Conheça Receita do Samba, grupo paranaense com 25 anos de carreira

Capa do primeiro disco do Receita do Samba

Em 1989, surgia um grupo de samba em Maringá, no norte do Paraná, composto por violão, bandolim, percussões e voz. Em atividade até hoje, totalizando 25 anos de carreira, o Receita do Samba transformou-se em uma frente de resistência do samba e choro da região. “As pessoas de cidades como São Paulo e Rio às vezes não têm noção do samba que acontece em outros lugares”, conta o vocalista Helington Lopes.

O sambista trabalhou durante 12 anos em três rádios FM diferentes, a Metropolitana, Universitaria e Cidade, sempre em programas sobre samba. Este contato despertou o seu interesse pelo gênero e o levou a conhecer grandes nomes. Um deles, Alceu Maia, tornou-se um amigo e acabou produzindo o primeiro disco que gravaram.

Apesar da dificuldade enfrentada no interior, o grupo ganhou projeção pelo trabalho sério e gravou dois CDs. Influenciados por sambistas da velha guarda, como Cartola e Noel Rosa, e contemporâneos, como Sombrinha e Arlindo Cruz, Receita do Samba conquistou seu espaço no mundo do samba.