ADIADO: Conheça o Theatro Municipal em tour guiado e gratuito

Devido ao cenário de combate ao COVID-19, museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado de SP estarão fechados por até 30 dias. Leia mais:

Por: Redação

“Em reunião na noite de domingo (15/03), o Governador João Doria anunciou novas medidas para intensificar o enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). Estavam presentes no encontro o Govenador João Doria, o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, David Uip, o Secretário de Saúde, José Henrique Germann, e os Secretários de Comunicação, Cleber Mata, e de Relações Internacionais, Julio Serson.

Entre as medidas, ficou definido o fechamento, a partir do dia 17 de março, de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado de São Paulo por até 30 dias.”

Saiba mais informações no site oficial do Governo de São Paulo.

Com mais de 100 anos de existência, o Theatro Municipal é muito mais que um ícone cultural de São Paulo, sendo capaz de despertar admiração e curiosidade na mesma medida.

Essa mistura de sentimentos pode ser conferida de perto nos tours guiados que a Fundação realiza por suas luxuosas instalações!

A visita dura aproximadamente uma hora e meia, com capacidade para até 10 pessoas por vez. Veja abaixo as condições para garantir seu passeio:

  • Visitas educativas em janeiro 2020

Terças, Quartas, Quintas e Sextas

Visitas português: 11h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h.

Visitas inglês: 13h

Sábado

Visita inglês e libras: 11h

Visitas em Português: 11h, 13h, 14h e 15h

Inscrição

Os ingressos poderão ser reservados pela internet até às 23h59 do dia anterior à visita e na bilheteria do Theatro Municipal.

Para a reserva feita online, é necessário comparecer com, no mínimo, 15 minutos de antecedência ao início da visita.

Só serão disponibilizados ingressos no site e na bilheteria para a semana em andamento. No dia da visita, só é possível reservar ingressos presencialmente na bilheteria do Municipal.

SALA SÃO PAULO: um passeio deslumbrante e barato na cidade

Um pouco de história…

A luxuosa construção, fortemente influenciada pela Ópera de Paris, surgiu para a cidade de São Paulo como um grande símbolo das aspirações cosmopolitas do início do século 20.

Cada vez mais refinada e com mais recursos provenientes do ciclo do café, a alta sociedade paulistana espelhava-se em valores europeus e desejava uma casa de espetáculos à altura de suas posses para receber grandes artistas da música lírica e do teatro.

Com incentivos fiscais e investimentos dos próprios barões do café, o arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, em 12 de setembro de 1911, o Theatro Municipal foi aberto diante a uma multidão de 20 mil pessoas que acompanhavam a chegada dos ilustres convidados.

Considerada ousada para a época, a obra conta com traços renascentistas e barrocos na fachada e, em seu interior, muitos adornos e obras de arte: bustos, bronzes, medalhões, afrescos, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores.

Por seu palco passaram as mais importantes companhias artísticas da primeira metade do século 20 e nomes como Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Baryshnikov, dentre muitos outros, além de ser o cenário de um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a Semana de 22.

Já foi à Praça das Artes? O espaço é um complexo cultural braço do Theatro Municipal dedicado à música, dança, teatro e exposições: