Shopping sustentável sim! Conheça o Parque da Cidade

Localizado na zona sul de SP, o espaço foi projetado para preservar e reduzir impactos ao meio ambiente. Saiba tudo:

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Incontáveis motivos fazem do Parque da Cidade um shopping especial, entre eles, o destaque vai para a sustentabilidade! Localizado na zona sul de São Paulo, o espaço conta com uma área verde de 22 mil m² e uma estrutura projetada para economizar água e energia, a fim de gerar menos impacto ambiental.

Dentro do shopping, a sensação é de estar em um parque, já que o local abriga mais de 10 espécies de plantas originárias da Mata Atlântica, entre elas: Flor de Maio, Palmito Jussara, Pitangueira, Palmeira Petrópolis e Jabuticabeira. E sim, pode até comer as frutinhas. Não é demais?!

 

Shopping sustentável sim! 

Por conta de suas práticas ambientais, o Parque da Cidade é o único shopping do país com certificação LEED nível Gold, do United States Green Building Council, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente seu entorno.

Pelos corredores, tapumes estampam a campanha “Você Sabia?”, que exibe práticas em defesa ao meio ambiente e defende a importância do bom convívio e da preservação, a partir da ideia de que a sustentabilidade está nos pequenos detalhes.

Conheça as iniciativas do Shopping Parque da Cidade:

Telhado verde | Deixa o ambiente mais agradável e saudável porque ajuda a controlar a umidade do ar, protege contra altas temperatura no verão e mantém a temperatura interna no inverno. Já para a cidade e para o meio ambiente, o telhado verde é importante porque diminui a poluição, economiza energia e absorve 30% da água da chuva, reduzindo a chance de enchentes.

Coleta de lixo a vácuo | Os resíduos são coletados por dutos subterrâneos e viajam a 80km/h para uma central que os direciona para descarte, evitando contaminação. O sistema reduz a quantidade de rejeitos encaminhados para aterros e o número de viagens de caminhões de lixo. Presente em grandes cidades do mundo como Barcelona, Estocolmo e Londres, o sistema tem tubulações que automaticamente coletam e transportam resíduos para a compactação e a reciclagem adequadas, promovendo o descarte ambientalmente correto dos rejeitos de maneira silenciosa, segura e sem odor.

Limpeza sustentável | Uso de produtos e sistemas de limpeza que não agridem o meio ambiente e são até mais eficazes. A tecnologia usa geradores de ozônio em substituição ao cloro e é três mil vezes mais rápida e 35 vezes mais potente na eliminação de germes e bactérias. Ao mesmo tempo, equipamentos convertem eletricamente água e sal em uma solução ionizada (que substitui produtos químicos convencionais).

Economia de água | O sistema a vácuo dos mictórios e sanitários utiliza apenas ¼ da água das soluções convencionais, o que garante a economia de mais de um milhão de litros por ano.

Meios de transportes sustentáveis | O shopping incentiva o uso de bicicleta, que faz bem para a saúde das pessoas e ajuda a aliviar o trânsito e a poluição da cidade. Oferece um bicicletário em seu estacionamento subsolo e, anexo a ele, um vestiário com chuveiro para comodidade do usuário. Também conta com pontos de recarga gratuita para carros elétricos e híbridos no 2º subsolo, nas vagas exclusivas.

Economia de energia | Grandes janelas que valorizam a luz natural e vidros com baixa absorção de calor ajudam a minimizar a temperatura interior, diminuindo a necessidade de uso frequente do ar condicionado. Os equipamentos de ar condicionado foram escolhidos pela sua eficiência, atendendo critérios da certificação LEED.

Ficou curiose e quer conhecer o Parque da Cidade? O shopping está de portas abertas para receber o público, respeitando todas as normas de higiene e segurança! Clique aqui e confira a política de reabertura do espaço.

#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤

Confira o endereço, o horário de funcionamento e mais detalhes sobre o Parque da Cidade:

 

Todos os dias

Segunda a sábado: das 12h às 20h
Domingos e feriados: lojas e quiosques das 14h às 20h e alimentação das 12h às 20h

Grátis

Aqui vão mais algumas dicas essenciais: