Silvero Pereira apresenta espetáculo ‘BR Trans’ em São Paulo

Destaque de 'Bacurau', Silvero leva ao palco as histórias invisíveis de travestis, transformistas e transexuais pelas ruas e casas de show no Brasil

Por: Redação
Até
24
de janeiro 2020
Sexta
Às 21h

Com atuação de Silvero Pereira, o espetáculo “BR Trans” leva os desejos, as conquistas, as vivências e a exclusão de pessoas trans para o palco.

silvero pereira homenageia mulheres trans e travestis no espetáculo br trans
Crédito: DivulgaçãoCom um misto imaginação e de histórias reais, o espetáculo narra a história de pessoas travestis, transformistas e transexuais pelas ruas e casas de show no Brasil

Em cartaz até 24 de janeiro, no Teatro Alfredo Mesquita, o espetáculo é dirigido por Jezebel de Carli, professora e diretora gaúcha, e é resultado de quatro anos de pesquisas feitas por Silvero junto a travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre e outras cidades brasileiras.

Em cena, o ator e autor narra histórias de vida, interpreta canções e dá voz a um sem número de pessoas que a sociedade insiste em invisibilizar. Essas histórias são fragmentos do que ele ouviu durante sua pesquisa em POA, junto a interpretações livre de Silvero Pereira.

No palco, um cenário simula uma kitnet e “BR Trans”. Uma projeção ao fundo com uma contagem interminável de vítimas de transfobia no Brasil.

silvero pereira no espetáculo br trans
Crédito: DivulgaçãoBR Trans reconta histórias reais de travestis e transexuais do Nordeste e do Sul do Brasil, que Silvero conheceu quando, por experimento teatral, decidiu ser uma delas

Músicas vindas de um teclado embalam cenas dramáticas. Luzes manuseadas pelo próprio ator – aquele que não sabe “que parte do corpo é Silvero e que parte do corpo é Gisele”.

E é ali que ele dá vida àquelas que ainda não gozam de liberdade para ser quem são, escrevendo em seu corpo, com um lápis de olho, os nomes das autoras de suas histórias.

Quase como uma marca registrada, o trabalho de Silvero Pereira é ancorado no uso da linguagem teatral como um instrumento de transformação social.

Para conferir o espetáculo, é só aparecer lá no Teatro Alfredo Mesquita, às 21h, às sextas. Os ingressos para “BR Trans” custam até R$ 30 e podem ser comprados na bilheteria do teatro mesmo.

Que tal se programar para o Aniversário de São Paulo?

1
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
2
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
3
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
4
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não? Colaí …
5
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada! Colaí que eu tenho as …
6
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …
7
Uma voltinha no Mercado Público de Porto Alegre
Mais do que um ponto turístico, o Mercado Público de Porto Alegre concentra consumo, crença, cultura e tradição no centro …
8
3 jóias gastronômicas antigas de São Paulo
Afinal, panela velha é a que faz comida boa? Se depender da Casa Mathilde, da Padaria Santa Tereza e do …