Tour no cemitério destaca grandes mulheres da história nacional

A fim de refletir sobre papel da mulher na sociedade, o tour pelo Cemitério da Consolação é guiado pela arquiteta Angela Arena

Por: Redação
17
de fevereiro 2019
Das 9h30 às 13h

Passeio pelos corredores mórbidos dos cemitérios paulistanos tem aos montes, mas a guia de turismo e pesquisadora Angela Arena* propõe algo mais legal ainda: um tour no Cemitério da Consolação para conhecer a história de grandes mulheres brasileiras!

túmulo no cemitério da consolação
Tour no Cemitério da Consolação resgata a história de grandes mulheres sepultadas por lá

O objetivo do passeio é revelar o universo feminino e apontar as mulheres de maior importância pelas posições de destaque que alcançaram na história, como também algumas anônimas, que permite aos participantes promover uma reflexão quanto ao papel da mulher na sociedade.

A ideia de fazer esse tour feminista surgiu após a guia perceber que, como em outros setores, o cemitério enaltece o lado masculino, costumando ter destaque até na estrutura e nas artes tumulares.

Tanto que o roteiro demorou mais de três meses para ser concluído pois era difícil encontrar material de muitas das mulheres sepultadas no cemitério.

Estátua no Cemitério da Consolação
Crédito: Divulgação - Site oficial da Jornada do PatrimônioCemitério da Consolação tem visita guiada sobre grande mulheres da história nacional

Entre os túmulos visitados, estão o da pianista Guiomar Novaes, da antropóloga Ruth Cardoso, da filantropa Pérola Byington, da educadora Anália Franco, da intelectual Veridiana Prado e da artista Tarsila do Amaral.

O tour no Cemitério da Consolação dura aproximadamente três horas e acontece no dia 17 de fevereiro, às 9h30. As inscrições custam R$ 45 por pessoa e devem ser feitas pelo e-mail cenaspaulistas.turismo@gmail.com. As vagas são limitadas.

*Angela Arena é guia credenciada, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Especialista em História da Arte.

1
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
2
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
3
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
4
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
5
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
6
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
7
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …
8
Teatro Oficina Uzyna Uzona: patrimônio vivo em SP
Que tal conhecer o grupo de teatro mais antigo e em atividade do Brasil? Sessentona, a Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona …