Teatro acessível: grupo faz apresentação inclusiva de graça

'Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade' celebra o Dia Nacional do Teatro Acessível no dia 19 de setembro, em Ipanema

Por: Redação

Viva o Dia Nacional do Teatro Acessível! Referência internacional em inclusão, a ONG Escola de Gente comemora a data pela primeira vez no Rio com uma apresentação do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, marcada para o dia 19 de setembro, às 19h, no Teatro Ipanema. E você pode comemorar junto sem pagar nada para assistir!

No espetáculo são disponibilizados oito recursos de acessibilidade, como intérprete da Língua de sinais brasileira (Libras), fones para áudiodescrição e material de comunicação em braile e formatos digitais. 

Apresentação do grupo de teatro 'Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade'
Crédito: Juliana Rocha/DivulgaçãoTeatro acessível: grupo ‘Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade’ faz apresentação gratuita no Teatro Ipanema

A intenção do evento é fomentar o debate sobre o Teatro Acessível. A causa se tornou lei em 2017, a partir do trabalho pioneiro, inovador e sistemático da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão na realização de oficinas e espetáculos 100% inclusivos.

Fundada pela jornalista e escritora Claudia Werneck, a ONG iniciou a formação e execução de projetos culturais em 2003 com a criação do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade” pela atriz Tatá Werneck.

Parceria com a Globo: quem aí já viu a nossa campanha pelo teatro acessível na TV?Como parte das comemorações do Dia Nacional do Teatro Acessível, em 19 de setembro, estamos com uma campanha nos intervalos da emissora. Tá muito legal!Os/as parceiros/as foram fundamentais! A locução é da atriz Tata Werneck, o roteiro do Beto Werneck, a gravação da Traquitana Filmes e edição da Digigraph. Ah! É tão óbvio pra gente que acabamos esquecendo de contar: o filme tem todos os recursos de acessibilidade. Por isso, você pode divulgar para todas as pessoas – com ou sem deficiência.O filme foi feito graças à MRS Logística, patrocinadora da 2ª Mostra de Teatro Acessível, e a parceiros como ANPR – Associação Nacional dos Procuradores da República, Fundação Pedro Jorge, White Martins – Praxair, Associação Nacional do Ministério Público de Contas – Ampcon e Ministério da Cultura.

Posted by Escola de Gente – Comunicação em Inclusão on Thursday, September 28, 2017

De lá para cá, mais de 100 mil pessoas das cinco regiões do Brasil já assistiram a companhia. Em 2015, a iniciativa foi reconhecida no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo. 

1
Pista Cláudio Coutinho: natureza fora da mesmice no RJ
Ideal para caminhadas, a Pista Claudio Coutinho te leva para um passeio cercado de natureza: de um lado o mar …
2
As melhores sorveterias para refrescar o calor de Salvador
Calor, sol escaldante, praia… em Salvador é verão o ano todo, minha gente! E pra refrescar esse calorão todo, bora …
3
Rapel na Ponte do Sumaré em SP: vai encarar?
Já pensou em pular da ponte com os amiguinhos? Sim? Colaí, que hoje vamos saltar da Ponte do Sumaré!
4
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
5
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
6
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
7
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
8
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!