Setembro Azul: Museus-Casas Literários têm programação em Libras

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade recebem programação especial de férias
Até
27
de setembro 2018
Segunda - Quarta - Quinta - Domingo
Diversos horários; confira abaixo

Cidade

Debates, encontro de poesia, exibição de filme e oficina de Libras integram a programação

aaaaaaaaaaaaaa

No mês dedicado à valorização da cultura surda, a Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade realizam uma série de atividades gratuitas para discutir o tema. O Setembro Azul busca conscientizar a sociedade sobre a importância de ações que promovam o acesso à cultura para a comunidade surda – no Brasil há cerca de 9,7 milhões de surdos, de acordo com o Censo de 2010 realizado pelo IBGE.

As ações acontecem entre os dias 23 e 27 de setembro e contam traduções Português-Libras e Libras-Português.

Setembro Azul
O evento promove a valorização da cultura surda

Você sabia?

Setembro é um mês repleto de datas significativas, que refletem a história de lutas e conquistas dos surdos. O dia 21 é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, seguido do Dia Nacional do Surdo e aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), 26; e também do Dia Internacional do Surdo, 30. O azul é uma cor emblemática, pois, durante a Segunda Guerra Mundial, identificava as pessoas com deficiência – dentre elas os surdos. Os nazistas as obrigavam a usarem uma faixa de cor azul fixada no braço, para serem marcadas e mortas. Dessa forma, o azul turquesa foi ressignificado e escolhido, por ser uma cor viva e representar o orgulho de ser surdo.

Museus-Casas Literários SP
Crédito: DivulgaçãoCasa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade recebem programação especial

Confira todos os detalhes da programação:

Abrindo o Setembro Azul, no domingo (23), das 15h às 17h, a Casa das Rosas convida o público para um encontro potente de poesia, organizado pelo Coletivo Corposinalizante. A proposta do Slam do Corpo é reunir a comunidade surda e os grupos envolvidos e interessados nos saraus, para uma experiência poética em Libras.

Já na terça-feira (25), das 19h30 às 21h, será a vez do público debater durante a mesa-redonda Acessibilidade: educadoras surdas em museus. A ideia é refletir sobre o impacto positivo da presença de pessoas surdas em equipes formadoras nesses espaços tem. A acessibilidade proporciona experiências muito ricas para as instituições, para a comunidade surda e para o público visitante. Isadora Borges, Priscila Souza e Sabrina Ribeiro irão comandar esse bate-papo.

A Casa Guilherme de Almeida organizou o Setembro Azul: exibição de filme e roda de conversa no Dia Nacional do Surdo, na quarta-feira (26), das 15h às 17h30. Família Bélier (2014), de Eric Lartigau, narra o cotidiano de uma família de surdos e da filha adolescente ouvinte, que atua como tradutora da língua de sinais nos afazeres da fazenda. A história se desenrola e a menina passa a acalentar o sonho de estudar em uma prestigiosa escola de canto em Paris. Após a exibição, a educadora surda Isadora Borges mediará o bate-papo, para discutir sobre o filme e sobre a convivência entre surdos e ouvintes. São oferecidas 40 vagas para a atividade, que precisa de inscrições.

E por fim, a Casa Mário de Andrade realizará na quinta-feira (27), das 14h30 às 18h30, a oficina Acessibilidade em surdez, que será dividida em duas partes: uma teórica e outra prática. No primeiro momento, coordenado pelo professor de Libras ouvinte Rubens Gomes, os participantes entrarão em contato com temas relacionados à comunidade, à cultura e à identidade surdas, bem como com a história de Libras. No segundo, o professor surdo Eduardo Sabanovaite fará exercícios com alguns sinais, incluindo números, saudações e um vocabulário básico para comunicação entre surdos e ouvintes. Também são oferecidas 40 vagas para a atividade, que necessita de inscrições.


Mais informações:

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br

Casa Guilherme de Almeida
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h
www.casamariodeandrade.org.br


Compartilhe:

Autor: Casa das Rosas

A Casa das Rosas é um tesouro arquitetônico remanescente do ciclo histórico das mansões da Av. Paulista. Foi concluída em 1935 pelo escritório de Ramos de Azevedo. Os herdeiros do arquiteto ali viveram até meados dos anos 1980. Com o tombamento do imóvel pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1987, o espaço passou por diversas ocupações até transformar-se em Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Desde então, é a “casa da poesia”, onde são oferecidos para a população cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro e exposições.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Casa das Rosas da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
2
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
3
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
4
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
5
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
6
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
7
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …
8
02:29
Uma hamburgueria digna do universo de Harry Potter
O Colaí visitou o Vassoura Quebrada, uma hamburgueria em São Paulo que poderia fazer parte do universo de Harry Potter.