Grátis: três peças para ver no Festival Internacional Sesc de Circo

Até 20 de junho de 2019

Todos os dias

Consulte programação.

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

A quinta edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo vai circular pelas unidades do Sesc nas cidades de São Paulo e Guarulhos desta quinta-feira (13) até o dia 23 de junho. Na programação deste ano, além de produções brasileiras, participam espetáculos e performances de companhias de outros 20 países.

“Vincles”, do Circ Bover, leva para o palco uma estrutura com sete metros de altura feita a partir do bambu. (Foto: Divulgação)

Com integração entre a arte circense com outras linguagens artísticas e apresentações de artistas de diferentes escolas e técnicas, se apresentam nesta edição 30 atrações.

O espetáculo “Ex-libris”, da Espanha, faz sua estreia mundial no festival, que ainda recebe 14 montagens inéditas no Brasil, como “Smashed”, trabalho assinado pela companhia britânica Gandini Juggling – produção com inspiração em coreografias desenvolvidas pela alemã Pina Bausch apresentadas em conjunto com técnicas circenses, como o malabarismo.

Na seleção de representantes do país, “Das cinzas coração” simula um filme mudo dos anos 1920 utilizando a palhaçaria e o humor para discutir a falta de equidade de gênero. Em “Bubuia”, indicado para todo o público infantil, a imaginação e a percepção sensorial são estimulados a partir do conto “A terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa.

Já “Maiador”, co-produção Brasil e França, mistura números de acrobacia, equilíbrio e capoeira ao som de samba de roda e baião. Na intervenção “Os pássaros do Lido”, artistas de oito países aplicam técnicas da dança contemporânea, acrobacias aéreas e malabarismo para discutir relações sociopolíticas e a importância da coletividade na contemporaneidade.

“Naufragata”, espetáculo do Circo Zoé, é uma das montagens com apresentação gratuita. (Foto: Cristophe Chaumanet/Divulgação)

Atividades formativas também estão na programação, que pode ser acessada em sescsp.org.br/circos. Abaixo, três espetáculos da programação que têm entradas gratuitas:

NAUFRAGATA
Companhia: Circo Zoé
Itália / França

Estabelecendo paralelos entre as práticas do navios piratas e os artistas de circo, o espetáculo segue um percurso por mares imaginários, sem destino específico. Naufragata estreou em 2014 na Itália, já fez turnê pela Europa e pela primeira vez se apresenta no Brasil.

14/06, às 14h30, no Sesc Carmo, Praça Poupatempo
15/06, às 16h; e 16/06, às 14h, no Sesc Parque Dom Pedro II, Parque de Habilidades
Classificação: Livre

VINCLES (Vínculos)
Companhia: Circ Bover
Espanha/França

Misturando delírio e clima festivo, os artistas exploram ao máximo as possibilidades do bambu, numa estrutura feita de caules da planta que apresenta um espetáculo feito de fantasia e trapalhadas. Criado em 2015, quando a companhia completou 10 anos de fundação, a montagem venceu prêmios internacionais como o Feten 2016 (melhor espetáculo de rua) e também conquistou o selo de qualidade Move Awards 2016 (melhor show visual da Europa).

14/06, às 15h, no Sesc Campo Limpo, Praça central
15/06, às 14h, no Sesc Ipiranga, Quintal
16/06, às 15h, no Sesc Pinheiros, Praça
17/06, às 14h30, no Sesc Carmo, Praça Poupatempo
18/06, às 15h Sesc Bom Retiro, Praça
Classificação: Livre

BABEL, GLÖM
Companhia: Kaaos Kaamos
Suécia / Finlândia / Alemanha / França

Explorando a diversidade cultural de seis acrobatas de quatro países diferentes, o espetáculo dá destaque também às performances individuais de cada um dos participantes da montagem, que ainda apresenta técnicas acrobáticas executadas de forma coletiva. É o primeiro trabalho da companhia sueca Kaaos Kaamos.

14 e 15 /06, às 15h, no Sesc Itaquera, Praça de Eventos
16/06, às 14h, no Sesc Campo Limpo, Praça
18/06, às 15h, no Sesc Guarulhos, Praça de Convivência
19/06, às 15h, no Sesc Parque Dom Pedro II, Tenda
20/06, às 15h, no Sesc Pinheiros, Praça
Classificação: Livre

Em parceria com SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário SP Escola de Teatro

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.