Últimas notícias:

Loading...

Mergulhe no universo de Clarice Lispector neste site gratuito

Plataforma do IMS apresenta fotos, áudios, vídeos, manuscritos, cadernos e cartas inéditas

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Todos os dias

24 horas

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Os fãs de literatura brasileira ganharam um presente incrível do IMS – Instituto Moreira Salles! Para celebrar o centenário de Clarice Lispector, a instituição lançou um site bilíngue 100% dedicado à autora (clique aqui para acessar).

site Clarice Lispector
Crédito: Acervo IMSClarice Lispector por Maureen Bisilliat em agosto de 1969

E você nem imagina as preciosidades que vai encontrar nesse portal! São manuscritos, fotos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, em grande parte provenientes do acervo da escritora, sob a guarda do IMS desde 2004.

Entre os destaques está um depoimento em vídeo do mestre Antonio Cândido na FLIP 2005 sobre o primeiro livro de Clarice, “Perto do Coração Selvagem”, publicado em 1943.

A navegação pelo site pode ser feita de duas formas: por temas, mais voltada ao estudo; ou livre, simplesmente rolando a tela e contemplando a beleza das palavras de Clarice Lispector, como em um fluxo narrativo contínuo.

Se optar por rolar a tela sem pressa, você será surpreendide por elementos como o vídeo do filho da escritora, Paulo Gurgel Valente, comentando a relação com a mãe; o áudio de uma entrevista que a autora concedeu ao Museu da Imagem e do Som, em 1976, na qual comenta sua formação como advogada; um vídeo de Maria Bethânia interpretando um fragmento do livro “Água Viva” ou mesmo o retrato dela feito pelo célebre pintor Giorgio de Chirico, em 1945.

site Clarice Lispector
Crédito: Site Clarice Lispector/ reproduçãoNo site sobre a Clarice Lispector tem diversos materiais interessantes

Os alunos e os pesquisadores acadêmicos podem usufruir do site de outra maneira. Há uma cronologia ilustrada da escritora, aulas em vídeo, ministradas por estudiosos como Evando Nascimento, Nádia Battella Gotlib e José Miguel Wisnik, uma ampla bibliografia sobre a obra dela e muito mais.

Há também itens pouco conhecidos ou inéditos, como cadernos pessoais, cartas que Clarice enviou para as irmãs e para personalidades como Erico Verissimo, Mário de Andrade e o ex-presidente Getúlio Vargas e até manuscritos de “A Hora da Estrela” e “Um Sopro de Vida”.

Na seção Postagens, que terá atualização constante, os visitantes encontram textos breves sobre aspectos da obra clariceana, registrando o que se passa no mundo editorial, artístico e acadêmico em torno da escritora.

Curtiu? Então que tal fazer um mergulho poético na vida de Clarice Lispector?

Quer outras dicas de eventos online? Então, veja: 

Compartilhe: