Dicionário virtual de MPB tem vários nomes do samba

Por: Redação

O Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira surge da vontade de resgatar canções, nomes, períodos históricos e gêneros da música popular brasileira. Doados ao Instituto Cultural Cravo Albin, os arquivos contribuem nas atividades de caráter cultural no campo da pesquisa ali realizadas.

O site do Dicionário disponibiliza um acervo com cerca de oito mil artistas. O repertório dos nomes dos sambistas é extenso, contando com biografia, dados artísticos, obra, discografia e bibliografia. Entre eles, vale a pena ler sobre o mestre Cartola, uma das maiores vozes e influências no samba. Confira dois trechos da sua história:

divulgação
O compositor veste seu símbolo na capa do disco lançado em 1979

Origem do apelido:

Durante a adolescência trabalhou como pedreiro. Vem daí o apelido com que se tornaria reconhecido como um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira: enquanto trabalhava nas obras de construção, para que o cimento não lhe caísse sobre o cabelo, resolveu passar a usar um chapéu- de- coco que os colegas diziam parecer mais uma cartolinha. Assim, começou a ser chamado de Cartola.”

 Homenagem de Carlos Drummond de Andrade:

Quando soube que o compositor se encontrava doente o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu crônica no Jornal do Brasil na qual dizia: A delicadeza visceral de Angenor de Oliveira (e não Agenor, como dizem os descuidados) é patente quer na composição, quer na execução. (…) A fama chegou até sua porta sem ser procurada. O discreto Cartola recebeu-a com cortesia. (…). Ele tem a elegância moral de Pixinguinha, outro a quem a natureza privilegiou com a sensibilidade criativa, e que também soube ser mestre de delicadeza.”

Compartilhe: