Saiba como é a Páscoa na ilha de Malta

Por: Catraca Livre

Essa época do ano parece muito mais agitada no calendário religioso, até mesmo comparado com o Natal na ilha.

A cada ano, o número de participantes, religiosos, estudiosos, católicos, turistas até aos moradores de Malta, se multiplicam para ajudar voluntariamente nos eventos da celebração da Páscoa.

Durante a semana toda de festas o país tem procissões nas ruas, decorações com sinos, santos e uma alegre banda de marchas maltesa apresentando-se em um fabuloso desfile ao ar livre.

Banda Maltesa
Foto © Malti Band on gettyimage

Muitas igrejas e algumas paróquias se dedicam e apresentam grupos de teatro, que foram fundados especificamente para organizar e simbolizar a ‘Semana Santa’, assim como o mais popular: Ghaqda Drammatika Għajnsielem (Għajnsielem Drama Group) que fica localizado na ilha de Gozo, as crianças maltesas se vestem com costumes para representar a purificação.

Celebração de Páscoa em Malta
Foto © Editty on pinterest

Na Quinta-feira Santa – véspera da Sexta-feira Santa, acontece a ‘sete visitas’ (Seven Visits) que são as visitas em sete igrejas diferentes, para prestar uma homenagem aos altares de repouso (Altars of Repose), que é bem tradicional pela religião católica.

Vale a pena ir até Vittoriosa-Gozo e acompanhar a tradição devota dos fieis e a Sexta-feira Santa é chamada: id-Duluri, que quer dizer: Festa de Nossa Senhora das Dores, onde encontram-se multidões de pessoas seguindo a estátua de Nossa Senhora, em uma belíssima procissão solene.

Páscoa na ilha de Malta
Foto © Kristay on pinterest

Em Valletta, na capital do país, acontece a mais tradicional procissão chamada: id-Duluri, e no domingo de páscoa é a celebração de Cristo Ressuscitado (L-Irxoxt). Entretando, as igrejas são abertas para missas e é um dia para a família, que normalmente fazem trocas de presentes além de comer muito Figolli, que é um doce especialmente feito no período de páscoa e que muitas vezes substitui os tradicionais ovos de chocolate.

Figolli Maltês
Foto © Easter in Gozo from Day by Day
Ainda no domingo de Páscoa (L-Irxoxt) na área de Vittoriosa – Birgu, acontece a tradicional corrida pascoal, na qual corresponde a um grupo de fieis fazendo uma ‘louca’ corrida carregando uma estátua de Cristo. Esta simbologia é muito popular em Malta que atrai milhões de turistas e obviamentes fieis, sendo eles católicos/peregrinos e outros devotos.
Religiosos em Malta
Foto © Times of Malta
As celebrações da Semana Santa (Holy Week) e Páscoa (Easter Holidays) em Malta são de caráter religioso, uma vez que a ilha é considerada um país católico e está cercado de igrejas, tanto que segundo os fieis, existem mais de 365 igrejas entre Malta e Gozo, ou seja, dá para visitar uma por dia e nessas ‘paróquias’ os fiéis se reúnem em grande número para comemorar a paixão, morte e ressurreição de Cristo, assim como no Brasil.
Para acompanhar mais sobre os encantos da ilha de Malta, veja as dicas na fanpage: Brasileiros em Malta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.