Últimas notícias:

Loading...

Visite os museus mais famosos do mundo sem sair de casa

Faça passeios virtuais por instituições como o Museu do Louvre, o Museu de História Natural, o Met, o MoMA e mais!

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Você gostaria de conhecer os museus mais famosos do mundo sem pagar nada? Isso é possível graças a plataformas como o Google Arts & Culture e outras que permitem realizar tours 3D pelos edifícios.

Museu do Louvre
Crédito: Michel Denance/Musée du LouvreÉ possível contemplar obras do Museu do Louvre sem sair de casa!

Claro que vislumbrar aqueles acervos maravilhosos presencialmente é muito mais impactante, mas esses passeios virtuais são ótimos para preencher seu cotidiano com muita arte e história.

Se você gostou da ideia, saca só essa listinha que a Agenda da Catraca Livre preparou com alguns museus que oferecem tours virtuais:

  • Museu do Louvre
Museu do Louvre
Crédito: Istock/Pietro_BallardiniO acervo do Museu do Louvre é simplesmente maravilhoso!

Um dos museus mais disputados do mundo tem uma programação incrível para curtir online. É possível acessar a Pequena Galeria do Museu do Louvre e conferir a mostra “O Advento do Artista”. É a chance de ver grandes obras de Delacroix, Rembrandt, Tintoretto e mais! Clique aqui para navegar.

Além disso, existe uma experiência em realidade virtual envolvendo a icônica “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci. Os aplicativos “Mona Lisa: Beyond the Glass” (para Android, baixe aqui) ou “La Joconde en VR” (para iOS, baixe aqui) concentram as últimas descobertas científicas sobre a pintura, além de permitirem uma visão 360º do trabalho. Tem uma narração disponível em diferentes línguas, como inglês, espanhol e francês.

E, se você gosta de música clássica, no YouTube da instituição estão disponíveis alguns dos concertos apresentados lá. Clique aqui e divirta-se! Para saber mais sobre a programação virtual do Louvre, acesse este link.

  • MoMA – The Museum of Modern Art
MoMA, museus mais famosos do mundo
Crédito: Creative CommonsMoMA disponibiliza algumas de suas obras via Google Arts & Culture

Que tal desfrutar de um amplo panorama das artes modernas? O Google Arts & Culture do MoMA tem exatamente essa proposta. É a chance de ver quadros de mestres como Cézanne, Gauguin e Van Gogh, além de encontrar obras cubistas, simbolistas, pós-impressionistas, pós-modernas e construtivistas.

  • Met – The Metropolitan Museum of Art
MET - museus em nova york
Crédito: Physicistjedi/ Wikimedia CommonsAproveite para conhecer parte do acervo do Met virtualmente

Navegue por mais de 5 mil anos de história da arte no Google Arts & Culture do The Metropolitan Museum of Art. Tem muito conteúdo para explorar: obras barrocas, renascentistas, românticas, modernistas, realistas, do Japão e mais! O acervo também conta com exposições diferentes, como as de Coco Chanel, Christian Dior, Elsa Schiaparelli e Vermeer.

  • Cooper Hewitt
Cooper Hewitt - museus de Nova York
Crédito: Jim.henderson/ Wikimedia CommonsEnquanto não dá para pensar em tomar café nesse lindo jardim do Cooper Hewitt, que tal conhecer parte do acervo?

Também é possível visitar um museu totalmente dedicado ao design. No Google Arts & Culture do Cooper Hewitt, você encontra uma coleção com ladrilhos, tecidos e objetos bem bacanas. Aproveite também para conferir a exposição de design afro-americano.

  • Brooklyn Museum
Brooklyn Museum, museus mais famosos do mundo
Crédito: DivulgaçãoVeja parte do acervo do Brooklyn Museum no Google Arts & Culture

Um dos maiores e mais antigos museus dos Estados Unidos também é parceiro do Google Arts & Culture. No acervo virtual do Brooklyn Museum (clique aqui para conferir) tem bastante arte japonesa, incluindo pinturas, xilogravuras e estampas, além de exposições sobre o Egito Antigo, o artista japonês Hiroshige, o escritor Walt Whitman e arquitetura holandesa.

  • Guggenheim Nova York

Para quem quiser saber tudo sobre arte contemporânea, vale a pena entrar o Google Arts & Culture do Guggenheim Nova York. Descubra novos artistas latino-americanos, conheça as obras em vidro de Josef Albers e o que tem se produzido no Oriente Médio e no Norte da África atualmente.

  • Museu Nacional de História Natural
Museu de História Natural de Nova York
Crédito: Ingfbruno/ Wikimedia CommonsSão vários tours para você aproveitar no Museu de História Natural

Cenário de filmes como a trilogia “Uma Noite no Museu”, estrelada por Ben Stiller, o Museu Nacional de História Natural de Nova York disponibilizou diversos tours para você curtir do conforto da sua casinha. Basta acessar este link aqui e aproveitar.

Você pode ver dinossauros, minerais, pedras preciosas, rochas, meteoritos, animais conservados por taxidermia e uma série de elementos que mostram como era a vida dos povos da América do Sul, da Ásia e da África antes da colonização. Em algumas páginas é até possível ativar o tradutor automático do Google!

Quer mais informações sobre esse passeio virtual? Acesse este link aqui.

Gostou das dicas? Se quiser saber sobre mais instituições que disponibilizaram parte de seu acervo virtualmente, entre na plataforma Google Arts & Culture na categoria museu. Deixe-se maravilhar pelas coleções dos museus mais famosos do mundo!

Veja outras atrações online imperdíveis: