Últimas notícias:

Loading...

Rolê Na Quebrada traz a seleção dos blocos de rua nas periferias

Até 06 de fevereiro de 2019

Diversos horários.

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Chegou o carnaval e quem manda na cidade é a folia, e nós da Agência Mural de Jornalismo das Periferias selecionamos o que há de mais legal nas quebradas para que você possa, enfim, desfrutar dos melhores eventos dessa semana purpurinada. Confira:

Tem Adoniram na Zona Norte e tambores de resistência no centro da capital. Aproveite!

  • Norte

Do Bloco Vem pro Trem das Onze pelas ruas do Jaçanã


Bloco faz releituras das músicas de Adoniram Barbosa e celebra o tradicional bairro da zona norte de São Paulo. Mais um ano eles vêm trazendo alegria, samba, marchinhas e saudando Adoniran Barbosa que imortalizou o bairro do Jaçanã com sua música “Trem das Onze”. Coloque seu abadá, sua fantasia e embarque nesse trem com família e amigos. Traga seu confete, tinta, glitter, lantejoula e faça sua maloca.
O Bloco sairá no sábado (dia 02) às 17h no espaço Vem Espaço de Cultura e Arte, Rua Irmã Emerenciana, 623 e é gratuito.

Carnaval Para Todos

O Sesc Santana recebe diferentes atividades que embalam o carnaval no Brasil para trazer ao público as tradicionais folias de rua. Inspirada em diversas manifestações artísticas brasileiras, a programação traz oficinas, cortejos, shows e espetáculos para você curtir ao lado de quem mais gosta. Todas as atividades são indicadas para todas as idades. Algumas atrações são: Carnavalzinho, Traquinartes de Carnaval, Carnaval dos Bichos, entre outras. As atrações se iniciam sábado (dia 02) às 11h e prosseguem por todos os dias do carnaval, o Sesc Santana fica na Av. Luís Dumont Villares, 579, Santana. Os eventos são todos gratuitos, para maiores informações entre na página do evento.

  • Sul

Bloco Afro É Di Santo – Tambores, sabedoria ancestral

Neste ano de 2019, o bloco Afro É di Santo traz como tema para seu carnaval o título: Tambores, sabedoria Ancestral. Falar sobre tambores é voltar os olhos para si, nosso bloco já permeou por diversos temas, mas todos eles se misturaram com a importância histórica dos tambores, eles são a força e a voz que nos alimenta para suportar uma sociedade marcada pelo racismo fruto de um pensamento colonizador que tanto tem feito para sufocar nossa cultura. O objetivo é levar para as ruas de Piraporinha o tambor além do instrumento, trazendo sua força sagrada e seu significado em diferentes contextos da cultura afro brasileira.
A saída será na segunda (dia 4) às 15h na Casa de Cultura M’Boi Mirim, Avenida Inácio Dias da Silva, S/N e será catraca livre.

Carnaval do Música Materna

O Carnaval do Música Materna é um show divertido, é uma festa de brincar. O projeto tem como missão promover a sensibilização musical e as habilidades cognitivas dos bêbes. Venha dançar com marchinhas tradicionais carnavalescas e músicas autorais com personagens inusitados e brincadeiras coletivas que convidam pequenos e grandes a cair na folia e se divertir pra valer! O carnaval rola no domingo (dia 3) às 11h no Sesc Santo Amaro, Rua Amador Bueno, 505 e tem entrada franca.

  • Leste

Desfile do Cordão Folclórico de Itaquera

A principal característica do desfile do Cordão é a união de grupos de cultura tradicional para celebrar em um ambiente familiar a magia do imaginário popular. O cordão surgiu junto com o grupo Sucatas Ambulantes, ganhou novos coletivos adeptos com o passar dos anos e se tornou uma rede. E na nossa festa vai ter capoeira com o grupo Família Guerreiros de fe, batuque afro brasileiro com a Cia Lelê de Oyá, articulação e sustentabilidade com o Grupo da Mata e bonecões o Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes. Além dos nossos amigos e parceiros artistas que estão sempre mais do que convidados para chegar e fortalecer a festa. O desfile do Cordão Folclórico de Itaquera vai acontecer na Segunda (dia 04) com concentração as 15 h na Casa de Cultura Raul Seixas em Itaquera, Rua Murmúrios da Tarde, 211, a entrada é gratuita.

Bloco Unidos de São Mateus

Esse que garante ser o primeiro bloco da região de São Mateus vai agitar as ruas da região com muito confete, serpentina e alegria. Traga sua fantasia, seu bom humor e faça a festa na zona leste da cidade. A saída será no sábado (dia 02) às 12h na Avenida Ragheb Chohfi S/N (saindo do Largo de São Mateus) e é catraca livre.

  • Oeste

Desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Especial de Bairros

O Grupo Especial de Bairros é o antigo grupo 2 das divisões da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). Aqui, tradicionais escolas de bairro levam a avenida muita cor, criatividade e honram o pavilhão de suas quebradas. Estão todos convidados a participar da festa e a fazer a festa.
Os desfiles rolam sábado (dia 3) à partir das 20:20h, na Avenida Eliseu de Almeida, Butantã e a entrada é franca. Confira a programação completa no link do evento.

Carimbloco

Prepare a saia, os tambores, as maracás e os chapéus. Silvan Galvão & Carimbloco-SP fazem sua apresentação oficial no Carnaval 2019 de São Paulo. O CCB Centro Cultural Butantã se transforma mais uma vez em um pedacinho do Pará na Terra da Garoa, com culinária paraense, artesanatos da Amazônia e é claro, muito carimbó com Silvan Galvão e Carimbloco-SP, mais convidados. A saída é na quarta-feira (dia 6) à partir das 15h no Centro Cultural Butantã, Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1882 e a entrada é gratuita.

  • Centro

Cortejo do Bloco Afro Ilú Obá De Min

O tema do já tradicional Ilú Obá De Min desse ano é Negras Vozes, Tempos de Alakan. O Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana e afro-brasileira e a mulher. Surgiu após vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais por suas dirigentes Beth Beli e Adriana Aragão e iniciou suas atividades em novembro de 2004, tornando-se pessoa jurídica em 2006. O objetivo da associação é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques, da corporeidade, além de abrir espaço para ideias que visem o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.
A saída será na sexta-feira (dia 03) às 20h na Praça da República, Avenida Ipiranga S/N, entrada franca.

ZUMBIIDO Afropercussivo

ZUMBIIDO é a união de pretos e pretas. Abstrativamente, é a verbalização do levante negro ao aliar a figura mítica imortal do líder revolucionário Zumbi dos Palmares às ações inspiradas por seu propósito. O bloco preto Zumbiido foi criado em 2013 e seu ingresso se dá somente por pessoas pretas. Seu propósito é, através de processos criativos, ser o lugar da criação afrocentrada. Para além, do caráter musical, é um estado investigativo que remonta de valores civilizatórios africanos no cotidiano diaspórico. Somos uma família preta e, com alegria e resistência que compõem nosso ser, faremos a cidade tremer e dançar ao som de nossos tambores. Convidamos a todas e todos que partilham da crença da emancipação e autonomia do povo preto para nossa saída ao mundo. A saída será sábado (dia 2) às 15h, no Largo do Paissandu, a entrada é catraca livre.

  • Grande São Paulo

Diadema

Bloco da Moça

Consagradxs, o Carnaval 2019 chegou. O Bloco da Moça vai agitar a cidade com sua batucada, e te convida a ocupar a rua, extravasar a energia e se vestir de laranja, azul e amarelo no Cortejo mais esperado da cidade. Serão três dias de folia, então separa sua fantasia e vem curtir o Carnaval com o nosso Bloco.
O bloco sairá sexta (01/03) da Avenida Ida Espagiari Martins, altura do número 404 (Próximo ao Redondão do Jardim Rosinha), Centro – Diadema. Para informações das demais datas, acessar o link do evento.

Santo André

Maloca Sambando na Cara dos Caretas

Maloca bota o bloco na rua com as tradicionais marchinhas carnavalescas, sambas clássicos de Adoniran Barbosa, sambas enredos imortais e os clássicos festivos da MPB com a Banda Charanga da Maloca. Solte sua imaginação e venha concorrer no tradicional concurso de fantasias “Brilha muito na Maloca” que premia: melhor fantasia geral – melhor fantasia mirim (até 12 anos) – melhor fantasia originalidade – melhor performance drag queen. Carnaval é cultura do povo brasileiro, a diversidade é a marca do nosso povo, a nossa alegria é superação. O carnaval da Maloca é aberto ao público, não exige compra de abadá. Na Maloca não existe espaço pra caretice, ódio, discriminação e preconceitos.
Com nossa alegria e irreverência sambaremos na cara dos caretas.
O cortejo sai no sábado (dia 2) à partir das 13h na calçada do Cine Teatro Carlos Gomes, Rua Senador Flaquer, 110, Centro, Santo André

Agência Mural

Em parceria com Agência Mural

A primeira agência de notícias, informação e inteligência sobre as periferias e feita pelas periferias de São Paulo.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Agência Mural

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.