Texto censurado de Millôr Fernandes ganha o palco do Municipal

Por: Redação | Comunicar erro

No dia 26 de setembro, a partir das 19h, acontece o 9º Ciclo de Leituras Dramatizadas apresentando o clássico “Liberdade, Liberdade”. A obra de Millôr Fernandes e Flávio Rangel ganha o palco do Teatro Municipal de Niterói, com entrada Catraca Livre.

“Liberdade, Liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, ganha leitura dramatizada

Escrito em 1965, o texto foi encenado em todo o Brasil, em plena ditadura militar. A peça foi marcada pelo entusiasmo dos universitários, pela repressão de autoridades locais e pelo medo do grande público. O crítico teatral Décio de Almeida Prado lembrou na época que “ninguém clama por liberdade se não se sente ameaçado de perdê-la”. Ele não estava enganado, tanto que a peça foi proibida pela censura poucos meses depois de sua estreia.

Para esta apresentação, a obra foi adaptada por Érika Ferreira e Sylvio Moura. Personalidades negras que não foram incluídas na proposta escrita pelos autores, agora ganham voz e força. Isso sem deixar de lado as reflexões feitas no texto original sobre vários períodos de limitação da liberdade na história da humanidade.

Nomes como Nelson Mandela, Angela Davis, Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus estarão presentes e somados ao negro olhar sobre a liberdade.

Primeira vez nos palcos

A versão original estreou num teatro improvisado no Rio de Janeiro, em 1965, no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, o Mártir da Independência. Com direção de Flávio Rangel, o elenco era formado por Paulo Autran, Tereza Rachel, Nara Leão e Oduvaldo Vianna Filho, numa produção conjunta do Teatro Opinião e do Teatro de Arena de São Paulo. A repercussão nacional e internacional foi imediata; até o New York Times registrou o sucesso do mais ambicioso dos espetáculos de protesto.

1 / 8
1
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
2
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
3
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
4
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
5
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
6
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
7
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
8
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …