Últimas notícias:

Loading...

Mergulhe no universo de Clarice Lispector neste site gratuito

Plataforma do IMS apresenta fotos, áudios, vídeos, manuscritos, cadernos e cartas inéditas

Ouça este conteúdo

Todos os dias

24 horas

Os fãs de literatura brasileira ganharam um presente incrível do IMS – Instituto Moreira Salles! Para celebrar o centenário de Clarice Lispector, a instituição lançou um site bilíngue 100% dedicado à autora (clique aqui para acessar).

site Clarice Lispector
Crédito: Acervo IMSClarice Lispector por Maureen Bisilliat em agosto de 1969

E você nem imagina as preciosidades que vai encontrar nesse portal! São manuscritos, fotos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, em grande parte provenientes do acervo da escritora, sob a guarda do IMS desde 2004.

Entre os destaques está um depoimento em vídeo do mestre Antonio Cândido na FLIP 2005 sobre o primeiro livro de Clarice, “Perto do Coração Selvagem”, publicado em 1943.

A navegação pelo site pode ser feita de duas formas: por temas, mais voltada ao estudo; ou livre, simplesmente rolando a tela e contemplando a beleza das palavras de Clarice Lispector, como em um fluxo narrativo contínuo.

Se optar por rolar a tela sem pressa, você será surpreendide por elementos como o vídeo do filho da escritora, Paulo Gurgel Valente, comentando a relação com a mãe; o áudio de uma entrevista que a autora concedeu ao Museu da Imagem e do Som, em 1976, na qual comenta sua formação como advogada; um vídeo de Maria Bethânia interpretando um fragmento do livro “Água Viva” ou mesmo o retrato dela feito pelo célebre pintor Giorgio de Chirico, em 1945.

site Clarice Lispector
Crédito: Site Clarice Lispector/ reproduçãoNo site sobre a Clarice Lispector tem diversos materiais interessantes

Os alunos e os pesquisadores acadêmicos podem usufruir do site de outra maneira. Há uma cronologia ilustrada da escritora, aulas em vídeo, ministradas por estudiosos como Evando Nascimento, Nádia Battella Gotlib e José Miguel Wisnik, uma ampla bibliografia sobre a obra dela e muito mais.

Há também itens pouco conhecidos ou inéditos, como cadernos pessoais, cartas que Clarice enviou para as irmãs e para personalidades como Erico Verissimo, Mário de Andrade e o ex-presidente Getúlio Vargas e até manuscritos de “A Hora da Estrela” e “Um Sopro de Vida”.

Na seção Postagens, que terá atualização constante, os visitantes encontram textos breves sobre aspectos da obra clariceana, registrando o que se passa no mundo editorial, artístico e acadêmico em torno da escritora.

Curtiu? Então que tal fazer um mergulho poético na vida de Clarice Lispector?

Quer outras dicas de eventos online? Então, veja: 

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.

Compartilhe: