Últimas notícias:

Loading...

Sesc Ipiranga tem cinema e pipoca grátis para os pequenos!

Projeto 'Minicine' exibe filmes de Michel Ocelot, diretor da famosa animação 'Kiriku e a Feiticeira'

Por: Redação

Até 07 de março de 2020

Sábado

As exibições ocorrem quinzenalmente, sempre às 11h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, o Sesc Ipiranga tem mostra de cinema gratuita (e com pipoca!) para a criançada. A mostra exibe as animações do diretor francês, Michel Ocelot.

O diretor tem sido considerado um dos grandes mestres do cinema da animação da atualidade, e na programação do Sesc vão ser exibidos cinco de seus filmes, como “Kiriku e a Feiticeira“, “Kiriku e os Animais Selvagens” e “Príncipes e Princesas“.

mostra de cinema no sesc ipiranga homenageia michel ocelot
Crédito: ReproduçãoCinema para crianças tem exibições e pipoca gratuitas para toda a família no Sesc Ipiranga

Um pouquinho de história…

Ocelot nasceu na França e viveu na África dos seis aos 12 anos, daí a origem das histórias de seus filmes baseadas nos contos tradicionais e mitos africanos.

As cores fortes representando os fundos e paisagens também revelam características dessa cultura. Outra marca do diretor é o uso da técnica de animação de silhuetas e sombras chinesa.

MUSEU AFRO BRASIL CELEBRA HISTÓRIA E ARTE AFRO-BRASILEIRA

Para conhecer parte da produção de Ocelot que tem encantado pessoas de todo o mundo, é só ficar de olho: a mostra de cinema acontece quinzenalmente entre 11 de janeiro a 7 de março, sempre às 11h.

No Sesc Ipiranga, a mostra de cinema abre com a animação de maior sucesso de Ocelot: “Kiriku e a Feiticeira”. A animação apresenta o fascínio da tradição africana numa história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia.

Baseado num conto da África Ocidental sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira contra a qual o pequeno Kiriku luta para preservar sua aldeia das forças do mal.

No dia 25 de janeiro, é a vez de “Kiriku e os Animais Selvagens”. No filme, o avô de Kiriku conta as desventuras do garoto, cuja altura não alcança nem o joelho de uma pessoa normal.

Entre elas, conta como Kiriku aprendeu a ser jardineiro, detetive, artesão, doutor, comerciante e viajante, percorrendo os diversos recantos da África.

Já no dia 8 de fevereiro, a mostra de cinema exibe “Kiriku: Os Homens e as Mulheres”, o terceiro filme da trilogia, em que Kiriku é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor.

Contado pelo seu avô, o homem sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade.

No dia 29 de fevereiro, “Príncipes e Princesas” conta a história de uma menina e um menino que encenam fantásticas peças de teatro de sombras, auxiliados por um velho técnico desempregado.

É uma animação criativa que mostra a beleza do Antigo Egito, a poesia da arte japonesa, o romance da Idade Média e os prodígios do ano 3000.

SESSÃO AZUL: CINEMA ADAPTADO PARA CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS SENSORIAIS

A sessão conta com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e áudio descrição.

A última exibição da mostra de cinema infantil, no dia 7 de março, apresenta “Azur e Asmar”. Na história, quando Azur e Asmar eram pequenos, foram amamentados pela mesma mulher, a mãe de Asmar e babá de Azur.

Ela sempre contava a história da Fada dos Djins, aprisionada, numa gruta de luz, esperando por um salvador. Educados como dois irmãos, eles foram cruelmente separados e só se encontram, já crescidos, como rivais, quando partem em busca da fada.

Esta sessão também conta com recursos de acessibilidade, como legenda em português.

Gosta de ler com a criançada? Olha essa dica: