Imagem do Topo

Sala São Paulo: um passeio deslumbrante e barato na cidade

Shows e concertos incríveis, grátis e com preços acessíveis, na sala com a melhor acústica da cidade!

Por: Redação | Comunicar erro
Todos os dias
em vários horários

Quem disse que para curtir música clássica ao vivo ou ouvir de perto um concerto deslumbrante precisa ter muito dinheiro? Residência oficial da Osesp, a Sala São Paulo prova que essa ideia não é necessariamente verdadeira. O espaço recebe vários eventos gratuitos e a preços populares todos os meses, e mesmo nas atrações com preço mais salgado é possível encontrar lugares em conta – por uma média de R$55.

parte externa da Sala São Paulo
Crédito: Tuca Vieira - divulgaçãoA Sala São Paulo é residência oficial da Osesp

Além da programação, dar um pulo na casa só para conhecer o espaço vale demais! O casarão histórico é tão grandioso por dentro quanto por fora. E ainda tem café, restaurante e lojinha para quer quiser estender a visita.

Um programão para suas manhãs de domingo são os concertos gratuitos com vários grupos convidados. Além da Osesp, já passaram pelo programa as principais orquestras do estado, como a Jazz Sinfônica, a Sinfônica de Heliópolis, a Sinfônica do Conservatório de Tatuí, a Sinfônica de Piracicaba, a Orquestra Jovem Tom Jobim, entre outras.

Como essas apresentações são muito concorridas, é preciso ficar atento à distribuição dos ingressos, que ocorrem a partir das 10h da segunda-feira anterior ao concerto, pela internet ou nos totens localizados no piso térreo da Sala São Paulo.

Além de boa parte dos concertos da temporada anual da Osesp, a Sala costuma receber apresentações pagas de grandes grupos e artistas de todo o mundo.

auditório da sala São Paulo
Crédito: site oficialTodas as manhãs de domingo tem concerto gratuito na Sala São Paulo

Também é possível fazer uma visita monitorada para conhecer boa parte das instalações desse deslumbrante edifício. O tour funciona de segunda a sexta (com ingressos por R$5), às 13h e às 16h30; aos sábados (grátis), às 13h30; e aos domingos (grátis), às 13h. É preciso fazer um agendamento prévio pelo e-mail visita@osesp.art.br ou pelo telefone (11) 3367 9573.

A casa de concertos

Tombada como patrimônio histórico estadual, a casa de concertos está instalada no mesmo edifício da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que foi projetado pelo arquiteto Christiano Stockler das Neves (1889-1982) em 1925. Nessa época, a cidade passava por um processo de crescimento e modernização estimulado pelo ciclo do café.

Auditório da Sala São Pauo
Crédito: Ed1983 - Wiki Media CommonsA Sala São Paulo tem capacidade para 1.484 espectadores e é acessível a pessoas com mobilidade reduzida

No entanto, a sala de música só foi inaugurada em 9 de julho de 1999, ocasião em que a Osesp interpretou a sinfonia “A Ressureição”, do compositor tcheco Gustav Mahler (1860-1911). Para se transformar em um dos espaços de concerto mais importantes do país, o edifício passou por uma reforma comandada pelo arquiteto Nelson Dupré, que estudou a estrutura de grandes salas na América do Norte e na Europa.

O resultado é um auditório preparado nos mínimos detalhes para garantir a acústica perfeita para cada apresentação. A sala é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e tem capacidade para até 1.484 pessoas.

Gostou? Confira aqui a programação da Sala São Paulo.

Para apurar ainda mais seus ouvidos, a Catraca Livre preparou um listão bacanudo com vários lugares para ouvir jazz em SP. Dá só uma espiada! ;)