A importância de Ismael Silva para o samba

A vida e obra de Ismael Silva é destaque de setembro no Samba em Rede
A vida e obra de Ismael Silva é destaque de setembro no Samba em Rede

Ismael Silva completaria 109 anos em setembro. Por isso, o Samba em Rede dedicou este mês para lembrar a vida e obra do sambista.

Ícone do samba carnavalesco e dos sambas-canção, ele foi um dos principais personagens da música popular brasileira.

Parceiro de Nilton Bastos , Noel Rosa e do compositor de Francisco Alves, Isamel é inventor da ‘primeira escola de samba’ e, ainda por cima, ídolo de Chico Buarque.

Estas são algumas das mais importantes marcas deixadas por Ismael. O samba com certeza não seria o mesmo sem a sua interferência.

A inclinação ao gênero, diferente de muitos sambistas cuja família era envolvida com a música de alguma forma, foi algo espontâneo para o Rei do Estácio.

Criado na cidade do Rio de Janeiro por sua mãe solteira, ele foi aos poucos e sozinho entrando no universo musical. Primeiro, compôs uma letra, depois começou a tocar instrumentos.

Um dia, ele é surpreendido com uma notícia que mudaria seu rumo: Francisco Alves, o rei da voz, queria gravar um samba seu. Ismael aceita o pedido, sob algumas circunstâncias impostas pelo intérprete. Esta é apenas uma das várias aventuras do sambista.

Conheça mais sobre o homem que transformou a história do samba.