Últimas notícias:

Loading...

Sarau Viva Nordeste celebra força feminina em edição virtual

Mergulhe na diversidade cultural nordestina de graça e sem sair de casa! Confira a programação:

Ouça este conteúdo

Até 27 de março de 2021

Quinta - Sexta - Sábado

Quinta e sexta-feira, a partir das 19h30 | Sábado, a partir das 14h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

Bora curtir uma programação super #girlpower durante o mês de março? Com a necessidade de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, mais uma edição do Sarau Viva Nordeste acontece online – e a programação é toda inspirada no Dia Internacional da Mulher!

Sarau Viva Nordeste
Crédito: Fabiana Ribeiro/ divulgaçãoSarau Viva Nordeste tem uma programação feminina poderosa!

O evento tem espetáculos, shows e palestras gratuitas. Não dá para perder, né? As lives acontecem entre os dias 4 e 27 de março. Para assistir, basta acessar o YouTube @SarauVivaNordeste ou o Facebook @sarauvivanordeste. Quem quiser participar das oficinas gratuitas precisa se inscrever neste site.

Essa programação empoderada começa às 19h30 do dia 4, quinta-feira, com o “Sarau Aperitivo: Canções poderosas para mulheres arretadas”. A cantora e compositora recifense Vanessa Oliveira encanta o público com seu timbre peculiar. Em seu currículo, constam parcerias com artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho e Naná Vasconcelos.

Na sexta-feira, dia 5, às 19h30, o coletivo Teodoras do Cordel apresenta a palestra espetáculo “Mulheres em Ação na Arte do Cordel”. O grupo é formado por profissionais que atuam com cordel de diversas formas: são escritoras, xilógrafas, poetisas, cordelistas, contadoras de histórias, professoras, atrizes, cantoras e pesquisadoras.

Está sentindo falta do sarau em si? No sabadão, dia 6, a partir das 14h, está programado o “Grande Sarau: Força Feminina e Nordestina”, com a participação de várias artistas.

Tem a poetisa e dançarina Bill Dias, do Grupo Folia da Cidade – que há vinte anos se dedica a estudar e vivenciar as danças populares maranhenses e pernambucanas -; a contadora de histórias Maria Cândida, pesquisadora de arte popular e artes nordestinas; o premiado grupo de forró pé-de-serra Maria Lua, formado pela cantora, triangulista e acordeonista Lis Ferraz, o zabumbeiro Josi Morais e Arturzinho do Acordeon; e mais!

A programação do Sarau Viva Nordeste continua animadíssima na semana seguinte! Na quinta, dia 11, o grupo La Cantante de La Trinidad e sus hijos apresenta a palestra espetáculo “Afronordestinas”, a partir das 19h30. Já na sexta, dia 12, também às 19h30, o coletivo Teodoras do Cordel comanda a roda de conversa “Cordéis Femininos nas Bibliotecas”.

O evento continua repleto de atrações entre os dias 18 e 20 de março. Na quinta, dia 18, às 19h30, o público confere o “Sarau Aperitivo: Fadices e Bruxarias nas Terras do Cangaço”, com Suzana Montauriol e Carlos Rezendes. A palestra espetáculo “No ritmo do Coco”, com o Grupo Coco Yiawarete, é a atividade do dia 19, às 19h30.

Como não poderia deixar de ser, no sábado, dia 20, é a vez de mais uma edição do Grande Sarau. O tema, desta vez, é “Nordeste do faz de conta e encanta”. Participam representantes de várias linguagens artísticas: Cleusa Santo (contação de histórias), Samuel de Monteiro (cordel), Juliana Firmo (teatro) e Aldy Carvalho (da música regional).

O último fim de semana do Sarau Viva Nordeste também está imperdível! Quinta, dia 25, às 19h30, os espectadores acompanham o “Sarau Aperitivo: Comidas nordestinas”, com o chef Marcelo Reis e a cantora Ilcéi Mirian. Na sexta, dia 26, às 19h30, é a vez da palestra espetáculo “Encantos Circenses Nordestinos”, com o grupo Último Tipo.

Para encerrar o evento com chave de ouro, no sábado, às 14h, o Grande Sarau tem como tema “Nordeste Circense”. Participam do encontro o Palhaço Custelinha (performance circense), a Edimaria e Miro Cena (música e contação de histórias), o Varneci Nascimento (cordéis divertidos) e a Ana Person (música).

E para quem quiser curtir as oficinas, saca só as opções disponíveis: “Capas de Cordéis”, com Nireuda Longobardi; “Encontro do cordel com a xilogravura”, com Marco Haurélio e Lucélia Borges; “Música Popular Nordestina”, com Gilber Souto Maior; e “Construção de Bonecos com Sucata”, com o GRUMALUC Teatro de Bonecos.

Nada mal essa programação do Sarau Viva Nordeste, não é mesmo? Que tal aproveitar e curtir outros programas online?

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.