Transcarioca tem 180km da Barra de Guaratiba ao Pão de Açúcar

Por: Redação | Comunicar erro

O Rio é muito mais do que praia e disso a gente sabe muito bem. Agora, além de todas os caminhos, mirantes e cachoeiras, temos A MAIOR TRILHA de longo curso do Brasil. Sim, com 180km de paisagens incríveis a Trilha Transcarioca tem 25 trechos e pode ser realizada em 12 dias. A entrada em qualquer trecho está sempre aberta e o ingresso é Catraca Livre.

Floresta da Tijuca
Floresta da Tijuca

Inaugurada em 11 de fevereiro, a Transcarioca conecta Barra de Guaratiba ao Pão de Açúcar, passando pelas principais atrações naturais, históricas e culturais de sete unidades de conservação. É possível fazer curtos ou longos trechos, dependendo do tempo e da habilidade de cada um. O novo atrativo turístico da cidade tem toda sua extensão devidamente demarcada com pegadas amarelas (foto) nos dois sentidos.

Pegadas amarelas sinalizam o caminho
Pegadas amarelas sinalizam o caminho

As caminhadas, na maior parte do tempo, são feitas dentro das florestas do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

No site da Trilha Transcarioca estão todas as orientações práticas, fotos dos atrativos, mapas para download, tracklogs no Google Maps, entre muitas informações úteis para planejar cada caminhada. “A Trilha Transcarioca marca a união de unidades de conservação estaduais, municipais e federais. O que permitirá ao visitante conhecer uma das marcas do Rio de Janeiro que são as florestas”, comenta Paulo Schiavo, diretor de Biodiversidade e áreas protegidas do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Separamos os quatro trechos mais fáceis para os iniciantes começarem os trabalhos e aproveitarem muito a trilha:

Mesa

Curto e com vistas deslumbrantes, ideal para iniciantes e famílias, este trecho conecta dois dos mirantes mais bonitos da cidade: Vista Chinesa e a Mesa do Imperador. O percurso tem um sobe e desce com elevação de 800 m. No ponto mais alto da trilha, um mirante possibilita a vista do Morro Dois Irmãos de um lado e do maciço da Serra da Carioca do outro. Ah, e vale ir preparado para fazer um piquenique bem lindo!

Trajeto: 1,6 km
Tempo: 40 minutos
Como chegar: Não existem linhas de transporte público regular para este trecho, sendo possível apenas acessá-lo a pé pela estrada, por veículo ou pela própria Trilha Transcarioca.

Vista Chinesa
Vista Chinesa
Parque

Este é o único trecho da Trilha Transcarioca totalmente em ambiente urbano. Como é um percurso curto, uma sugestão é fazê-lo na sequência do anterior ou emendar com o seguinte, caso tenha tempo e fôlego. É legal também aproveitar para fazer uma visita a ambos os parques, que são lindos e cheios de atrativos culturais.

Trajeto: 3,6 km
Tempo: 1 hora
Como chegar: Este trecho pode ser alçado tanto pelo Parque Lage no bairro Jardim Botânico como de quem vem pela trilha oriunda da cachoeira dos Primatas, Paineiras ou Corcovado. Existem também várias linhas de ônibus que passam em frente ao Parque Lage ou em frente ao Parque da Catacumba.

Parque Lage
Parque Lage
Ladeira

Apesar de ser uma caminhada fácil e não muito longa, recomenda-se que seja feita em grupo e, de preferência, com quem já conheça o local. Não esqueça de levar água suficiente para todo o trajeto. Saindo da Ladeira dos Tabajaras, antiga Ladeira do Barroso, a caminhada segue por uma via asfaltada em meio a algumas casas da comunidade, antes de entrar na trilha principal. É um caminho largo e arborizado com alguns bambuzais e com mirantes para a Zona Sul da cidade. Destaque para o Mirante do Morro São João. O parque funciona até as 18h no verão e até as 17h no inverno. Já na Ladeira do Leme, uma ponte histórica de pedra (antigo aqueduto do Leme) marca a fronteira com o trecho seguinte.

Trajeto: 2,5 km
Tempo: 1 hora e meia
Como chegar: Este trecho pode ser alcançado pela continuação do trecho Rua Vitória Régia x Ladeira dos Tabajaras no sentido Oeste/Barra de Guaratiba x Leste/Pão de Açucar. Atualmente a melhor alternativa é acessar o alto da Ladeira dos Tabajaras através da rua Siqueira Campos em Copacabana já que o trecho anterior encontra-se atualmente indisponível para caminhadas.

Praia
Um dos trechos mais visitados da trilha, é acessível, gratuito, curto e bonito. Da Praia Vermelha ao topo do Morro da Urca, passando pela pista Cláudio Coutinho. O Morro da Urca tem visão panorâmica em 360º, englobando o Corcovado e Cristo Redentor, enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara, as praias de Botafogo e Flamengo, o Morro da Babilônia, o Centro da cidade, Niterói e suas praias oceânicas e, ao fundo, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com o pico “Dedo de Deus” se destacando no horizonte em dias de céu limpo. A trilha é gratuita, mas as viagens de bondinho são pagas.

Trajeto: 1,9 km
Tempo: 1 hora
Como chegar: Este trecho pode ser alcançado pela continuação do trecho da Ladeira do Leme x Praia Vermelha no sentido Oeste/Barra de Guaratiba x Leste/Pão de Açucar. Também pode ser acessado a partir da praça Gerneral Tibúrcio na Urca, bem em frente a praia vermelha. Deste ponto em diante é só seguir a sinalização de pegadas amarelas/base preta que seguem pela calçada da praia.

[tab:END]

Idealizada em 1990, a ideia da trilha ficou na gaveta por décadas. Saiu do papel graças aos esforços de mais de mil voluntários, da parceria entre governos, gestores dos parques e diversas instituições que abraçaram a causa. “Esta iniciativa dá oportunidade para cariocas e turistas conhecerem por dentro o patrimônio natural, histórico e cultural da cidade, e também estimula o empreendedorismo gerando oportunidades de trabalho e renda para os moradores das comunidades ao longo da trilha, por meio da conservação da natureza”, explica Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da Conservação Internacional.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
2
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
3
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
4
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
5
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
6
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
7
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …
8
02:29
Uma hamburgueria digna do universo de Harry Potter
O Colaí visitou o Vassoura Quebrada, uma hamburgueria em São Paulo que poderia fazer parte do universo de Harry Potter.