Passeio faz caminhada por pontos históricos da cultura negra de SP

A aula-passeio é monitorada por professores e pesquisadores da Instituto Bixiga

Por: Redação

São Paulo é uma das cidades com a maior população negra do Brasil e as histórias negras estão por toda a cidade, no centro e em todas as esquinas, apesar de muitas vezes não serem contadas. Então, que tal um passeio por pontos históricos da cultura negra da Selva de Pedra?

Saindo do largo que abrigava a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, demolida em 1903 para dar lugar a atual Praça Antônio Prado, no centro de São Paulo, o Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular prepara um Rolê pelos Territórios Negros na Santa Ifigênia.

passeio cultura negra sp
Crédito: DivulgaçãoMonumento a Zumbi dos Palmares, na Praça Antonio Prado, é o ponto de encontro do passeio!

O grupo segue em direção à Basílica de Santa Efigênia, remanescente da Irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, do século 18, passando pelo Mosteiro São Bento, importante marco da contribuição do famoso mestre-pedreiro Tebas, negro escravizado que realizou obras fundamentais na cidade.

O passeio pela cultura negra paulistana continua para o Largo do Zunega, que em 1906 recebeu a nova igreja da Irmandade dos Homens Pretos depois de sua expulsão da colina histórica, e que em 1953 foi renomeado como Largo do Paissandú, local de concentração de lavadeiras, quituteiras, vendedores de ervas entre outros que utilizavam a Ponte do Acú sobre o Rio Anhangabaú para acessar o centro antigo.

BIKE TOUR TEM PASSEIO TODO SÁBADO COM EMPRÉSTIMO DE BIKE GRÁTIS

O evento é monitorado pelos professores e pesquisadores do Instituto Bixiga, Danielle Franco da Rocha, Doutora em História Social pela PUC-SP, Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP, ; Edimilson Peres Castilho, Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP, Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia; e Eribelto Peres Castilho, Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP, Bacharel em Direito pela PUC-SP e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

passeio cultura negra sp
Crédito: DivulgaçãoO Instituto Bixiga desenvolve projetos de assessoria, consultoria, pesquisa, formação continuada, educação popular, orientados pelas dimensões social, histórica, econômica, jurídica, artística, cultural e ambiental

O passeio pela cultura negra paulistana acontece no próximo sábado, dia 7 de março, a partir das 10h. O ponto de encontro é a Praça Antônio Prado, em frente ao Monumento a Zumbi dos Palmares.

Os interessados devem fazer sua inscrição para o passeio deve ser feita neste formulário. O investimento é de R$ 60 pagos em cartão no dia para os professores. Por se tratar de uma aula-passeio, todos os participantes receberão um certificado! ;)

Quer mais uma dica de passeio para conhecer a cultura negra? Olha só?