambeiro (Av. José Pinheiro Borges, 60 – Guaianases). Já em outubro, os corpos artísticos iniciam uma circulação presencial.

  • Mais atividades do Theatro Municipal de SP

Ao longo de 2021, os corpos artísticos da instituição apresentam 30 programas de concertos. Espere por performances incríveis da Orquestra Sinfônica Municipal, da Orquestra Experimental de Repertório, do Coro Paulistano e do Coro Lírico.

O tema da temporada de 2021 é “Liberdades Reinventadas”, fazendo uma reflexão sobre o conceito de liberdade para diferentes indivíduos e coletivos. Os ingressos e a programação completa você encontra aqui.

Até o fim do ano, a Orquestra Sinfônica do Municipal apresenta 11 programas que contemplam obras de mais de 15 compositores, como Villa-Lobos, Carlos Gomes, Villani-Côrtes, Mozart, Schumann, Dvořák e Monteverdi.

O projeto Novos Modernistas propõe o cruzamento entre diferentes manifestações culturais e linguagens artísticas. Em outubro, o Balé da Cidade se apresenta na Praça das Artes com dois espetáculos inéditos de Henrique Rodovalho. Inovadores, os trabalhos foram pensados especialmente para espaços abertos e dialogam com a linguagem do Passinho.

Em novembro, esse palco maravilhoso recebe a ópera “The Rake’s Progress”, de Igor Stravinsky, que conta a trajetória de um jovem libertino na cidade de Londres, tem dupla direção: Maria Thais e Julianna Santos.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Atenção: o público deve utilizar máscaras cirúrgicas ou N95/PFF2 durante todo o período de permanência nos espaços do Complexo do Theatro Municipal. Para saber mais sobre os protocolos sanitários, acesse o site da instituição.

Demais, essa comemoração aos 110 anos do Theatro Municipal de SP, não? Que tal aproveitar outras dicas para curtir em SP com toda a segurança?