Tour no cemitério destaca grandes mulheres da história nacional

Tarsila do Amaral, Ruth Cardoso e Pérola Byington são alguns dos túmulos femininos visitados no tour no Cemitério da Consolação
Por: Redação | Comunicar erro

A fim de refletir sobre papel da mulher na sociedade, o tour pelo Cemitério da Consolação é guiado pela arquiteta Angela Arena

Passeio pelos corredores mórbidos dos cemitérios paulistanos tem aos montes, mas a guia de turismo e pesquisadora Angela Arena* propõe algo mais legal ainda: um tour no Cemitério da Consolação para conhecer a história de grandes mulheres brasileiras!

túmulo no cemitério da consolação
Tour no Cemitério da Consolação resgata a história de grandes mulheres sepultadas por lá

O objetivo do passeio é revelar o universo feminino e apontar as mulheres de maior importância pelas posições de destaque que alcançaram na história, como também algumas anônimas, que permite aos participantes promover uma reflexão quanto ao papel da mulher na sociedade.

A ideia de fazer esse tour feminista surgiu após a guia perceber que, como em outros setores, o cemitério enaltece o lado masculino, costumando ter destaque até na estrutura e nas artes tumulares.

Tanto que o roteiro demorou mais de três meses para ser concluído pois era difícil encontrar material de muitas das mulheres sepultadas no cemitério.

Estátua no Cemitério da Consolação
Crédito: divulgação - Site oficial da Jornada do PatrimônioCemitério da Consolação tem visita guiada sobre grande mulheres da história nacional

Entre os túmulos visitados, estão o da pianista Guiomar Novaes, da antropóloga Ruth Cardoso, da filantropa Pérola Byington, da educadora Anália Franco, da intelectual Veridiana Prado e da artista Tarsila do Amaral.

O tour no Cemitério da Consolação dura aproximadamente três horas e acontece no dia 17 de fevereiro, às 9h30. As inscrições custam R$ 45 por pessoa e devem ser feitas pelo e-mail cenaspaulistas.turismo@gmail.com. As vagas são limitadas.

*Angela Arena é guia credenciada, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Especialista em História da Arte.

Compartilhe:

Tags: #Agenda São Paulo #Cemitério #empoderamento feminino #feminismo #passeio #Passeio Guiado
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
2
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
3
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
4
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
5
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
6
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
7
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
8
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …