Sesc Ipiranga tem cinema e pipoca grátis para os pequenos!

Projeto 'Minicine' exibe filmes de Michel Ocelot, diretor da famosa animação 'Kiriku e a Feiticeira'

Por: Redação

Até 07 de março de 2020

Sábado

As exibições ocorrem quinzenalmente, sempre às 11h

Grátis

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, o Sesc Ipiranga tem mostra de cinema gratuita (e com pipoca!) para a criançada. A mostra exibe as animações do diretor francês, Michel Ocelot.

O diretor tem sido considerado um dos grandes mestres do cinema da animação da atualidade, e na programação do Sesc vão ser exibidos cinco de seus filmes, como “Kiriku e a Feiticeira“, “Kiriku e os Animais Selvagens” e “Príncipes e Princesas“.

mostra de cinema no sesc ipiranga homenageia michel ocelot
Crédito: ReproduçãoCinema para crianças tem exibições e pipoca gratuitas para toda a família no Sesc Ipiranga

Um pouquinho de história…

Ocelot nasceu na França e viveu na África dos seis aos 12 anos, daí a origem das histórias de seus filmes baseadas nos contos tradicionais e mitos africanos.

As cores fortes representando os fundos e paisagens também revelam características dessa cultura. Outra marca do diretor é o uso da técnica de animação de silhuetas e sombras chinesa.

MUSEU AFRO BRASIL CELEBRA HISTÓRIA E ARTE AFRO-BRASILEIRA

Para conhecer parte da produção de Ocelot que tem encantado pessoas de todo o mundo, é só ficar de olho: a mostra de cinema acontece quinzenalmente entre 11 de janeiro a 7 de março, sempre às 11h.

No Sesc Ipiranga, a mostra de cinema abre com a animação de maior sucesso de Ocelot: “Kiriku e a Feiticeira”. A animação apresenta o fascínio da tradição africana numa história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia.

Baseado num conto da África Ocidental sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira contra a qual o pequeno Kiriku luta para preservar sua aldeia das forças do mal.

No dia 25 de janeiro, é a vez de “Kiriku e os Animais Selvagens”. No filme, o avô de Kiriku conta as desventuras do garoto, cuja altura não alcança nem o joelho de uma pessoa normal.

Entre elas, conta como Kiriku aprendeu a ser jardineiro, detetive, artesão, doutor, comerciante e viajante, percorrendo os diversos recantos da África.

Já no dia 8 de fevereiro, a mostra de cinema exibe “Kiriku: Os Homens e as Mulheres”, o terceiro filme da trilogia, em que Kiriku é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor.

Contado pelo seu avô, o homem sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade.

No dia 29 de fevereiro, “Príncipes e Princesas” conta a história de uma menina e um menino que encenam fantásticas peças de teatro de sombras, auxiliados por um velho técnico desempregado.

É uma animação criativa que mostra a beleza do Antigo Egito, a poesia da arte japonesa, o romance da Idade Média e os prodígios do ano 3000.

SESSÃO AZUL: CINEMA ADAPTADO PARA CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS SENSORIAIS

A sessão conta com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e áudio descrição.

A última exibição da mostra de cinema infantil, no dia 7 de março, apresenta “Azur e Asmar”. Na história, quando Azur e Asmar eram pequenos, foram amamentados pela mesma mulher, a mãe de Asmar e babá de Azur.

Ela sempre contava a história da Fada dos Djins, aprisionada, numa gruta de luz, esperando por um salvador. Educados como dois irmãos, eles foram cruelmente separados e só se encontram, já crescidos, como rivais, quando partem em busca da fada.

Esta sessão também conta com recursos de acessibilidade, como legenda em português.

Gosta de ler com a criançada? Olha essa dica: