Tanabata Matsuri: Festival das Estrelas acontece online e com drive-thru ⭐

42° edição do tradicional evento garante quatro horas de uma programação imperdível e comidinhas deliciosas!

Por: Redação

02 de agosto de 2020

Das 14h às 18h (pedidos drive-thru até 26 de julho)

Há mais de quatro décadas o Tanabata Matsuri, também conhecido como Festival das Estrelas, encanta o público nas ruas da Liberdade, em SP. Este ano, com a pandemia de coronavírus, o evento acontece inteiramente online, com direito a drive-thru de comidinhas e dos tradicionais tanzakus (bilhetes coloridos com desejos que devem ser pendurados em bambus).

Tanabata Matsuri online - festival das estrelas online
Crédito: Adriano Makoto Suzuki/ Wikimedia CommonsPela primeira vez, o tradicional Tanabata Matsuri acontece online

É possível encomendar diversas delícias até 26 de julho, com retirada prevista para o dia 2 de agosto. Tem gyoza, tempurá, frango a passarinho, yakisoba, rocambole de chá verde, moti com sorvete (bolinho de arroz glutinoso recheado com sorvete artesanal) e muito mais!

E não é só isso! Você pode pedir seus tanzakus pelo Whatsapp (11) 99025-2113, também para retirar no dia do evento, entre às 10h e às 17h, no esquema drive-thru. A entrada é pela Rua Fagundes, 153 e a saída é pela Rua Galvão Bueno, 425.

Lembre-se: verde simboliza esperança, branco é paz, vermelho é gratidão, azul é proteção e saúde, rosa é amor e amarelo é dinheiro e prosperidade. Nos bilhetes as pessoas escrevem desejos para serem enviados às estrelas Vega e Altair, que, segundo a lenda japonesa, ficam em lados opostos na galáxia e se encontram somente nesta época do ano.

Se quiser aproveitar e pendurar seus desejos nos bambus decorativos, basta ir à sede da ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), localizada na avenida Liberdade, 365. Para garantir a segurança de todos, é preciso estar de máscara e respeitar as regras de isolamento social. A entrada de pessoas será controlada, evitando aglomerações.

Festival das Estrelas na Liberdade, São Paulo
Crédito: Paulo Pinto/ Fotos PúblicasTanabata Matsuri acontece no bairro da Liberdade desde 1979

O 42º Tanabata Matsuri acontece no dia 2 de agosto, domingo, entre às 14h às 18h. A transmissão é pelo YouTube da ACAL.

Acompanhe todas as novidades pelo Instagram da ACAL. Atenção: o evento promete reunir atrações internacionais, então fique ligado(a)!

  • As origens do Tanabata Matsuri

A história do festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial, e a data tornou-se feriado nacional em 1603.

Segundo a lenda, o Festival das Estrelas homenageia a história de amor de Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial. Ela se casou com um rapaz por quem era muito apaixonada, mas a força desse sentimento fez com que ambos descuidassem dos seus afazeres normais.

Até que seu pai indignado ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, mas permitiu que eles se reencontrassem apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem a ordem de atender aos pedidos vindos da Terra.

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nesta época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os apaixonados possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.

Gostou do Tanabata Matsuri online e quer curtir mais eventos? Olhe só: