Bazar VilaMundo ABC acontece neste domingo


Por: Redação | Comunicar erro

O Instituto Acqua promove a 10ª edição do Bazar VilaMundo ABC no próximo domingo, (17/03), a partir das 11h, no espaço cultural localizado à Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, em Santo André (SP). A iniciativa atrai pequenos produtores regionais para disseminar a cultura da economia criativa e valorizar produtos artesanais. A entrada é gratuita e o evento ainda contará com apresentação musical em comemoração ao Mês da Mulher com Giselle Maria e Trio e o projeto “Mulheres Cantantes”, com jazz e música brasileira, a partir das 14h.

Crédito: Divulgação/ Acqua 

Atuar na construção de práticas que apoiam a população a conhecer melhor o território e seus atrativos, o Bazar VilaMundo amplia o olhar da comunidade local para o consumo de itens alternativos. O evento contará com itens de moda, brechós vintage, biojóias, artesanatos, gastronomia, cervejas artesanais, antiguidades, literatura, vinil, cosméticos, decoração e itens de arte. Para atender o público vegano, a marca Morrones comercializará hambúrgueres com food truck instalado na fachada do espaço.

Representatividade – Em celebração ao Mês das Mulheres, a atração musical desta edição do Bazar VilaMundo ABC recebe dois projetos. O Jazz e MPB de Giselle Maria e Trio e o grupo “Mulheres Cantantes”, com Claudia Lima no vocal, Lili Figueiredo voz e violão e Aline Fagundes voz e percussão. A cantora Giselle Maria sobe ao palco acompanhada pela pianista Anette Camargo, por Líbero Dietrich no contrabaixo e Rodrigo Mardegan na bateria, com um repertório que passeará pela música brasileira de Chico Buarque e João Bosco, Standards de Jazz e também autoral. As apresentações começam às 14h. O espaço é pet friendly e conta com bicicletário gratuito. “Essa iniciativa do Acqua é fundamental para fomentar a arte em geral. Um formato que reúne artesãos e músicos no mesmo evento. Ao mesmo tempo, permite que as pessoas conheçam nosso trabalho e de tantos outros nomes. O ABC é um polo muito grande de músicos. Precisamos sempre de mais espaços como esse. Aproximar as pessoas com a cultura”, opina Giselle.

Com repertório nacional e composições de cantoras do Grande ABC, como Penélope Martins, o grupo “Mulheres Cantantes” também promete apresentar canções inspiradas nos orixás (ancestrais africanos que foram divinizados) e que carregam a força feminina. “Nosso intuito é realmente dar destaque para não só a mulher que canta, mas sobretudo para tantas compositoras e instrumentistas nesse segmento que ainda é reduto masculino. Será um repertório escrito e cantado por mulheres e ainda vamos trazer a força feminina de alguns orixás”, explica Claudia Lima.

Novos territórios – O Instituto Acqua, em parceria com o portal Catraca Livre, Cidade Escola Aprendiz e Cuponeria, mantém a iniciativa VilaMundo – uma plataforma que mapeia regiões para sugerir passeios culturais gratuitos ou com descontos especiais. Com ela é possível articular, conectar e divulgar ações que estimulem a economia criativa e o acesso à educação e atividades culturais.

Para integrar o projeto, foi criada a ‘Chave VilaMundo’ para cidades mais acessíveis, inteligentes e baratas. Quem utiliza a ‘Chave’ tem descontos em estabelecimentos parceiros da ação, como bares, restaurantes, lojas, galerias, casas de show e humor, salões de beleza e até coworkings. Com a Chave VilaMundo, o estabelecimento parceiro decide qual produto ou serviço quer disponibilizar, quanto quer oferecer de desconto e por qual período. O VilaMundo disponibiliza essa informação no site em forma de cupom, que os consumidores podem baixar pelo smartphone e apresentar no comércio.

Mais do que disponibilizar e divulgar o desconto, o VilaMundo trabalha na articulação do estabelecimento com atividades interessantes que acontecem nos arredores. A página virtual vilamundo.catracalivre.com.br permite a consulta de vários locais que oferecem descontos culturais no Grande ABC e São Paulo. Além de reunir parceiros, é uma agenda cultural para as setes cidades da região e Capital.

Compartilhe:

Autor: Por: Redação