Théâtre du Soleil realiza atividades gratuitas no Bom Retiro

Criado a partir de efervescentes experimentações artísticas em 1960, o Théâtre du Soleil é uma companhia francesa reconhecida por se instalar na Cartoucherie de Vincennes – antiga fábrica militar transformada em um conjunto teatral em Paris – e explorar um teatro vanguardista e experimental.

Até 20 de julho, a Cia. traz alguns de seus integrantes à Oficina Cultural Oswald de Andrade para realização da Semana de imersão antropofágica: artista do Théâtre du Soleil em São Paulo. Workshops, exibições de filmes e debates integram a programação do evento, basta se inscrever gratuitamente no site da instituição.

“Os náufragos do louca esperança” é um dos filmes exibidos durante a semana na Oficina Cultural
“Os náufragos do louca esperança” é um dos filmes exibidos durante a semana na Oficina Cultural

Na oficina Cores primárias: os estados emocionais como ponto de partida para a improvisação, Aline Borsari propõe um mergulho no que os indianos chamam de Rasa –  emoções, sabores, cores e expressões que formam uma categoria fundamental na primeira percepção de uma obra de arte. O objetivo é criar personagens a partir de situações dramáticas, pensando na união de ator, personagem e público.A atividade tem como tripé o ator, a música e a encenação, e acontece de 16 a 20 de julho, segunda a sexta-feira às 9h.

Com base nos personagens e situações inspiradas nas três principais peças de Tchékhov – A Gaivota, O Jardim das Cerejeiras e As três irmãsArman Saribekyan trabalha o jogo do ator a partir do seu corpo em cena e suas ações em Tchékhov de carne e osso. Um trabalho que une corpo e imaginação em prol da descoberta dos personagens desse dramaturgo que também era médico e que não escondia seu olhar anatômico, fisiológico e, portanto, extremamente vivo e humanista em suas obras. Os encontros acontecem entre 16 e 20 de julho, segunda a sexta-feira às 14h.

Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza “Semana de imersão antropofágica: artista do Théâtre du Soleil em São Paulo” com programação gratuita
Créditos: Marcia Alves
Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza “Semana de imersão antropofágica: artista do Théâtre du Soleil em São Paulo” com programação gratuita

Para refletir sobre os trabalhos já realizados pela companhia francesa acontece, nos dias 16, 18 e 20 de julho às 18h30, a Projeção de filmes e debates do Théâtre du Soleil. Na atividade o público assiste filmes dos espetáculos da trupe, seguido de conversa com dois artistas do Théâtre du Soleil, Aline Borsari e Armand Sarybekian, mediado pela Érika Bodstein, doutoranda pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, dedicada atualmente à pesquisa sobre a escrita cinematográfica no Théâtre du Soleil.

A primeira exibição é do longa 1789” no dia 16. O filme de Ariane Mnouchkine foi gravado no decorrer das treze últimas apresentações do espetáculo homônimo, realizado pelo Théâtre du Soleil, que foi considerado uma revolução das formas teatrais da época.

Dia 18 é exibidoA noite milagrosa (La Nuit Miraculeuse), único filme da trupe que não foi criado a partir de um espetáculo. O trabalho de dirigido por Ariane Mnouchkine foi realizado pela Assembleia Nacional Francesa em comemoração ao bicentenário da Declaração dos Direitos Humanos.

Por fim, a gravação de “Os náufragos do Louca Esperança, filme construído a partir do espetáculo teatral homônimo, encenado pelo Théâtre du Soleil no Sesc Belenzinho em outubro de 2011. A trama é baseada em romance póstumo de Júlio Verne e se passa às vésperas da Primeira Guerra Mundial