Virada Cultural 2015: Sesc Santana tem programação voltada à ficção científica

A Virada Cultural 2015 está chegando! Marcada para acontecer no final de semana dos dias 20 e 21 de junho, o megaevento já tem atrações confirmadas em algumas unidades do Sesc SP e o Catraca Livre te conta quais são.

Na unidade de Santana do Sesc, o público poderá conferir uma programação para a família toda. Durante as 24h de evento, passam por lá atrações infantis e literárias, em como teatro, música, circo, dança, cultura digital, artes visuais, cinema e vídeo, integrações e também comidinhas com tema voltado à cultura Sci-Fi.

Confira abaixo a programação completa do Sesc Santana na Virada:

[tab:Música]

Jazz na Kombi – Com a Banda Chaiss na Mala e o Menor Sarau do Mundo

Jazz na Kombi
Jazz na Kombi


O Jazz na Kombi é uma iniciativa de amantes do Jazz, numa ação de devolver essa arte para seu lugar de origem, a rua. Uma Kombi customizada estaciona na entrada do Sesc e abre suas portas para transformar-se num sistema de som que difunde a pesquisa musical de seus realizadores, abre espaço para apresentações de músicos e grupos de jazz, intervenções poéticas e outras manifestações artísticas de rua.
Deck de Entrada.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, às 19h30, às 21h e às 22h30

[tab:Teatro]

De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão

Fiel ao seu propósito de experimentação, o Grupo Galpão leva ao palco um sarau literário-musical, em que músicas de espetáculos de seu repertório são revisitadas e acompanhadas de textos de diferentes autores, como Calderón de la Barca, Baudelaire, Bertolt Brecht, entre outros.  As músicas são assim recontextualizadas e recordadas, recordadas na sua origem latina de tornar a passar pelo coração. Com o Grupo Galpão (MG). Direção de Simone Ordones e Lydia Del Picchia. Duração: 70 minutos.
Teatro.
Livre. Grátis
21/06. Domingo, às 00h30 e às 18h.

O Amor Nada É…

Uma mulher velha, dona de um circo já inexistente, agora viaja em seu trailer, em suas memórias, e guarda toda a estrada dentro desse espaço. Ela mostra seus amores e suas relações com eles no meio de uma vida pouco comum.  O espaço cotidiano é apresentado de forma fantasiosa, cheia de segredos e metáforas que traduzem o tempo que passa. Com Coletivo de Ventiladores.  Espetáculo com 6 minutos de duração, para 5 espectadores por vez . Retirada de senhas no local .
Deck de Entrada.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 23h30 às 23h59
21/06. Domingo, das 0h às 2h e das 15h às 18h

Pequena Caixa de Sombras

Sobre um carrinho, uma pequena caixa. Dentro da caixa, histórias maravilhosas são contadas e a imaginação voa através das figuras de sombras, palavras e música. Basta pegar o fone e espiar pelo buraco! Com Prana Teatro de Animação.  Espetáculo com 2 minutos de duração, para 1 espectador por vez . Retirada de senhas no local .
Deck de Entrada.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 23h30 às 23h59
21/06. Domingo, das 0h às 2h e das 15h às 18h

Do Fundo do Mar

No interior de um baú é possível ouvir ao longe sons de pássaros e ondas que nos trazem a sensação inconfundível da brisa do mar. Logo vem surgindo uma linda embarcação em seu passeio, até que os ventos prenunciam uma tempestade. Com Cia Fios de Sombra. Espetáculo com 2 minutos de duração para 1 espectador por vez . Retirada de senhas no local.
Deck de Entrada .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 23h30 às 23h59
21/06. Domingo, das 0h às 2h e das 15h às 18h

[tab:Circo]

Parada de Rua

Com Lume Teatro. Espetáculo cênico-musical em forma de cortejo, que busca a teatralização de espaços não-convencionais. Uma estranha sensação de absurdo se estabelece quando a Parada irrompe o espaço e faz suas intervenções poéticas, rompendo momentaneamente os automatismos das relações e as convenções do local.  Uma procissão de fanáticos, uma banda militar, um grupo de ciganos, ou simplesmente atores-músicos que tocam e cantam melodias tradicionais brasileiras e outras coletadas de diversas culturas do mundo. Estruturada como um alegre ritual, a Parada de Rua interage livremente com as pessoas do público, provocando e divertindo ao mesmo tempo. Atuação: Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Renato Ferracini, Raquel Scotti Hirson e Ricardo Puccetti. Concepção de Kai Bredholt e Lume Teatro.
Área de Convivência.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, às 18h

[tab:Dança]

espetáculo

Balões Vermelhos

Com a Cia. Etra de Dança. Imagine um jardim geométrico em que, em vez de flores, brotassem balões vermelhos. Dezenas de bexigas flutuam pouco acima do solo, suspensas por gás hélio e dispostas com precisão em linhas e colunas, formando um tabuleiro, que ganha vida com o movimento dos seis bailarinos, influenciados pelos balões.
Solário .
Livre. Grátis
21/06. Domingo, às 16h

intervenção

Jam de Dança Coletiva

Os bailarinos da T. F. Style Cia. de Dança convidam o público a entrar na dança com hits musicais dos anos 70, 80 e 90 na Virada Cultural. O trabalho performátivo envolve a participação do público e propõe um momento coletivo de descontração em que vale tudo para “brilhar na pista”.

Área de Convivência.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, às 19h, às 20h30 e às 22h

Navios

Um barco, pedaço de espaço flutuante ligado ao infinito do mar. Navios são heterotopias na vida contemporânea. Essa performance propõe criar cartografias dançadas em espaços abandonados, em plataformas esquecidas, ali onde a memória e o sentido parecem ter sido arruinados.  Cartografias dançadas na curva oblíqua da cidade em transformação, em seus espaços sem fama ou fortuna. Corpos que buscam animalidade e desutopia em uma outra arte dos encontros. Para seguir rastros, sobreviver juntos e em comum desenvolver estratégias de bando. Direção, pesquisa e concepção: Marina Guzzo.
Área de Convivência .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, às 23h30

Árvores

Com Clarice Lima & Gente fina, elegante e sincera. Árvores é um exercício do desejo de permanência, invertendo o espaço e questionando o tempo. Até quando o corpo aguenta?  O trabalho surge como um desejo de enraizamento na cidade, onde pessoas vestidas com o mesmo figurino habitam em espaços de passagens. Ali, contrapõem-se ao fluxo de movimento, permanecem de cabeça para baixo até o corpo não aguentar mais e cair.
Área de Convivência .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, às 20h, às 21h30 e às 23h

[tab:Digital]

vivência

Pequena História dos Games Espaciais

A atividade aborda a história dos games ambientados no espaço e disponibiliza ao público jogos que abrangem desde os anos 70 até os anos 90, como Space Invaders, Star Fox e Asteroids, dentre outros. A atividade conta com a mediação dos instrutores de internet do Sesc.
Internet Livre .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 19h às 23h59
21/06. Domingo, das 13h às 18h

[tab:Artes Visuais]

exposição

Lugares – Lugar para criar espaços + Lugar de combinações líquidas

Realizado concomitantemente em três unidades do Sesc, o projeto pretende criar espaços que não sejam somente para passar, nem para o consumo desesperado de informações. Nesses lugares, as pessoas são convidadas a entrar, interferir, participar colaborativamente dos trabalhos e trazer a eles suas questões, seu olhar, seu mundo.
Na instalação “Lugar para criar espaços”, elementos como varas de madeira e cabaças podem ser usadas para construir formas, criando cantos, paisagens, aberturas. Os participantes podem construir diferentes configurações e alterar as maneiras de se relacionar com esse lugar.
Em “Lugar de combinações líquidas“, os líquidos são material para investigações. A obra convida o público a manipulá-los tal como se fosse alquimista, fazendo misturas e descobrindo possibilidades de usar esses líquidos junto a tecidos, algodão e papel.
Área de Convivência .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 19h às 23h59
21/06. Domingo, das 10h às 18h

Mariana Quito: Gravuras

Através da gravura, a portuguesa Mariana Quito nos convida a acompanhá-la numa viagem de diversos portos-paradas que conta a história de sua própria vida. Nascida no Alentejo, a artista se deslocou ao longo da vida entre Lisboa (Portugal), Luanda (Angola) e Santos (Brasil), sempre comprometida com o ensino-aprendizagem de todas as técnicas da gravura – forma de arte que exige aparatos ostentosos e esforço físico considerável, contrariando sua constituição física frágil e delicada.  Nesta exposição, apresentamos uma série que faz parte do acervo do Sesc Santana, gravuras antes distribuídas apenas na área administrativa e agora abertas à visitação.
Galeria 1º andar.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, 19h às 23h59

Fabiana Figueiredo

A questão das migrações está no centro do trabalho da artista, sendo ela mesma migrante – mora atualmente na França, onde estuda editoria e curadoria – e neta de italianos que saíram de Sartano e vieram em busca de uma vida melhor no Brasil.
Nascida em Belo Horizonte, Fabiana iniciou a carreira como fotógrafa em 1983. Mudou-se para São Paulo e integrou a equipe da N-Imagens, entre 1991 e 2001. Participou também do Nafoto-Núcleo dos Amigos da Fotografia como co-responsável pelo setor internacional, e desde 2002 vive entre a França e o Brasil, se dedicando à pesquisa independente na questão das migrações em vários países.  Já expôs em São Paulo, Thessalonick (Grécia) e Norte da França e foi indicada ao prêmio Niepce com o ensaio “O Poder dos Desgraçados da Terra”.
Fachada da Unidade .
Livre. Grátis
20 a 21/06. Sábado e domingo, 24h.

Flor Abrindo, por Catarina Gushiken

Através da manifestação do ritmo, curvas e formas que movimentam a energia feminina, a mulher se torna diálogo, meio e símbolo. Nesta intervenção, a artista apresenta as figuras de beleza, chamadas no Ukiyo-e de Bijingas, em um universo entranhado por suas memórias afetivas ligadas aos avós japoneses e sua constante necessidade de desabrochar.
Foyer do Teatro.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 20h às 23h59
21/06. Domingo, das 10h às 17h

intervenção

Sericleta

Com Monique Schoenacker. A Sericleta é uma bicicleta diferente: além de meio de transporte, é uma oficina de serigrafia – técnica artística de impressão em que a tinta é espalhada com um rodo sobre uma tela vazada, produzindo o desenho. O público é convidado a produzir cartões poéticos nesta bicicleta transformada em unidade móvel de serigrafia, concebida especialmente para a impressão em ambientes abertos.
Diversos espaços da unidade.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 19h às 23h

[tab:Literatura]

Troco Um Causo por Um Conto

O escritor Daniel Viana convida o público a lhe contar algum evento, alguma experiência marcante que tenha vivido. A partir desse relato, Viana cria pequenos contos, poemas e outros tipos de narrativas curtas utilizando uma máquina de escrever antiga e oferece o resultado aos participantes.
Área de Convivência.
Livre. Grátis
21/06. Domingo, das 15h às 18h

[tab:Cinema e Vídeo]

filmes

Viagem à Lua

Voyage dans la lune, Georges Méliès, 1902, 16min, P&B.
O professor Barbenfouillis (Georges Méliès) convence seus colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Eles partem em uma nave que aterrissa no olho direito da Lua.  Lá eles encontram habitantes hostis que o levam ao seu rei. Os terráqueos conseguem fugir quando descobrem que os inimigos viram fumaça a um simples toque de um guarda-chuva.
Jardim .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, às 19h

Planeta 51

Planet 51, Jorge Blanco, Javier Abad & Marcos Martínez, 2009, 91 min .
Os alienígenas do Planeta 51 vivem dias pacatos em uma sociedade que lembra os Estados Unidos da década de 1950. Um dia o astronauta terráqueo Charles ‘Chuck’ Baker aterrissa sua nave espacial neste planeta desconhecido e encontra Lem, um jovem alienígena.  O astronauta e o garoto, ao se conhecerem, perdem o medo mútuo que os domina e se tornam amigos. Lem então ajuda a esconder Chuck do exército do Planeta 51 que acredita que o alienígena terráqueo representa uma ameaça à sua civilização.  Jardim .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, às 19h30

Barbarella

Barbarella, Roger Vadim, 1968, 98 min .
No século XXXXI as guerras já foram abolidas há muito tempo, mas Barbarella (Jane Fonda), uma bela agente, recebe um comunicado do Presidente da Terra (Claude Dauphin), dizendo que uma arma foi inventada e que isto pode perturbar a paz no universo. Assim, sua missão é evitar que tal mal aconteça.
Jardim.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, às 21h30

Alien, o 8º passageiro

Alien, Ridley Scott, 1979, 116min . Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.
Jardim.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, às 23h30

[tab:Gastronomia]

cardápio especial

O Restaraurante do Fim do Universo

Com inspiração no universo da ficção científica, o restaurante serve um cardápio de comidinhas de cinema criadas para a Virada Cultural no ambiente do Solário.
Quiosque.
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 18h às 23h59
21/06. Domingo, das 0h às 1h

[tab:Infantil]

Varal de Memórias

Uma brincadeira poético musical na qual os ritmos e mitos brasileiros interagem com bordados e bonecos, tecendo uma narrativa delicada que revela o interior profundo das tradições populares brasileiras.  Com Tempo de Brincar. Direção de clipes: Ricardo Camargo. Direção do espetáculo: Silvia Fuller. Duração: 50 minutos.
Teatro .
Livre. Grátis
21/06. Domingo, às 14h

intervenção

Poemas Cinéticos

O grupo Lagartixa na Janela explora a linguagem da dança em parques urbanos e espaços públicos, transformando-os em um grande quintal de criação. Contemplação, memórias, sentidos e ludicidade se alternam nesta proposta que estimula o imaginário das crianças e seus acompanhantes.
Jardim .
Livre. Grátis
21/06. Domingo, às 11h

[tab:Integração]

vivência

Planetário

O equipamento digital funciona em uma tenda inflável e realiza operações como simulação do céu em diferentes pontos da Terra e deslocamentos no espaço.  As sessões tem a duração de 30 minutos para grupos de até 50 pessoas . Retirada de senhas com uma hora de antecedência.
Jardim .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 19h às 23h59
21/06. Domingo, das 0h às 1h e das 13h às 17h

Contemplando Estrelas

Quatro telescópios espalhados pelo Jardim miram planetas, nebulosas e estrelas, convidando o público à observação astronômica. Jardim .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 18h às 23h59
21/06. Domingo, das 0h às 1h

Astrobots

Quatro robôs circulam entre o público, convidando à interação. Os Bots se relacionam, conversam e surpreendem.  Diversos espaços da unidade .
Livre. Grátis
20/06. Sábado, das 19h às 23h59
21/06. Domingo, das 13h às 17h