Semana de Leitura de SP: curta várias atrações grátis por toda cidade

11ª edição do evento celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 em atrações online e presenciais

Incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens é muito importante. Com esse objetivo, nasceu a Semana de Leitura de SP, evento gratuito que domina a cidade entre os dias 4 e 8 de abril.

Uma das atrações do evento é a Poesia na Faixa
Créditos: Divulgação/ Holding Comunicações
Uma das atrações do evento é a Poesia na Faixa

Essa super programação envolve contação de histórias, ônibus-biblioteca para visitação, estante de livros, saraus, shows, doação de livros, roda de leitura, palestras, debates, feira de troca de livros e gibis, exposições e várias outras iniciativas em instituições públicas e privadas.

E não é só isso! Ainda acontecem atividades online! Acompanhe toda a agenda da Semana de Leituras de SP por meio deste link aqui e não perca nada.

  •  O que curtir na Semana de Leituras de SP?

Entre as várias atrações do festival, um dos destaques é a peça “Antes de o Tempo Existir”, com a participação de membros de diversas etnias indígenas brasileiras.

O trabalho se propõe a refletir sobre a noção indígena de tempo, na qual todas as existências se conectam pelos princípios da vida: o ar, o animal, a água, o vegetal e o corpo. Assim, os artistas-criadores descartam a ideia de cronologia como determinante para construir a memória individual. Durante a vivência, o público é convidado a conversar com a equipe sobre essa construção cênica.

A  obra é exibida na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – República) no dia 4 de abril, às 19h. É preciso retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

Quer saber mais sobre os modernistas? Então assista ao espetáculo teatral “Desenquadrando Tarsila”, da Cia As Clês. Nessa aventura, Farol e Abaporu matam a saudade da criadora de uma delas: Tarsila do Amaral. A dupla conta histórias sobre a artista, revelando seu impacto tanto na pintura e quanto na política brasileira. Tudo é feito de uma maneira bem-humorada.

Ficou interessade? A peça acontece no dia 8 de abril, às 14h, na Biblioteca Affonso Taunay (Rua Taquari, 549 – Mooca).

Peça “Desenquadrando Tarsila” é diversão para toda a família
Créditos: Divulgação/ Holding Comunicações
Peça “Desenquadrando Tarsila” é diversão para toda a família

Tem peça online também! “Maria e os Insetos”, da Companhia Delas, criou uma websérie para contar uma história incrível: Maria Sybilla Merian (1647-1717) foi uma ilustradora e entomóloga alemã que, no início do século 17, decidiu explorar as enigmáticas florestas tropicais do Suriname.

Naquele ambiente fascinante, ela encontrou calor, umidade, plantas exóticas e insetos! Seu olhar e sua paciência em acompanhar o processo de metamorfose das borboletas revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos.

Entre os dias 4 e 8, sempre às 10h, o canal do YouTube estudo e Leitura disponibiliza um novo episódio. Legal, não?

A Semana de Leituras de SP também conta com exposições. Uma delas é “3 X Hilda”, em cartaz na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – República) até 8 de abril.

Trata-se de uma homenagem à autora paulista Hilda Hilst no mês do seu aniversário (abril), que reúne cerca de 21 desenhos e pinturas de três artistas convidados. Dois dos participantes, inclusive, conheceram e conviveram com Hilda!

O legal é que a mostra conta também com cinco desenhos da própria autora e um livro raríssimo de Oswald de Andrade, um dos mentores da Semana de Arte Moderna de 22.

Semana de Leitura de SP incentiva o hábito nas crianças
Créditos: Divulgação/ Holding Comunicações
Semana de Leitura de SP incentiva o hábito nas crianças

Claro que esse mega evento também envolveria saraus. Se esse é o programa para você, pode anotar na agenda: tem Poesia na Faixa no dia 5 de abril, às 12h. Integrantes do do coletivo Poetas do Tietê declamam poemas, com auxílio de um megafone, e distribuem poesias na esquina da Avenida Paulista com a Rua Joaquim Eugênio de Lima.

Além disso, no dia 6 de abril, às 9h, o Núcleo de Convivência de Idosos – Unidade Pirituba (Rua Geraldo Marino, 94 – Jardim Princesa) recebe o Sarau Peritrônica & O Escambo Cultural. Com duração de uma hora, esta atração consiste em uma apresentação com várias linguagens artísticas, de música a poesia.

Para quem adora experimentar atividades diferentes, no dia 6 de abril, às 14h, ocorre a Vivência de Danças Indígenas, na Biblioteca Jayme Cortez (Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Limão).

A ideia é apresentar as danças tradicionais mais usadas nas principais festas das aldeias ou comunidades do Amazonas. Os participantes aprendem os passos, entendendo a importância da união e de viver em harmonia junto aos seus entes queridos.

Viu quantas atrações legais? E tem muito mais na Semana de Leituras de SP. Não esqueça de verificar a programação completa neste link aqui.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Fique ligado(a)! Por conta do novo aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, muitos eventos têm sido adiados ou cancelados. Para não deixar de aproveitar seu rolê, antes de sair de casa, confirme nos sites, bilheterias, teatros e plataformas de vendas de ingressos se não ocorreram alterações na sua atração.

Aproveite e veja outros eventos legais por SP: