‘Los Primus’: mostra de Thiago Vaz GRÁTIS em Santo André

A Casa do Olhar Luis Sacilotto – em Santo André, no ABC Paulista – recebe a mostra “Los Primus”, do artista plástico Thiago Vaz, até 24 de novembro com entrada gratuita.

Exposição apresenta quinze trabalhos de diversas modalidades de arte, resultado de três meses de residência artística de Vaz na Casa do Olhar
Créditos: Divulgação: santoandre.sp.gov.br/agendacultural
Exposição apresenta quinze trabalhos de diversas modalidades de arte, resultado de três meses de residência artística de Vaz na Casa do Olhar

A exposição apresenta 15 trabalhos de diversas modalidades de arte, resultado dos três meses de residência artística de Vaz no espaço, por meio do Edital Okupa Cultura 2018, da Secretaria de Cultura de Santo André. Durante esse período, o artista também percorreu o centro e bairros na periferia da cidade para conhecer e estabelecer vínculos com seus moradores e profissionais.

Thiago usou pincel para colorir as telas e outros materiais com suas impressões e memórias pessoais a respeito das pessoas e lugares que visitou. Não por acaso, o nome dado à ocupação, “Los Primus”, é o mesmo de outro trabalho de área urbana realizado por ele.

Suas obras apresentam traços fortes das relações sociais dos personagens individuais e os coletivos que habitam os mesmos lugares percorridos, mas não se misturam, suas relações com o poder, com sua resistência na luta por dignidade, além da resiliência na conciliação de conflitos para que vivam ‘em paz’.

O artista Thiago Vaz participou da exposição “A História do Grafite em Santo André” (2005) e integrou a equipe da pintura coletiva de graffiti para a revitalização da Concha Acústica da Praça do Carmo e a pintura mural no estacionamento da Casa do Olhar, como parte do Programa Santo André em Múltiplos tons, em 2017.

Em sua carreira também registra, grafitagem e oficinas em Londres, Inglaterra; instalação em Linz, Aústria, além de mostras em São Paulo e diversos cidades do Brasil.

Em outubro de 2014 o diretor curatorial do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, convidou Vaz para criar uma instalação que está fica em uma das paredes externas do museu, com livre exposição para todo o público do Parque Ibirapuera, em São Paulo. No mesmo ano, Thiago assinou a direção do filme de Curta Metragem “O fim é o Começo”, junto com outros artistas do coletivo Graffiti com Pipoca, do qual também é integrante.

A mostra “Los Primus” fica aberta para visitação gratuita até dia 24 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 14h às 19h, na Casa do Olhar Luis Sacilotto, que fica na Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André- SP. Mais informações na página da Secretaria de Cultura de Santo André.

​Quer ficar por dentro das atividades culturais e cursos gratuitos ou baratinhos no ABC Paulista? Então siga o VilaMundo no Facebook.