Imagem do Topo

Rolê Na Quebrada: os bloquinhos do pós-carnaval nas periferias

Por: Agência Mural de Jornalismo das Periferias Comunicar erro
Até
10
de março 2019
Diversos horários.

Ainda tem um restinho de carnaval e a Agência Mural de Jornalismo das Periferias não vai te deixar ficar de fora, porque depois, só o ano que vem. Acha que ainda aguenta? Então, cola com a gente, se ligue nas dicas e desfrute desse pós-carnaval 2019.

Tem brilho, cremosidade e empoderamento feminino na zona oeste, tem navio aportando e orquestra levantando voo no centro.

  • Norte

Bloco Viracopo
O Bloco Viracopo convida a todos os amigos e foliões para mais um grande carnaval de rua trazendo o melhor do carnaval, um ambiente familiar onde reunimos amigos e familiares para brincar esta grande festa. Esse ano as atrações serão: Grupo Percepção, DJ Ric Rivera, – Blade (dos Legendários). Quem vai atrás do Trio elétrico com a gente esse ano? O bloco sairá domingo (dia 10) às 12h da Rua Pedro Cacunda, S/N, Metro Parada Inglesa e o evento é gratuito.

Bloco do Pequeno Burguês
Foram me chamar, eu estou aqui o quê que há? Vindo de onde for, Carnaval é vida e o Bloco do Pequeno Burguês já tem local e data para encher as ruas da Zona Norte de muita folia. Vai rolar pagode, bateria e muito mais. Trazendo a pureza de um samba que mexe com o corpo da gente, o Pequeno exalta as “Donas Do Samba”, as minas, manas, monas, rainhas, tias e donas que constroem o Carnaval e a cultura de rua. Traga a sua alegria, entusiasmo, confete, fantasia, espuma e o que mais der na telha. O ‘Pequeno’ sairá no sábado (dia 09) e a concentração será a partir das 12h na Praça Heróis da FEB, metrô Santana, entrada é franca.

  • Zona Sul

Filhos de Gil (Andar Com Fé)
É neste caminho de fé que o Bloco Filhos de Gil segue em 2019, fé na alegria, fé na festa, fé na paz, fé no amor e fé na gente, que juntos ninguém segura. Para curtir com muito amor e respeito seguem as dicas: respeito com idosos, gestantes, pessoas com deficiências físicas, todos gostam do carnaval vamos ajudá-los a estar conosco, ajudem a chegar dentro do cordão do bloco para curtirem com segurança. Não é não! Respeite as minas. Mulheres denunciem. Sem homofobia, transfobia, machismo, racismo ou qualquer forma de preconceito. Vai levar bebida? Não leve vidro, sempre há uma demanda grande nos hospitais por cortes nos pés. Cuidado com seu lixo. Na concentração teremos as presenças luxuosas de Dj Ruiiva Pisacane e DJ Kim Cotrim Flowresta botando o corpo pra remexer. O bloco desfila no domingo (dia 10) à partir das 14h, a concentração será na Av. José Maria Whitaker nº 1700. E é catraca livre.

Bloco de Síndico – Carnaval
E lá vem o Síndico mais uma vez. Está chegando a hora de mais um grande carnaval paulistano. E o Síndico mais famoso do Brasil, com sua bateria empolgante, vem cheio de energia boa para alegrar seus condôminos. Confirme sua presença, prepare sua fantasia e convide seus amigos. Nos vemos na avenida. O ‘Síndico’ sai no domingo (dia 10) às 14h na Avenida Santo Amaro esquina com a Hélio Pellegrino, o evento é entrada franca.

  • Zona Leste

Bloco 50 Tons de Pinga
Venha participar novamente desta linda festa com o Bloco 50 Tons de Pinga no pós-carnaval. Teremos Trio com DJ, os hits de Carnaval, as melhores marchinhas e bateria de escola de samba. Venha com seu carrinho de cerveja, cooler, isopor, muita energia, disposição para despedir do Carnaval. Quem não puder levar não se preocupe, no local terá venda de cerveja, água, refrigerante. Contamos com sua animação, venha com sua máscara e caia na folia. O bloco sairá no sábado (dia 09) às 13h na Rua Airi S/N, Metrô Carrão, e é gratuito.

Bloco Tatuapé
Vem com a gente nesse espetáculo chamado Carnaval, já são cinco anos de folia. Aqui a pluralidade cultural, os sorrisos, as cores e os amores é o grito mais alto do nosso carnaval. Você é nosso (a) convidado (a). Não leve nenhum tipo de bebida de garrafa de vidro. As camisas do bloco serão vendidas, mas elas não tiram o direito dos foliões de usufruir 100% da festa de forma gratuita. As atrações serão: Bateria da Acadêmicos do Tatuapé, Sall e Thainá Carsoso. O desfile será no domingo (dia 10) às 15h na Rua Serra de Botucatu, 1933, no Tatuapé e é catraca livre. Para maiores informações entre na página do evento.

  • Zona Oeste

Bloco Nu Vuco Vuco
Bloco carnavalesco paulista criado em 2013 com um repertório diverso sambas-reggae, afro-sambas e afoxés, busca reviver a festa e a diversidade dos antigos carnavais de rua, cheio de brilhos, pessoas, respeito, confetes e purpurinas! Convidamos todo o povo brasileiro, todxs as cidadãs e cidadãos que enfrentam a bagunça, a desordem, o fuzuê e o rebuliço dos trens, ônibus e metrôs das cidades a se unirem a nós. O bloco Nu Vuco Vuco ocupará a Praça Cornélia e as ladeiras da Lapa. Nós vamos botar o bloco na rua. Vai ter brilho, Vuco Vuco e vai ter carnaval sim. O bloco sairá no sábado (dia 9) à partir das 13h na Praça Cornélia, S/N, Lapa, e é totalmente gratuito.

Bloco Largadinho
O Bloco Largadinho foi lançado em 2012 e desde então é considerado um dos mais tradicionais e esperados do Carnaval de Salvador. Em sua estreia na cidade de São Paulo, em Fevereiro de 2018, Claudia Leitte reuniu mais de 2 milhões de pessoas nas ruas da maior cidade do país. Em 2019 a folia fica ainda maior. “Largadinho’ sai no sábado (dia 9) às 15h Na Av. Marques de São Vicente, 3001, Barra Funda e a entrada é franca.

  • Centro

Navio Pirata (Baiana System)
De dentro das frestas da selva de concreto e aço, brotam novas raízes, de uma espécie soteropolitana ainda não estudada. Quatro cabeças pensantes a serviço da arte dançante.
Arte sonora, visual e reflexiva. Arte mutante, com disposição de arriscar, pra ver aonde vai dar. O peso da bass culture com a mandinga e o tempero baiano; Imagens enigmáticas e instigantes. Quatro cabeças pensantes a serviço da arte dançante. Do alto do seu Navio Pirata, estes destemidos tripulantes, ao mesmo tempo em que traduzem os sons das ruas e vielas em seu próprio estilo, propõem uma nova ordem: libertária, capaz de provocar uma catarse coletiva por onde quer que passem. Ijexá, Afoxé, Dancehall, Pagodão, Sambareggae, Cumbia, Chula, Dub, Cabula, Kuduro, Samba Duro, Cantiga de Roda, Eletrônica. A riqueza de ritmos e referências que brotam, não como “pesquisa”, e sim como vivência. O Navio Pirata levantará âncora no sábado (dia 9) às 13h na Av. Tiradentes, S/N, Metrô Tiradentes, evento catraca livre.

Orquestra Voadora
Atenção, atenção senhores passageiros, preparem-se para o embarque. Vamos iniciar a decolagem. A Orquestra Voadora, o bloco mais enebriante do carnaval carioca que arrasta mais de 100 mil pessoas todos os anos em seu mágico desfile, faz em São Paulo seu terceiro voo. Desembarcando sua trupe de músicos, artistas, malabaris, acrobatas, equilibristas em pernas-de-pau, mágicos e enfeitiçadores, a Orquestra convoca você, seus amigos e sua família para embarcarem e alçarem voo nessa catarse de felicidade e magia em direção a terra da fantasia. Se pudéssemos dar apenas uma dica de uma única coisa para você não deixar de viver neste carnaval, a dica seria não perder este voo. Traga suas asas. A orquestra decola domingo (dia 10) às 14h na Praça da República, S/N, é a entrada é franca.

  • Grande São Paulo

São Bernardo do Campo

Bloco Maria Fuá
Maria Fuá é um bloco de carnaval de rua fundado em 2011 em São Bernardo do Campo com o objetivo de levar o carnaval tradicional de manchinhas para as comunidades periféricas da cidade. Foram 7 anos de brincadeiras no Jardim Calux, junto com a Cia. As Marias, passando também pelas comunidades do Botujuru e Parque Hawaí. Desde 2016 o bloco realiza sua brincadeira na comunidade do Parque Imigrantes em parceria com a “Emeb Paulo Morando”. Maria Fuá teve sua criação inspirada no Bloco Caixeirosas, de Campinas, coordenado pela artista educadora Cristina Bueno, que nos amadrinhou. Todo ano o Bloco Caixeirosas cria ou homenageia uma boneca nova fazendo dela seu tema de carnaval. Em 2013 a Maria Fuá foi a grande homenageada, desde então, o bloco passou a brincar com sua madrinha em Barão Geraldo – Campinas, levando a boneca para aumentar a família. Este ano, inspirado em sua madrinha, o Bloco Maria Fuá brinca com uma nova boneca, a Dona Zabé, boneca criada em homenagem a rainha do pífano mestra Zabé da Loca, que faleceu em 2017 com 93 anos de idade. O bloco sairá no domingo (dia 10) às 15h na Rua Manaus, 200, Sede do Parque Imigrantes, São Bernardo do Campo. O evento é gratuito.

Santana de Parnaíba

No Fervo do Frevo – Carnaval



Coloque sua melhor fantasia, traga sua família e amigos e aproveite o melhor da música brasileira em um delicioso show da banda No Fervo do Frevo. O Projeto “No Fervo do Frevo” vem trazer ao público a alegria, a beleza e a diversidade do frevo, ritmo pernambucano que alegra os carnavais brasileiros desde o século XIX. Grande atração dos blocos carnavalescos de Recife e Olinda, com suas percussões e metaleiras, o frevo conquistou o Brasil com clássicos como “Pombo Correio”, “Atrás do Trio Elétrico” e “Festa do Interior”. São muitos os sucessos, sejam eles instrumentais ou cantados, em andamentos lentos ou rápidos. Este Projeto visa trazer ao público um pouco deste repertório, com o pianista Rogério Rochlitz e seu grupo executando frevos de grandes compositores, dos grandes sucessos aos frevos de rua tradicionais, levando ao público a alegria contagiante do carnaval de Pernambuco e do Brasil. O show rola no sábado (dia 9) às 18h no SESI Santana de Parnaíba, Av. Conselheiro Ramalho, 264, Santana de Parnaíba. A entrada é franca.