Rolé no MAR discute representatividade de corpos negros e de gênero

Tem oficina de pipa e de stencil, aula-show, batalha de conhecimento e mais!

Até 01 de fevereiro de 2020

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

Diversos horários, dependendo da atração

Grátis

Representatividade importa – e muito! Por isso, o MAR – Museu de Arte do Rio e algumas praças da região portuária do Rio recebem a programação gratuita CORPO_NÓS, criada por 15 jovens das zonas norte e oeste e da Baixada Fluminense. Esse belo rolé reflete sobre questões de gênero e de representatividade negra.

MAR recebe atividades gratuitas ligadas à representatividade dos corpos negros e a questões de gênero
Créditos: Thales Leite/Divulgação
MAR recebe atividades gratuitas ligadas à representatividade dos corpos negros e a questões de gênero

As atividades envolvem oficinas, rodas de conversa, entrevistas e performances ligadas principalmente às culturas da pipa, do rap, do funk e das artes gráficas urbanas. Tudo dialoga com duas exposições em cartaz no museu, “Rua!” e “UóHol”.

A programação do CORPO_NÓS tem como elemento central um dispositivo móvel de mediação chamado Espaço Concha – objeto formado por pequenos vagões presos a um triciclo que, uma vez estacionado e aberto, serve de apoio para a realização de cada uma das atrações.

+ Representatividade: EXPOSIÇÃO ‘VAIVÉM’ EXPLORA RELAÇÃO ENTRE REDES DE DESCANSO E A CULTURA

Entre os destaques estão as oficinas de pipa e de stencil e até uma aula-show com a Orquestra Barracão, o Bloco Cultural Agbara Dudu (primeiro bloco afro do Rio) e o DJ Wallabê.

Há também uma batalha de conhecimento sobre gênero, racismo e marginalização com os coletivos  FALA e Lanatanpa, que usam o hip hop para debater essas questões. Já no curso “Não conformidades: performatividade de gênero e arte na cena drag”, uma série de artistas e pessoas trans discorre sobre identidade de gênero e expressão de seus corpos.

Uma boa maneira de discutir representatividade, não? Tudo isso entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro. As vagas são preenchidas por ordem de chegada e sujeitas à lotação. Acompanhe a programação completa aqui.

CORPO_NÓS é resultado do curso “Percursos Formativos”, cujo objetivo era atrair artistas e jovens que normalmente não são representados nas instituições culturais. Por isso, durante cinco meses, esses 15 alunos tiveram uma bolsa de estudos e puderam conhecer e experimentar as diferentes áreas que o espaço museal contempla, por meio de aulas com equipes de vários setores do MAR.

Que tal conhecer mais sobre a cultura negra no Rio de Janeiro?