Últimas notícias:

Loading...

19ª Semana Nacional de Museus realiza super programação online

Lives, debates, visitas virtuais... Tem de tudo para curtir o melhor da arte e da cultura brasileira!

Por: Redação

Até 23 de maio de 2021

Todos os dias

Diversos horários (consulte a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, a 19ª Semana Nacional de Museus acontece entre os dias 17 e 23 de maio com uma programação intensa e gratuita! 😍

Semana Nacional de Museus online
Crédito: Por coluna: (1) Divulgação | Ding Musa | (2) Divulgação | Divulgação Aproveite uma programação grátis e virtual em museus espalhados por todo o Brasil!

O mais legal é que dá para explorar atrações em instituições do Brasil inteiro! Para ver a programação completa, acesse este link.

Com tantas opções assim, a Agenda Catraca Livre selecionou dicas imperdíveis para conferir na Semana Nacional de Museus. Vamos nessa?

  • Instituto Chamaeleon

Para quem curte atividades empoderadas, vale conferir o que o  Instituto Chamaeleon, de Brasília (DF), preparou.

Entre os dias 17 e 22 de maio, das 10h às 17h, o público pode assistir aos filmes do Cineclube Chamaeleon Transversalidades: “C (ELAS)”, “Chega de Fiu Fiu”, “Casamento Infantil”, “Depois que te vi”, “Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil”, “Do me lado”, entre outros.

Ainda acontecem diversas palestras, entre os dias 19 e 22, sempre às 16h, contando a história do instituto e refletindo sobre como recuperar e reimaginar à luz da psicologia por meio do audiovisual. Fique atento ao Facebook e ao YouTube da instituição para não perder nada.

  • Museu de Arte da Bahia

Que tal acompanhar a abertura da exposição virtual “ Revisitando Modos de Ver e Entender a Arte”, no Museu de Arte da Bahia? Tem até a participação especial do grupo instrumental NEOGIBÁ. Acontece no dia 17, às 20h. Saiba tudo por aqui.

Também tem a divulgação do acervo virtual da instituição no Google Arts & Culture durante todo o período do evento. Não deixe de conferir essas e outras atividades propostas pelo museu!

#DicaCatraca: Videobrasil online exibe obras incríveis na mostra ‘Confinamentos’

  • Pinacoteca do Amazonas

Outra possibilidade interessante para fazer na Semana Nacional de Museus é conhecer parte acervo da Pinacoteca do Amazonas. É só assistir a esse vídeo e descobrir algumas curiosidades sobre o espaço:

O público também pode conferir a exposição “Traços Tribais”, de Noleto, com curadoria de Jandr Reis. Por meio de várias tonalidades de azul, o artista plástico goiano realiza experiências geométricas em suas obras. Basta acessar este link entre os dias 17 e 23, das 8h às 23h59.

  • Casa das Rosas

Já imaginou conferir um stand-up poético? Essa é uma das atrações da Casa das Rosas, em SP. Anote na agenda: no sábado, dia 22, às 15h, o projeto Expresso Poesia oferece doses altamente concentradas de textos incríveis.

Casa das Rosas
Crédito: Divulgação oficial Casa das RosasCasa das Rosas também participa da Semana Nacional de Museus

A cada encontro, um poeta é convidado a declamar suas criações em até trinta minutos. A transmissão acontece pelas páginas do museu no YouTube e no Facebook.

  • Casa Guilherme de Almeida

O artista alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858) participou de várias expedições pelo território brasileiro. Alguns de seus registros foram reunidos em um vídeo exibido pela Casa Guilherme de Almeida a partir do dia 21, às 16h30. Assista no YouTube ou no Facebook da instituição paulista.

Casa Guilherme de Almeida
Crédito: DivulgaçãoCasa Guilherme de Almeida
  • Museu Afro Brasil

Tem visita virtual mediada ao Museu Afro Brasil de SP! É só agendar uma data pelo link disponibilizado no Instagram @museuafrobrasil, entre os dias 17 e 23 de maio.

Crédito: Museu Afro Brasil/ divulgaçãoMuseu Afro Brasil, nas proximidades do Parque do Ibirapuera

O tour é transmitido pelo Zoom e, além de apresentar os núcleos temáticos, promove reflexões sobre os desafios e as potencialidades de mediação virtual.

  • MIS – Museu da Imagem e do Som de SP

Claro que o MIS – Museu da Imagem e do Som de SP preparou uma série de atividades para a Semana Nacional de Museus online!

Uma delas é o bate-papo “Roteiros & Roteiristas” entre Luísa Guanabara, professora dos cursos de roteiro do MIS, e Tetel Queiroz, roteirista que participou do desenvolvimento de séries como “1 Contra Todos”, “Me Chama de Bruna” e “Impuros” (FOX). É no dia 21, às 20h. Assista no YouTube do MIS.

Museu da Imagem e do Som
Crédito: Ding MusaMuseu da Imagem e do Som

O tradicional CineCiência, com edições mensais, também acontece ao longo desses dias. O debate do dia 23, às 17h, aborda o racismo na internet e nas redes digitais a partir do documentário “Coded Bias” (dir. Shalini Kantayya, EUA, 2020), disponível na Netflix.

Participam da discussão a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser e a cientista da computação e hacker antirracista Nina da Hora com mediação do curador José Luis Goldfarb. Confira aqui.

Demais, não? E tem MUITO mais! Não esqueça de acessar a programação completa do evento.

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O objetivo do evento é fortalecer a troca de vivências entre os museus brasileiros, além de expandir os potenciais e referências culturais desses espaços.

Aproveite a programação online de outros artistas e espaços culturais!

?>