Toninho Geraes declara seu amor a São Paulo em nova canção

São Paulo acaba de ganhar mais um hino. Inspirado nas máximas “Ronda” e “Sampa”, Toninho Geraes – em parceria do capixaba Chico Alves – bebe da fonte dos mestres Paulo Vanzolini e Caetano Veloso, respectivamente, para traduzir o sentimento de quem veio de fora e se apaixonou pela cidade de São Paulo em “Sampa-Canção”.

Uma beleza estranha, tanto visual como sonora, é explorada nessa relação íntima que o compositor trava com as paisagens, os edifícios, as mazelas e a gente paulistana. E é por meio da sensível interpretação de Irene Atienza, uma espanhola amante da cultura popular brasileira, que podemos acompanhar mais uma declaração de amor à terra da garoa.

Confira a canção na íntegra:

Muitos não o reconhecem, mas na certa já escutaram e dançaram ao som de suas canções em rodas de samba espalhadas pela cidade. Toninho Geraes, o mineiro radicado no Rio de Janeiro, possui mais de 250 músicas gravadas e é consagrado como um dos grandes nomes da nova geração do gênero. “Mulheres”, grande sucesso na voz de Martinho da Vila, “Se a fila andar”, gravada pela madrinha Beth Carvalho, e “Toda Hora”, samba que estourou na voz de Zeca, são sambas de sua autoria que tiveram grande repercussão.

Integrante do grupo Sambalangandã, o cantor e compositor Chico Alves é considerado um dos artistas mais criativos e inovadores das rodas de samba do Rio de Janeiro. Em 2016, lançou o disco “Para Yaya Rodar a Saia”.

Cantora e compositora, Irene é natural da Espanha. Formada em piano pelo Conservatório Ataulfo Argenta, em Santander, passou a se apresentar desde 2007 nas principais casas de música de Barcelona. Fez parte dos line-ups do Festival Internacional de Jazz de Barcelona e do Buenos Aires Festival Internacional de Música (BAFIM), um pouco antes de surgir o interesse sobre os gêneros da popular música brasileira. A paixão imediata levou à criação do Saravacalé, grupo em parceria com músicos do Brasil com a proposta de fundir o Flamenco aos ritmos brasileiros.