Museu Histórico do ABC Paulista completa 58 anos: entrada grátis

Por: Redação Comunicar erro

O Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, completa 58 anos no dia 23 de julho. Administrado pela Fundação Pró-Memória  da cidade o local tem entrada gratuita.

Crédito: Reprodução: fpm.org.brAcervo de cerca de 5 mil peças conta história da colonização da cidade

O acervo conta com cerca de 5 mil peças, como fotos dos pioneiros da colonização, objetos pessoais de antigos moradores, ferramentas de trabalho, quadros de artistas da cidade, utensílios domésticos, peças sacras, móveis e objetos das olarias e cerâmicas.

O museu funciona no antigo Palacete De Nardi, construído em 1896, por Celeste De Nardi, o edifício segue as características arquitetônicas do final do século XIX, que podem ser observadas na altura da casa, na escadaria central, nas várias janelas com largos beirais e na estrutura sólida, construída com tijolos de 28 centímetros.

Após uma reforma, visando a conservação e proteção de suas características arquitetônicas, o palacete tornou-se de interesse público, por seu valor histórico. A família que dá nome ao casarão chegou ao município em 28 de julho de 1877, na primeira leva de imigrantes italianos vindos da província de Treviso.

A ideia de um local que abrigasse a história da cidade surgiu em 1959, em 23 de julho de 1960 foi inaugurado o primeiro museu, na esquina das ruas Baraldi e Rio Grande do Sul, sendo fechado com apenas um ano de existência. No dia 20 de agosto de 1977, foi reinaugurado no Bosque do Povo, durante as festividades do centenário de São Caetano. Foi apenas em dezembro de 1988 que ele passou a ocupar a atual edificação. A concepção do Museu foi idealizada pelo renomado professor e sociólogo José de Souza Martins.

Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul fica na Rua Maximiliano Lorenzini, 122 – Bairro Fundação, São Caetano do Sul e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 17 h, e aos sábados das 8h às 13h. Mais informações pelo telefone: 4229-1988.

Quer ficar por dentro das atividades culturais e cursos gratuitos ou baratinhos no ABC Paulista? Então siga o VilaMundo no Facebook.