StreetMusicMap: um canal 100% dedicado à música de rua

Por: Publi

Uma coisa é certa: música é linguagem universal, seja onde você for! Com objetivo de disseminar a música de rua, em 2014, o jornalista Daniel Bacchieri criou o canal StreetMusicMap. Funcionando de forma colaborativa, a plataforma divulga artistas independentes de diversos locais do globo, misturando reportagem, geodados e conteúdo audiovisual.

Nascida no Instagram, a ação já soma mais de 1.300 vídeos de músicos de rua de 97 países – tudo isso através do trabalho colaborativo de mais de 700 pessoas.

StreetMusicMap: cobertura global na música de rua

Com objetivo de fomentar a música de rua e incentivar o intercâmbio artístico entre diferentes países e continentes, o canal já realizou curadoria para importantes eventos criativos do Brasil, como o Festival Path, O.bra Festival, SIM São Paulo, Prêmio Brasil Criativo e Arte na Rua – Festival Itinerante de Artistas de Rua.

Além do Instagram, o canal ainda conta com podcast próprio (StreetMusicMap Radio), short docs, playlists customizadas no Spotify, álbum gravado ao vivo nas ruas de São Paulo (StreetMusicMap Vol. 1 – Live at O.bra Festival – Loop Discos, 2016) e geolocalização das performances dos artistas.

Você é artista e quer divulgar seu trabalho via StreetMusicMap? Basta enviar vídeos de até um minuto para o e-mail streetmusicmap@gmail.com, ou incluir a hashtag #streetmusicmap ao publicar o conteúdo nas redes sociais.

Além disso, é muito importante identificar o nome do artista/grupo e o endereço onde a gravação foi realizada (rua, cidade, estado e país). Linkar as contas oficiais do músico de rua e do profissional responsável pela filmagem também é crucial para que a informação chegue completíssima aos seguidores!

O projeto ganhou destaque em inúmeras competições internacionais e nacionais: Prata na categoria Social Content & Marketing-Social Video no W³ Awards (2017); Finalista por dois anos no Webby Awards (categoria Social – Music), em 2017/2018; Vencedor na categoria “Música Que Conecta” do Prêmio Vivo Música Que Transforma 2016, e Finalista do “I AM SP! A Rua é o Palco”.

1
Onde curtir um show de música independente delicinha em São Paulo
Pagar dois salários mínimos pra ver show não dá, né? Ainda mais quando São Paulo é a cidade onde você encontra …
2
RJ: Um mergulho literário no Real Gabinete Português de Leitura
O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa não apenas por suas paisagens e praias! Ali no centro fica um dos …
3
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
4
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
5
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
6
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
7
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
8
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …