Imagem do Topo

Super Off projeta no CCSP mais de 80 filmes feitos em Super 8

Algumas sessões da mostra competitiva do festival têm sonorização ao vivo

Por: Redação | Comunicar erro
Até
22
de julho 2018
Domingo - Quarta - Sexta - Sábado
Sessões em diversos horários

Se você gosta de cinema, não pode perder a quinta edição do festival Super Off, que projeta mais de 80 filmes, feitos no saudoso formato Super 8 (super 8mm), que revolucionou o cinema nos anos de 1970 e foi fundamental para a formação de importantes cineastas brasileiros. O evento acontece de 18 a 22 de julho, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Liberdade, com sessões às 18h e às 20h. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes.

Homem operando projetor de super 8.
Crédito: divulgação - Super OffSuper Off ocorre no Centro Cultural São Paulo, de 18 a 22 de julho
Negativos de filmes em Super 8mm
Crédito: divulgação - Super OffMostra Super Off exibe mais de 80 filmes em Super 8
Projeção de filme em Super 8
Crédito: divulgação - Super OffFilmes da mostra competitiva são sonorizados ao vivo
Homem colocando filme no projetor de super 8
Crédito: divulgação - Super OffSuper Off comemora cincoo edições
Projetor de filmes em super 8mm
Crédito: divulgação - Super OffFormato Super 8 foi fundamental para a formação de importantes cineastas brasileiros
Equipe do projeto filmando em câmera super 8
Crédito: divulgação - Super OffSuper Off tem a proposta de preservar a produção em Super 8

A abertura, no dia 18, às 20h, exibe o filme “Marcos Fontana, o artista completo”, com bate-papo na sequência. Nos demais dias do evento, há sete programas da mostra competitiva, com 47 filmes. Essas sessões são sempre seguidas por debates com os realizadores e sonorizadas ao vivo.

Em uma das categorias da competição, estudantes de audiovisual que participaram de uma oficina de 3h no CCSP tiveram o desafio de criar um filme em apenas 48 horas. Nessa experiência, exibida no domingo, dia 22, às 18h, foram produzidos os títulos “A Vila – Registros”, “Através das Lentes Omissas”, “Translucidez”, “O Valor da Arte”, “Teste de Audiência” e “Análogoses”.

Há, ainda, mostras paralelas com diferentes temas, como um recorte do festival mexicano Ultracinema e “Mulheres Empoderadas, Mulheres Cineastas”. Além disso, no domingo, tem sessão surpresa “Home Movie Day” às 16h e a premiação às 20h.

Confira aqui a programação completa do festival.

Super Off

O Super Off – Festival Internacional de Cinema Super 8 é realizado pelo coletivo Mundo em Foco, que ministra, desde 2004, cursos gratuitos de audiovisual para jovens em situação de vulnerabilidade social. Além de resgatar a história do cinema, o projeto tem a proposta de preservar esse antigo formato ao incentivar a produção de novos filmes.

Apesar de ter apoio de várias instituições, a mostra não conta com patrocinadores. Toda programação é realizada por meio de uma campanha de financiamento coletivo. É possível fazer sua doação aqui.