Cine Ipiranga, no centro, será reaberto com reprise de clássicos

Clique do Cine Ipiranga em 1987
Por: Redação | Comunicar erro

Se hoje os cinemas de rua são as poucas lembranças que restaram de décadas passadas, a reabertura do Cine Ipiranga chega para agradar os saudosistas! Pelo menos é o que promete Facundo Guerra (Grupo Vegas), Omelete e Comic Con Experience (CCXP), que planejam a reestreia para 2019.

Inaugurado em 1943 e tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico) em 2009, o Cine Ipiranga exibirá filmes totalmente diferentes das salas de shopping, apostando em reprise de clássicos e maratona de grandes produções da cultura pop, como ”Game Of Thrones” e ”Star Wars”, conta Marcelo Forlani, do grupo Omelete.

Cine Ipiranga em 1987
Crédito: DivulgaçãoClique do Cine Ipiranga em 1987

Conhecido como ícone da arquitetura paulista dos anos 1940, o Cine foi projetado por Rino Levi (1901-1965). A reforma do espaço será supervisionada e aprovada pelo Conpresp e pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH).

Cine Ipiranga 1943 - São Paulo
Crédito: DivulgaçãoO local era um dos mais tradicionais cinemas de rua da cidade, em 1943
  • O retorno da Cinelândia Paulistana

Nas décadas de 40 e 50, mais de 30 grandes salas davam vida à Cinelândia. A entrada que exibe cartazes de filmes eróticos, mal iluminados pelo letreiro de neon de um antigo prédio, esconde o passado de São Paulo, hoje quase esquecido.

Segundo André Sturm, secretário municipal de Cultura, os clássicos cinemas Art Palácio e Marrocos também contam com planos de reforma da Secretaria Municipal de Cultura.


Compartilhe:

Autor: Por: Redação