Começou a Semana Nacional de Museus com super programação online

Lives, debates, performances, visitas virtuais... tem de tudo para curtir o melhor da arte e da cultura brasileira!

Até 24 de maio de 2020

Todos os dias

Horários variam de acordo com a atração

Com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, a 18ª Semana Nacional de Museus tem uma super novidade. Como não poderia deixar de ser em tempos de isolamento social, a programação é toda online – e gratuita!😃

Até o dia 24 de maio, o público tem acesso a uma infinidade de conteúdos bacanas. Para acompanhar a programação completa, acesse este link.

A Agenda Catraca Livre selecionou selecionou dicas imperdíveis para conferir na Semana Nacional de Museus. Vamos nessa?

  • Museu Chácara do Céu

Por conta do período de isolamento social, a exposição e o lançamento do livro “Dom Quixote visto por Cervantes, Portinari e Debret”, que aconteceriam no Museu Chácara do Céu, foram adiados.

Museu Chácara do Céu
Crédito: Portinari/ Acervo Museu Chácara do CéuDom Quixote por por Cândido Portinari é simplesmente demais!

No entanto, para aquietar o coração do público, a instituição liberou algumas imagens de acervo belíssimas: o famoso cavaleiro de Cervantes visto pelos olhos sensíveis de Cândido Portinari. Você pode conferir tudinho no Facebook do museu.

  • Museu da Abolição

Buscando estimular uma educação antirracista, o Museu da Abolição realiza uma live com Kemla Baptista, do Caçando Estórias, no dia 21 de maio. A artista vai mostrar a contribuição do ato de contar histórias para a arte educação.

No dia 23 de maio, Kemla narra contos sobre a criação do mundo (Orun Ayiê) e outros mitos das tradições africanas bantu e nagô.

Atenção: Fique ligade no Instagram @museuabolicao ou na página do Facebook da instituição para saber mais informações.

  • Museus literários paulistanos

A Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade organizaram visitas virtuais incríveis ao longo desta semana. Se não quiser perder nenhuma, é só anotar na agenda:

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade recebem programação especial
Crédito: DivulgaçãoCasa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade recebem programação online na Semana Nacional de Museus

No dia 20 de maio, às 16h30, o Facebook da Casa das Rosas recebe a live “Arquiteturas da memória”, com a supervisora do núcleo educativo da Rede de Museus Casas-Literários Alexandra Rocha. Durante a atividade, o público tem a chance de participar de uma visita virtual à mostra “Casa das Rosas: Arquiteturas da memória”, que esteve em cartaz no museu entre setembro de 2018 e março de 2019.

Fica a dica: no dia 23 de maio, às 15h, a Casa das Rosas realiza o “Expresso Poesia: stand-up poético”, que conta com o poeta e professor Jefferson Santana. Durante 30 minutos, o convidado apresenta poemas autorais e de escritores que influenciaram a sua produção literária. Acompanhe também pela página do Facebook da instituição.

A Casa Mário de Andrade realiza a live “Educação formal e educação não-formal” em sua página no Facebook no dia 21 de maio, às 16h30. O debate vai abordar os desafios de alinhar o encontro entre essas duas vertentes de ensino. A mediação será feita por Arthur Major, educador do museu.

Já em 22 de maio, a partir das 16h30, o Facebook da Casa Guilherme de Almeida recebe a visita virtual “Guilherme de Almeida e os modernismos”. Os educadores do museu Maryangela Barbieri e Rafael Veloso vão mediar essa atividade para mostrar a atuação do escritor e crítico Guilherme de Almeida na Semana de Arte Moderna em 1922, quando declamou alguns de seus poemas.

  • Instituto Moreira Salles

Semana Nacional dos Museus
Crédito: Arquivo Walther Moreira Salles/Acervo IMSVeja a programação do IMS Poços

Também tem programação bacana organizada pelo Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas. No dia 20 de maio, às 19h, acontece uma live com a jornalista Jéssica Balbino e o assistente social Gabriel Sá. Eles vão discutir o conceito de corpos dissidentes e os processos de exclusão que ainda permeiam o espaço público.

Serão abordadas as potências de resistência e os embates pela construção de novas narrativas e visibilidades. Para assistir, basta entrar na página do Facebook do IMS ou direto na página do Facebook do IMS Poços.

  • Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Localizados em Campos do Jordão, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival de Inverno, montaram uma programação mais do que especial para você curtir do conforto do lar durante e Semana Nacional de Museus.

Semana Nacional de Museus
Crédito: @_becsmiller/ Facebook Museu Felícia LeirnerAcompanhe a programação online do Museu Felícia Leirner

Entre os destaques estão a apresentação “Dançando sobre rodas: Kahlo Quando Não me Veem”, que acontece no dia 20 de maio e instigará o espectador a pensar sobre a questão da deficiência; e as dicas de literatura LGBT+ com o escritor e jornalista Leonardo Oliveira,  no dia 21 de maio. Ele preparou uma lista de obras que abordam representatividade LGBT e a importância desse assunto para o cenário cultural, político e social.

Para acompanhar todas as atividades das instituições durante a semana, acesse o Instagram @museufelicialeirner ou o site da instituição.

  • Memorial Vale

No dia 23, às 17h, e no dia 24 de maio, às 10h, acontece a performance “Em Nós: A Dança Afro De Marlene Silva”, criada pelo bailarino e coreógrafo Evandro Passos. A Marlene foi a pioneira da Dança Afro para palco em Minas Gerais, deixando diversos discípulos na Dança, pelo Brasil e pelo mundo.

A artista revolucionou o jeito de dançar dos mineiros nos anos 70, agregando pessoas das escolas de samba, do movimento “Black Soul”e bailarinos das mais variadas modalidades em sua academia na zona sul de Belo Horizonte.

Conheça o trabalho da Marlene Silva:

A performance integra o Diversidade Periférica, projeto que tem a curadoria de Patricia Alencar, e que busca aproximar moradores dos aglomerados à programação e às atividades do Memorial Vale, além de dar visibilidade às iniciativas, às manifestações e às práticas artístico-culturais existentes em cada comunidade.

Acompanhe o Instagram @memorial.vale para saber mais informações.

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O objetivo do evento é fortalecer a troca de vivências entre os museus brasileiros, além de expandir os potenciais e referências culturais desses espaços.

Aproveite a programação online de outros museus!

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.