Três peças com entrada gratuita para assistir nesta semana

Por: SP Escola de Teatro
Até
02
de junho 2019
Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Diversos horários

Nesta semana, o Itaú Cultural recebe três espetáculos teatrais. Com entradas gratuitas, já tem montagem que poderá ser vista a partir desta quinta-feira (30). Duas das peças, “Portar(ia) Silêncio” e “A Invenção do Nordeste”, encerram a programação do “Maio dos Sertões”, que reuniu atividades em celebração à cultura da região.

Traçando um paralelo entre as recordações de migrante de João Bastista Júnior, que atua e assina a peça, “Portar(ia) Silêncio” é encenada nesta quinta e sexta (31). O espetáculo lança luz sobre o processo de desterritorialização sofrido pelos que deixaram o Sertão e reflete sobre o migrante que existe dentro de cada indivíduo.

Já em “A Invenção do Nordeste”, o potiguar Grupo Carmin leva ao palco uma reflexão a partir da obra “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”, de Durval Muniz de Albuquerque Jr. Na peça, a desconstrução da imagem estereotipada do Nordeste e da população da região é colocada em cena. A montagem estará em cartaz no sábado (1°) e domingo (2).

Terceiro espetáculo que passa pelo espaço nesta semana, também no próximo sábado e domingo, “A Hora e Vez” parte do conto “A Hora e Vez de Augusto Matraga”, de João Guimarães Rosa, para contar a história de um homem que foi dado como morto e que tem sua vida transformada. A adaptação do texto foi feita pelo ator Rui Ricardo Diaz, que também atua na peça.

Portar(ia) Silêncio
30 (quinta) e 31 de maio (sexta), às 20h
Classificação indicativa: 14 anos
Grátis

A partir de vídeos, entrevistas e atuação presencial, o espetáculo dá luz às experiências de migração de nove nordestinos que trabalham como porteiros de edifícios em São Paulo, personagens que encontraram na metrópole paulista o destino de seus sonhos, apesar de suas atividades profissionais refletirem a condição daquele que apreende o mundo através do silêncio e da invisibilidade.

A Invenção do Nordeste
1° de junho (sábado), às 20h; e 2 de junho (domingo), às 19h
Classificação indicativa: Livre
Grátis

Na trama, um diretor é contratado por uma grande produtora para selecionar um ator nordestino que possa interpretar um personagem de mesma origem. Durante o tempo da preparação do elenco, os dois atores finalistas, vindos do Rio Grande do Norte, passam a refletir a respeito da existência ou não de apenas uma identidade nordestina.

A Hora e Vez
1° de junho (sábado), às 21h; 2 de junho (domingo), às 20h
Classificação Indicativa: 16 anos
Grátis

Nhô Augusto é dado como morto depois de uma emboscada. A vítima acaba sobrevivendo ao atentado e decide viver longe da cidade de Murici. Depois de anos recluso, Augusto deixa o local e acaba chegando em Arraial do Rala-Coco, onde reencontra um amigo antigo: um poderoso cangaceiro que será decisivo para o desfecho da trama.

Compartilhe:

Por: SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

1
5 blocos incríveis para curtir o Carnaval de rua no Rio
Carnaval está aí e é chegada a hora da gente decidir quais blocos nós vamos arrasar as nossas fantasias, confetes, …
2
5 blocos incríveis para curtir o carnaval de rua de SP
O Carnaval está aí! É chegada a hora de escolher os blocos para arrasar na passarela das ruas, ostentando fantasias, …
3
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
4
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
5
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
6
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não?Colaí …
7
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada!Colaí que eu tenho as …
8
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …