Últimas notícias:

Loading...

Exposição da dupla OSGEMEOS na Pinacoteca ganha tour virtual

Percorra 10 ambientes do museu em um passeio 360º imperdível! Vamos nessa?

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Todos os dias

24 horas

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

Se você não conseguiu conferir a megaexposição da dupla OSGEMEOS na Pinacoteca (SP), não precisa ficar triste. Agora é possível fazer um tour virtual 360º pelos mais de 1.000 itens que compõem o imaginário desses talentosos artistas!

OSGEMEOS, tour virtual - pinacoteca
Crédito: Reprodução/ site da PinacotecaVocê vai se sentir dentro de algumas obras no tour virtual da exposição d’OSGEMEOS

A mostra ocupa 10 espaços do museu. São sete salas expositivas, além do octógono, do hall e do pátio. Pelo tour, o público consegue caminhar por todos esses ambientes, explorando pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, fotografias e desenhos feitos em várias fases dos artistas.

E, para deixar a exposição ainda mais rica, o curador Jochen Volz reuniu, pela primeira vez, cadernos de anotações da fase adolescente da dupla, formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. É a chance do público descobrir como surgiram os famosos personagens amarelos!

Entre os destaques da exposição estão duas telas feitas pelos irmãos em parceria com Banksy, um dos mais famosos artistas contemporâneos britânicos, que esconde sua identidade do mundo – e que procurou OSGEMEOS em Nova York.

OSGEMEOS, tour virtual
Crédito: Isabella Matheus/ divulgação PinacotecaOlha que lindas as telas criadas pela dupla de artistas em parceria com o Bansky

Outra obra memorável da mostra é “Piano” (2019), exposta pela primeira vez em um concerto feito pelos artistas com o grupo de dança Flying Steps no museu de arte contemporânea Hamburger Bahnhof, na Alemanha.

O trabalho é composto pela escultura de um b-boy fazendo um passo de dança conhecido como “moinho de vento”. Essa figura é instalada sob o tampo de um piano, revelando o contraste do instrumento clássico com o movimento hip-hop.

Além de fazer o tour online, dá para assistir a uma entrevista exclusiva com o curador da mostra e diretor-geral da Pinacoteca comentando os êxitos e desafios da montagem.

Incrível, não? A exposição d’OSGEMEOS foi uma das mais concorridas do país! Tem até um tour guiado com os próprios artistas em vídeo:

Curtiu o tour virtual na exposição OSGEMEOS? Então veja só essas outras dicas culturais: