Trem percorre de Vitória a Belo Horizonte em 13 horas

O mochileiro que vai à Europa costuma se locomover entre cidades e países por trem. No Brasil, o transporte ferroviário de passageiros ainda é raridade, mas mesmo assim é possível encontrar bons passeios em algumas regiões. É o caso da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), conhecida também como trem da Vale, por causa da empresa mineradora que administra a rota.

 

No total são 664 km entre Vitória e Belo Horizonte, feitos em aproximadamente 13 horas de viagem. Se feito o trecho completo, o viajante terá percorrido uma distância superior ao comprimento de países como Espanha e Barbados. São 30 pontos de parada (veja mapa abaixo). O trem parte pontualmente todos os dias das duas capitais.

wp-image-671057
Foto: Enjoying Brazil/Flickr[/img]

Em todas as viagens, são reservados dois lugares gratuitos para idosos (pessoas acima de 60 anos) com renda igual ou inferior a dois salários mínimos (o que atualmente daria R$ 1.448). Se já tiverem sido ocupados, há desconto: idosos pagam 50% na classe econômica.  Os bilhetes podem ser comprados com até meia hora de antecedência ou então pela internet.

Com montanhas e vales de Minas, rios e estradas, a viagem tem paisagens incríveis:

 
 
 
 
 

Por Wanderluster