“Rota do Queijo” chega ao Mercado Municipal

Sesc Carmo reuniu fotografias de João Correia Filho que retratam toda a tradição e carga cultural do alimento mineiro

“Rota do Queijo” é uma exposição itinerante, tem seu início na região central e migrará posteriormente para mercados de bairros como Lapa, Ipiranga, Santo Amaro, Penha e Pinheiros.

Entre os muitos patrimônios que compõem a riqueza cultural do Brasil estão aqueles que são intangíveis: os saberes. São eles as práticas tradicionais que expressam memória, identidade e resistência das muitas gerações que se firmaram ao longo da história. Tais “riquezas intocáveis” são oficialmente reconhecidas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional), responsável pelos processos de pesquisa fundamentais para o registro nacional.

Entre 1º de agosto e 30 de setembro, um destes patrimônios será tema de mostra gratuita promovida pelo Sesc Carmo no Mercado Municipal. Os trabalhos do fotojornalista João Correia Filho integrarão a “Rota do Queijo”, com visitação aberta de segunda a sábado, das 6h às 18h e aos domingos, das 6h às 16h, exceto no dia 11 de agosto, quando o Mercadão estará fechado.

A série retratou os processos de produção do queijo mineiro, no caso, aquele produzido em três regiões: Serra da Canastra, Serra do Salitre e a cidade de Serro. O modo artesanal de fazer queijo é classificado pelo IPHAN como patrimônio imaterial e desde então muitas famílias tentam preservar a técnica mesmo com  o avanço tecnológico.

No primeiro semestre de 2013 “Rota do Queijo” integrou a Virada Cultural.