Últimas notícias:

Loading...

Tanabata Matsuri: 43° Festival das Estrelas anima a Liberdade

O festival é realizado há mais de quatro décadas na região e conta com shows, apresentações típicas e uma bela cerimônia xintoísta

Por: Redação

Nos dias

09/07 - 10/07

2022

Das 10h30 às 18h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Celebrado no Japão desde o século 11  – e em terras brasileiras desde 1979 – o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, realiza sua 43ª edição no bairro da Liberdade, nos dias 9 e 10 de julho, das 10h30 às 18h.

Como manda a tradição, as ruas e a praça da região são decoradas com kussudamas, grandes ramos de bambu ornamentados por enfeites de papel colorido chamados de tanzakus  e que simbolizam as estrelas.

Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas, Liberdade
Crédito: Luci Judice Yizima - divulgação/ Infato ComunicaçãoOs tanzakus estão repletos de desejos

Esses papéis simbolizam desejos. Por isso, é importante entender o significado de cada cor: amarelo significa dinheiro; azul, proteção dos céus; branco, paz; rosa, amor; verde, esperança; e vermelho, paixão.

Para ter seu pedido realizado, é preciso adquirir um tanzaku, escrever seu desejo nele e pendurá-lo nos galhos dos bambus. Ao final da celebração, os bilhetes passam por uma cerimônia xintoísta e são queimados para que as palavras alcancem as estrelas Vega (Orihime) e Altair (Kengyu) São essas entidades que transformam os sonhos em realidade.

A origem do Festival das Estrelas deriva de uma lenda oriental sobre um amor impossível. A princesa Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, se apaixonou por Kengyu, um pastor de gado. Ao se focarem apenas no romance, eles deixaram de lado as tarefas e as obrigações diárias.

Por causa da falta de responsabilidade, o pai de Orihime decidiu separá-los, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea. Sentindo a tristeza da filha, ele autorizou o casal a se encontrar uma vez por ano (no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar) com uma condição: eles precisavam atender a todos os pedidos vindos da Terra.

Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas, Liberdade
Crédito: Luci Lizima - divulgação/ Infato Comunicação Tanabata Matsuri colore as ruas da Liberdade

Atrações culturais do Festival das Estrelas

Além da decoração, o bairro recebe uma intensa programação cultural. Estão previstas apresentações de tambores Taikô, artes marciais e danças típicas japonesas, além de vários shows.

Este ano tem uma super novidade: o público pode aproveitar uma série de workshops gratuitos na Praça da Liberdade-Japão. No sábado, dia 9, estão confirmadas a oficina de oshibana, às 11h; a de orinuno (dobradura em tecido), às 14h; e a de mangá, às 16h.

Já no domingo tem origami, às 11h; Ikebana, às 14h; e mangá, às 16h. Atenção: as turmas serão formadas no mesmo dia e no local por cada instrutor, com limite de capacidade.

Mas não é só isso! A famosa Parada Taikô acontece às 14h30 do sábado na Praça da Liberdade-Japão. No domingão, tem performance da flautista japonesa Hiromi Coppede, shows com cantores que estiveram no The Voice Kids, cosplay com Diogo Miyahara & Tokusatsu, o cantor Ricardo Nakase e ballet.

Essa belezinha de evento é organizada pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL).


Que tal aproveitar também para curtir algumas festas juninas em SP?

Compartilhe:

?>