‘O Gabinete do Dr. Caligari’ ganha evento com cinema, show e HQ

Para celebrar os 100 anos do clássico que revolucionou a Sétima Arte em 1920, o Goethe Institut projeta uma versão diferentona da obra

30 de janeiro de 2020

às 19h (as senhas são distribuídas meia hora antes, por ordem de chegada)

Grátis

Site: goethe.de

Telefone: (11) 3296-7000

Já imaginou como era fazer cinema sem a tecnologia que temos hoje? Para celebrar os 100 anos do clássico “O Gabinete do Dr. Caligari”, que revolucionou a Sétima Arte em 1920, o Goethe Institut projeta uma versão diferentona da obra, que mistura cinema, música ao vivo e HQ.

Cena original de “O Gabinete do Dr. Caligari” X o trabalho de Alexandre Telles. Incrível, né?
Créditos: reprodução/site do artista
Cena original de “O Gabinete do Dr. Caligari” X o trabalho de Alexandre Telles. Incrível, né?

Para criar essa releitura, o quadrinista Alexandre Teles desenhou mais de 600 frames do filme ao longo de quatro anos. Ele utilizou a técnica de monotipia, um processo de impressão artística por meio do qual se transfere, por pressão, uma pintura para o papel.

O projeto deu origem ao livro do “CALIGARI!” (Ed. Veneta) e ao “Cine Concerto Caligari”, no qual as monotipias são animadas e projetadas na telona com trilha sonora ao vivo.

A história é a mesma do filme original, sobre como um pequeno vilarejo alemão foi abalado com uma série de assassinatos após a chegada do misterioso Dr. Caligari e seu show.

A trilha sonora é interpretada por Adriano Leal Montoro (baixo), Alexandre Teles (vocal), André Komatsu (guitarra), David Menezes (efeitos), João Riveros (clarinete e synth) e Pedro Palhares (bateria).

FESTIVAL VERÃO SEM CENSURA: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A sessão, que acontece no Goethe Institut no dia 30 de janeiro, às 19h, é seguida por um bate-papo com os artistas, mediado pelo crítico de cinema Donny Correia.

Você catraqueir@, amante do cinema, dos quadrinhos e de música não vai querer ficar de fora! Então, chegue cedo porque as senhas serão distribuídas a partir das 18h30 por ordem na fila.

Com um roteiro não convencional e muitos efeitos produzidos com diferentes ângulos de câmera,“O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene, é um dos primeiros filmes de terror, considerado a base do cinema noir e dos thrillers psicológicos.

Alexandre Teles demorou 4 anos para criar suas versões para mais de 600 frames do filme original
Créditos: divulgação/site oficial do artista
Alexandre Teles demorou 4 anos para criar suas versões para mais de 600 frames do filme original

A obra inaugurou o famoso movimento estético chamado de “Expressionismo Alemão”, que aposta em um forte contraste entre luzes e sombras, cenários distorcidos e muita maquiagem para criar ambientes obscuros em clima fantasmagórico.

E aí? Vai encarar?

E por falar em sinistro… Já visitou a exposição do Batman? Corre que está acabando: