Rolê Na Quebrada traz a seleção dos blocos de rua nas periferias

Por: Agência Mural de Jornalismo das Periferias Comunicar erro
Até
06
de fevereiro 2019
Diversos horários.

Chegou o carnaval e quem manda na cidade é a folia, e nós da Agência Mural de Jornalismo das Periferias selecionamos o que há de mais legal nas quebradas para que você possa, enfim, desfrutar dos melhores eventos dessa semana purpurinada. Confira:

Tem Adoniram na Zona Norte e tambores de resistência no centro da capital. Aproveite!

  • Norte

Do Bloco Vem pro Trem das Onze pelas ruas do Jaçanã


Bloco faz releituras das músicas de Adoniram Barbosa e celebra o tradicional bairro da zona norte de São Paulo. Mais um ano eles vêm trazendo alegria, samba, marchinhas e saudando Adoniran Barbosa que imortalizou o bairro do Jaçanã com sua música “Trem das Onze”. Coloque seu abadá, sua fantasia e embarque nesse trem com família e amigos. Traga seu confete, tinta, glitter, lantejoula e faça sua maloca.
O Bloco sairá no sábado (dia 02) às 17h no espaço Vem Espaço de Cultura e Arte, Rua Irmã Emerenciana, 623 e é gratuito.

Carnaval Para Todos

O Sesc Santana recebe diferentes atividades que embalam o carnaval no Brasil para trazer ao público as tradicionais folias de rua. Inspirada em diversas manifestações artísticas brasileiras, a programação traz oficinas, cortejos, shows e espetáculos para você curtir ao lado de quem mais gosta. Todas as atividades são indicadas para todas as idades. Algumas atrações são: Carnavalzinho, Traquinartes de Carnaval, Carnaval dos Bichos, entre outras. As atrações se iniciam sábado (dia 02) às 11h e prosseguem por todos os dias do carnaval, o Sesc Santana fica na Av. Luís Dumont Villares, 579, Santana. Os eventos são todos gratuitos, para maiores informações entre na página do evento.

  • Sul

Bloco Afro É Di Santo – Tambores, sabedoria ancestral

Neste ano de 2019, o bloco Afro É di Santo traz como tema para seu carnaval o título: Tambores, sabedoria Ancestral. Falar sobre tambores é voltar os olhos para si, nosso bloco já permeou por diversos temas, mas todos eles se misturaram com a importância histórica dos tambores, eles são a força e a voz que nos alimenta para suportar uma sociedade marcada pelo racismo fruto de um pensamento colonizador que tanto tem feito para sufocar nossa cultura. O objetivo é levar para as ruas de Piraporinha o tambor além do instrumento, trazendo sua força sagrada e seu significado em diferentes contextos da cultura afro brasileira.
A saída será na segunda (dia 4) às 15h na Casa de Cultura M’Boi Mirim, Avenida Inácio Dias da Silva, S/N e será catraca livre.

Carnaval do Música Materna

O Carnaval do Música Materna é um show divertido, é uma festa de brincar. O projeto tem como missão promover a sensibilização musical e as habilidades cognitivas dos bêbes. Venha dançar com marchinhas tradicionais carnavalescas e músicas autorais com personagens inusitados e brincadeiras coletivas que convidam pequenos e grandes a cair na folia e se divertir pra valer! O carnaval rola no domingo (dia 3) às 11h no Sesc Santo Amaro, Rua Amador Bueno, 505 e tem entrada franca.

  • Leste

Desfile do Cordão Folclórico de Itaquera

A principal característica do desfile do Cordão é a união de grupos de cultura tradicional para celebrar em um ambiente familiar a magia do imaginário popular. O cordão surgiu junto com o grupo Sucatas Ambulantes, ganhou novos coletivos adeptos com o passar dos anos e se tornou uma rede. E na nossa festa vai ter capoeira com o grupo Família Guerreiros de fe, batuque afro brasileiro com a Cia Lelê de Oyá, articulação e sustentabilidade com o Grupo da Mata e bonecões o Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes. Além dos nossos amigos e parceiros artistas que estão sempre mais do que convidados para chegar e fortalecer a festa. O desfile do Cordão Folclórico de Itaquera vai acontecer na Segunda (dia 04) com concentração as 15 h na Casa de Cultura Raul Seixas em Itaquera, Rua Murmúrios da Tarde, 211, a entrada é gratuita.

Bloco Unidos de São Mateus

Esse que garante ser o primeiro bloco da região de São Mateus vai agitar as ruas da região com muito confete, serpentina e alegria. Traga sua fantasia, seu bom humor e faça a festa na zona leste da cidade. A saída será no sábado (dia 02) às 12h na Avenida Ragheb Chohfi S/N (saindo do Largo de São Mateus) e é catraca livre.

  • Oeste

Desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Especial de Bairros

O Grupo Especial de Bairros é o antigo grupo 2 das divisões da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). Aqui, tradicionais escolas de bairro levam a avenida muita cor, criatividade e honram o pavilhão de suas quebradas. Estão todos convidados a participar da festa e a fazer a festa.
Os desfiles rolam sábado (dia 3) à partir das 20:20h, na Avenida Eliseu de Almeida, Butantã e a entrada é franca. Confira a programação completa no link do evento.

Carimbloco

Prepare a saia, os tambores, as maracás e os chapéus. Silvan Galvão & Carimbloco-SP fazem sua apresentação oficial no Carnaval 2019 de São Paulo. O CCB Centro Cultural Butantã se transforma mais uma vez em um pedacinho do Pará na Terra da Garoa, com culinária paraense, artesanatos da Amazônia e é claro, muito carimbó com Silvan Galvão e Carimbloco-SP, mais convidados. A saída é na quarta-feira (dia 6) à partir das 15h no Centro Cultural Butantã, Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1882 e a entrada é gratuita.

  • Centro

Cortejo do Bloco Afro Ilú Obá De Min

O tema do já tradicional Ilú Obá De Min desse ano é Negras Vozes, Tempos de Alakan. O Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana e afro-brasileira e a mulher. Surgiu após vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais por suas dirigentes Beth Beli e Adriana Aragão e iniciou suas atividades em novembro de 2004, tornando-se pessoa jurídica em 2006. O objetivo da associação é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques, da corporeidade, além de abrir espaço para ideias que visem o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.
A saída será na sexta-feira (dia 03) às 20h na Praça da República, Avenida Ipiranga S/N, entrada franca.

ZUMBIIDO Afropercussivo

ZUMBIIDO é a união de pretos e pretas. Abstrativamente, é a verbalização do levante negro ao aliar a figura mítica imortal do líder revolucionário Zumbi dos Palmares às ações inspiradas por seu propósito. O bloco preto Zumbiido foi criado em 2013 e seu ingresso se dá somente por pessoas pretas. Seu propósito é, através de processos criativos, ser o lugar da criação afrocentrada. Para além, do caráter musical, é um estado investigativo que remonta de valores civilizatórios africanos no cotidiano diaspórico. Somos uma família preta e, com alegria e resistência que compõem nosso ser, faremos a cidade tremer e dançar ao som de nossos tambores. Convidamos a todas e todos que partilham da crença da emancipação e autonomia do povo preto para nossa saída ao mundo. A saída será sábado (dia 2) às 15h, no Largo do Paissandu, a entrada é catraca livre.

  • Grande São Paulo

Diadema

Bloco da Moça

Consagradxs, o Carnaval 2019 chegou. O Bloco da Moça vai agitar a cidade com sua batucada, e te convida a ocupar a rua, extravasar a energia e se vestir de laranja, azul e amarelo no Cortejo mais esperado da cidade. Serão três dias de folia, então separa sua fantasia e vem curtir o Carnaval com o nosso Bloco.
O bloco sairá sexta (01/03) da Avenida Ida Espagiari Martins, altura do número 404 (Próximo ao Redondão do Jardim Rosinha), Centro – Diadema. Para informações das demais datas, acessar o link do evento.

Santo André

Maloca Sambando na Cara dos Caretas

Maloca bota o bloco na rua com as tradicionais marchinhas carnavalescas, sambas clássicos de Adoniran Barbosa, sambas enredos imortais e os clássicos festivos da MPB com a Banda Charanga da Maloca. Solte sua imaginação e venha concorrer no tradicional concurso de fantasias “Brilha muito na Maloca” que premia: melhor fantasia geral – melhor fantasia mirim (até 12 anos) – melhor fantasia originalidade – melhor performance drag queen. Carnaval é cultura do povo brasileiro, a diversidade é a marca do nosso povo, a nossa alegria é superação. O carnaval da Maloca é aberto ao público, não exige compra de abadá. Na Maloca não existe espaço pra caretice, ódio, discriminação e preconceitos.
Com nossa alegria e irreverência sambaremos na cara dos caretas.
O cortejo sai no sábado (dia 2) à partir das 13h na calçada do Cine Teatro Carlos Gomes, Rua Senador Flaquer, 110, Centro, Santo André