Veja obras icônicas de Jean-Michel Basquiat neste tour virtual

Experiência online reúne 70 trabalhos incríveis! Confira todos os detalhes:

Ouça este conteúdo

Todos os dias

24 horas

Em 2019, a norte-americana Fundação Brant realizou uma exposição com 70 obras de Jean-Michel Basquiat (1960-1988). Os planos da instituição eram reabrir a mostra em 2020, mas a pandemia do novo coronavírus inviabilizou a iniciativa.

tour virtual Basquiat
Crédito: The Brant Foundation/ reproduçãoPercorra a Fundação Brant e veja 70 obras de Jean-Michel Basquiat

Mas, para a alegria dos amantes das artes, o museu criou um tour virtual gratuito. Basta acessar este link e percorrer os quatro andares do edifício, olhando em detalhes as obras desse importante artista.

Um pouco de história…

Basquiat inicia sua trajetória artística nas paredes, portas de casas e metrôs de Nova York. Com o amigo Al Diaz cria a SAMO (same old shit), marca e assinatura que usava enquanto grafitava pela cidade nos anos 1970.

Basquiat na The Brant Foundation
Crédito: The Brant Foundation/ reproduçãoPercorra os quatro andares da Fundação Brant para encontrar obras icônicas de Basquiat

Mas foi na década de 1980 que revolucionou a arte moderna com seu “primitivismo intelectualizado”, uma tendência neoexpressionista. Seus trabalhos retratam personagens esqueléticos, rostos apavorados, rostos mascarados, carros, edifícios, policiais, ícones negros da música e do boxe e cenas da vida urbana. Tudo isso misturado a colagens, pinceladas nervosas, rabiscos e escritas indecifráveis, sempre em cores fortes e em telas grandes.

Seus quadros fazem duras críticas ao racismo existente na sociedade norte-americana e foram expostos em alguns dos museus mais importantes do mundo, como Osaka City Museum of Modern Art (Japão), Kestner-Gesellschaft (Alemanha), Museum Boymans-van Beuningen (Holanda) e Museum of Modern Art, em Nova York.

Basquiat
Crédito: The Brant Foundation/ reproduçãoVisite a exposição de Jean Michel Basquiat sem sair de casa

Durante a breve carreira, Basquiat produziu mais de 1.000 quadros e 2.000 mil desenhos. Amigo de Andy Warhol, Basquiat foi o primeiro afro-americano a ter acesso à fechada cena das artes plásticas novaiorquinas. Sua influência se estende para os campos da música, da poesia e da performance.

Você pode conferir outras atrações ao redor do mundo e sem sair de casa!

 

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.