Réveillon Copacabana: fogos, Diogo Nogueira, Ferrugem e mais!

Tradicional virada do ano promete nove palcos e 14 minutos de espetáculo pirotécnico

O ano de 2019 está ficando para trás – e nada melhor que comemorar a chegada de 2020 em uma super festança no Rio de Janeiro, não é mesmo? No tradicional Réveillon de Copacabana, você entra no novo ano curtindo uma programação de shows bacanérrima totalmente 0800. Além da tradicional queima de fogos, nomes como Diogo Nogueira, Ferrugem, Escola de Samba da Mangueira e DJ Marlboro já estão confirmados para embalar a noite e a madrugada nas areias da Cidade Maravilhosa.

Réveillon Copacabana
Crédito: Richard Santos/ RioturEste ano, a orla de Copacabana terá quatro palcos

Com o tema “Amor a Cada Vista”, em homenagem à beleza natural e arquitetônica da cidade que se tornará a primeira Capital Mundial da Arquitetura em 2020, a virada promete 14 minutos de fogos (são 16,9 toneladas!), sete telões, bolas representando as paisagens do Rio para o público interagir e um drone voando dentro da queima de fogos. O espetáculo pirotécnico que ilumina o céu de Copacabana conta ainda com trilha sonora sincronizada pelo músico Daniel Lopes.

Uma das novidades deste ano é que a região de Copacabana recebe quatro palcos (não apenas um) espalhados a cada um quilômetro na orla. O  principal continua em frente ao Belmond Copacabana Palace.

Réveillon de Copacabana
Crédito: Gabriel Monteiro/RioturShows começam a partir das 19h nas areais da Praia de Copacabana

Diogo Nogueira, Ferrugem, DJ Marlboro e Mangueira no palco principal 

A super festa tem início às 19h, quando o palco principal recebe diversas atrações. O público pode se divertir com muito samba, música eletrônica, funk e MPB até às 3h da manhã. Diogo Nogueira, Ferrugem e DJ Marlboro estão entre os destaques do espetáculo, que também recebe  o violonista de estilo popular Allyrio Mello e a escola de samba Mangueira.

Palcos paralelos prometem muita animação

Dá para curtir a virada em outros nove locais distribuídos pelo Rio. Na Barra da Tijuca acontece uma queima de fogos de 5 a 15 minutos em 12 pontos diferentes – além de ter um palco montado. Já na região da Praia do Flamengo está prevista uma queima de fogos disparados de três balsas.

Também existem palcos montados na Na Ilha de Paquetá, na Ilha do Governador, no Parque de Madureira, em Sepetiba, em Guaratiba, no Piscinão de Ramos, na Penha. Veja a programação, que começa às 20h e termina às 3h:

Copacabana – Posto 3, Posto 5 e Leme

Palco Verão TIM Rock – Posto 3 – DJ Dodô
Palco Verão TIM Pop – Leme – DJ Giordanna Forte
Palco Verão TIM Samba – Posto 5 – DJ MAM

Ilha do Governador – Praia da Bica

DJ
Banda Charles Bronson
Michael Sullivan
Pique Novo

Ilha de Paquetá – Praia da Moreninha

DJ
Samba Bom
Bocaloka

Sepetiba – Praia do Recôncavo

DJ
Matheuzinho
Gustavo Lins

Madureira – Parque Madureira

DJ
Galocantô
Clareou

Ramos – Piscinão de Ramos

DJ
Banda Black White
Balacobaco
Suel

Penha – IAPI da Penha

DJ
Marco Vivan
Rosil
Swing Simpatia

Guaratiba – Rua Barros de Alarcão
Thiago Soares
Bem Mais
Mister Dan

Flamengo – Praia do Flamengo

DJ
Banda JR
Dani
Primeiro Amor
Revelação
Naldo Benny

A previsão é de que o Réveillon em Copacabana atraia três milhões de pessoas só no palco principal (ultrapassando os 2,8 milhões de 2019).

Dicas para chegar em Copacabana

A melhor maneira de chegar no palco principal do Réveillon em Copacabana é pelo transporte público. De metrô, as estações mais próximas do palco principal são Cardeal Arcoverde ou Siqueira Campos (com uma caminhada).

A partir do dia 30, será proibido estacionar em Copacabana. Os carros serão rebocados para o depósito da Rua Benedito Hipólito. Esse esquema começa às 18h do dia 30 pela Rua Gustavo Sampaio, no Leme. Mais tarde, às 21h, as vagas da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e da Rua Barata Ribeiro desaparecem, e às 23 h a proibição se estende às baias da Avenida Atlântica.Só será permitido estacionar no Botafogo. No dia 31, os moradores só podem circular de carro no bairro  até às 19h. O tráfego só volta ao normal no dia 1º de janeiro.

Em relação ao trem, de acordo com a Riotur, serão oferecidas viagens extras durante a madrugada do primeiro dia do novo ano, com destino à Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste. As composições para o ramal Japeri partirão às 2h20, 3h, 4h e 5h. Já as viagens com destino ao ramal Santa Cruz serão realizadas às 2h40, 3h30, 4h30 e 5h30. Para o ramal Saracuruna, os trens irão partir às 3h30 e 5h. As viagens dos ramais Japeri e Santa Cruz atenderão as estações do ramal Deodoro. As estações Central do Brasil e Madureira (que permitem integração com metrô e ônibus BRT) estarão abertas para embarque a partir das 1h50 e 2h20, respectivamente. A estação Madureira funcionará apenas com o acesso pelo mezanino de integração com o BRT. Durante a madrugada, as demais estações do sistema ferroviário estarão abertas apenas para desembarque de passageiros.

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.