Texto censurado de Millôr Fernandes ganha o palco do Municipal

Por: Redação | Comunicar erro

No dia 26 de setembro, a partir das 19h, acontece o 9º Ciclo de Leituras Dramatizadas apresentando o clássico “Liberdade, Liberdade”. A obra de Millôr Fernandes e Flávio Rangel ganha o palco do Teatro Municipal de Niterói, com entrada Catraca Livre.

“Liberdade, Liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, ganha leitura dramatizada

Escrito em 1965, o texto foi encenado em todo o Brasil, em plena ditadura militar. A peça foi marcada pelo entusiasmo dos universitários, pela repressão de autoridades locais e pelo medo do grande público. O crítico teatral Décio de Almeida Prado lembrou na época que “ninguém clama por liberdade se não se sente ameaçado de perdê-la”. Ele não estava enganado, tanto que a peça foi proibida pela censura poucos meses depois de sua estreia.

Para esta apresentação, a obra foi adaptada por Érika Ferreira e Sylvio Moura. Personalidades negras que não foram incluídas na proposta escrita pelos autores, agora ganham voz e força. Isso sem deixar de lado as reflexões feitas no texto original sobre vários períodos de limitação da liberdade na história da humanidade.

Nomes como Nelson Mandela, Angela Davis, Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus estarão presentes e somados ao negro olhar sobre a liberdade.

Primeira vez nos palcos

A versão original estreou num teatro improvisado no Rio de Janeiro, em 1965, no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, o Mártir da Independência. Com direção de Flávio Rangel, o elenco era formado por Paulo Autran, Tereza Rachel, Nara Leão e Oduvaldo Vianna Filho, numa produção conjunta do Teatro Opinião e do Teatro de Arena de São Paulo. A repercussão nacional e internacional foi imediata; até o New York Times registrou o sucesso do mais ambicioso dos espetáculos de protesto.

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …