Comemore a Semana da Visibilidade Trans em uma festa online!

A Casa 1, centro cultural de acolhimento LGBT+, convida artistas trans para apresentarem seus trabalhos e pautarem discussões sobre representatividade

29 de janeiro de 2021

A partir das 18h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

O dia 29 de janeiro representa um marco importante na luta pelo direito e pela representatividade das pessoas transgênero. E para comemorar a data em grande estilo e ainda contribuir para o debate sobre esses temas, a Casa 1 organiza uma edição online da Semana da Visibilidade Trans.

Wallie Ruy apresenta o espetáculo teatral “Wonder – vem pra barra pesada” na Semana da Visibilidade Trans
Créditos: divulgação
Wallie Ruy apresenta o espetáculo teatral “Wonder – vem pra barra pesada” na Semana da Visibilidade Trans

Essa data é uma referência à primeira vez que pessoas travestis e transgênero estiveram no Congresso Nacional para reivindicar visibilidade para as demandas sociais da comunidade. Isso aconteceu em 2004, e, desde então, o movimento só tem ficado cada vez mais forte e unido!

Com curadoria da atriz e transpóloga Renata Carvalho, a festa chega a sua quarta edição e é transmitida no próprio dia 29, às 18h, direto do Teat(r)o Oficina, por meio das páginas da Casa 1 no Facebook, Instagram e YouTube. Além disso, uma oficina de escrita (também online) rola até o dia 17 de fevereiro!

Quem agita a galera na festinha do Dia da Visibilidade Trans são as cantoras Danna Lisboa (a partir das 18h10) e Alice Guél (às 19h), que apresentam seus principais sucessos em pocket shows de 40 minutos.

Em seguida, às 20h, você assiste ao espetáculo teatral “Wonder – vem pra barra pesada”, com atuação e coautoria da atriz Wallie Ruy e direção de Rafael Carvalho. A montagem homenageia a figura da icônica e saudosa atriz, cantora e escritora Claudia Wonder (1955-2010), que teve um papel importante na luta pelos direitos LGBTQIA+.

O espetáculo homenageia a icônica atriz, cantora e ativista Cláudia Wonder

Outra atração desse dia é o lançamento da coleção literária “Traviarcado”, da Editora Monstra, com textos de Sara Wagner York, Magô Tonhon, Bruna Benevides (Antra) e Ian Geike.

Já a oficina de escrita, que acontece entre os dias 1º e 17 de janeiro, é ministrada pelo roteirista, dramaturgo e ator Daniel Veiga. Para saber como se inscrever e assistir às aulas, é preciso ficar ligade nas redes sociais da Casa 1! Estão previstas aulas nos dias 1º, 3 e 5 de fevereiro.

A artista visual Laura Daviña, do Parquinho Gráfico, comanda uma atividade para criar o projeto gráfico dos textos produzidos nesses encontros nos dias 8 e 10. E a última atividade ocorre no dia 17, com o encerramento de tudo. O material escrito na oficina será publicado pela Editora Monstra… Massa, né?

Conheça a Casa 1

Com a missão de acolher e dar visibilidade para pessoas LGBT+, a Casa 1 atua em três frentes: uma república para receber pessoas que foram expulsas de casa por conta de sua identidade de gênero ou orientações afetivas e sexuais; um centro cultural com foco em celebrar a diversidade; e uma clínica que disponibiliza atendimento psicoterápico e médico para essa comunidade.

Bora celebrar a visibilidade trans? 🌈

Que tal estas outras dicas para curtir na segurança da sua casa?