7ª Semana do Violino acontece online e com shows incríveis 🎻

Seis renomados músicos se apresentam gratuitamente e participam de bate-papos com o público!

Até 27 de março de 2021

Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

Exibição das performances no YouTube, às 20h | Conversa com o artista no Zoom, às 20h30

Dia 27, sábado: palestra no Zoom, às 18h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Assista a performances solo memoráveis na 7ª edição da Semana do Violino, evento que acontece online pela primeira vez. Entre os dias 22 e 27 de março, seis renomados músicos se apresentam e conversam com o público.

Ana de Oliveira é uma das atrações da 7ª Semana do Violino
Créditos: Paulo Rapoport/ divulgação
Ana de Oliveira é uma das atrações da 7ª Semana do Violino

Gostou? Então fique ligade: as performances são transmitidas de segunda a sexta-feira, às 20h, pelo YouTube do festival. Depois, às 20h30, esses artistas batem um papo descontraído pelo Zoom.

A primeira atração é Luis Otávio Santos, líder e solista de grupos europeus de música antiga. No Brasil, atua como regente da Camerata Antiqua de Curitiba, da Orquestra Sinfônica da USP, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília e da Filarmônica de Goiás.

Para a Semana do Violino, preparou um repertório com Giovani Bassano, Marco Ucellini, J.J. Westhof e J.S. Bach.

 

Na terça-feira, dia 23, é a vez de Pedro Dellarole, com canções de Paulo Bosísio, Ernâni Aguiar, Bruno Kiefer, Rafael Dias Belo e Giulio Bastiani. Mestre pela Universidade de São Paulo em Música e graduado pela Trinity College of London em Performance Violinista, ele se dedica principalmente à pesquisa e ao ensino.

Ayran Nicodemo é o violinista que se apresenta na quarta-feira, dia 24. No repertório estão as composições de seu CD solo “Pedra Cigana” e as obras de Marcos Lucas e Jonas Hocherman. O músico tem se destacado por sua atuação eclética, apostando tanto em canções mais tradicionais quanto em obras mais contemporâneas e populares.

Ana de Oliveira comanda a noite da quinta-feira, dia 25, mesclando algumas de suas composições com as do pernambucano Sérgio Ferraz. Ela já foi solista em diversas orquestras no Brasil e na Europa. Além disso, pertence ao Trio Puellli e atua como spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.

Sexta-feira fica por conta de Cármelo de los Santos, com muito J. S. Bach, N. Milstein e F. Tárrega. Solista convidado em mais de 40 orquestras ao redor do globo, o músico se apresentou, este ano, com a ARCO Chamber Orchestra no Weill Recital Hall, no Carnegie Hall, em Nova York.

Com a pianista Carla McElhaney e o violoncelista Joel Becktell, formou o grupo Revel, sediado em Austin, promovendo masterworks para duos e trio de piano.

A programação da 7ª Semana do Violino se encerra no sábado, dia 27, às 18h, com a palestra “Como explicar o conceito ‘escola de violino’, e sua inserção histórica”, do professor Paulo Bosísio, um dos mais destacados nomes no cenário musical brasileiro, seja como violinista concertista, camerista ou pedagogo. Ele é membro vitalício da Academia Brasileira de Música desde 2007.

Se liga em outros eventos bacanas que acontecem online: