Imagem do Topo

Virada Inclusiva ocupa SP com 3 dias de cultura, esporte e lazer

Tem shows, exposições, esportes, cursos, oficinas e muito mais!

Por: Redação | Comunicar erro
Até
03
de dezembro 2018
Segunda - Sábado - Domingo
Diversos horários

Está chegando a nona edição da Virada Inclusiva, evento GRÁTIS que oferece uma intensa programação de atividades culturais, de esporte e de lazer. Este ano, ela acontece entre os dias 1º e 3 de dezembro em diversos locais de São Paulo.

Pedalada inclusiva em frente ao MASP
Crédito: Reinaldo Meneguim - Divulgação - Virada InclusivaA Virada Inclusiva sempre promove pedaladas pela Avenida Paulista e este ano não será diferente!
Virada Inclusiva também tem atrações em parques
Crédito: Reinaldo MeneguimVirada Inclusiva também tem atrações em parques
Música também tem espaço na Virada Inclusiva
Crédito: Reinaldo MeneguimMúsica também tem espaço na Virada Inclusiva

A ideia é celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12) ao incentivar que pessoas com e sem deficiência estejam juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, metrô e todos os espaços possíveis. Não dá para ficar de fora, né?

Tem atividades para todos os gostos! No dia 1º, das 9h às 14h, o Parque Villa-Lobos (Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros) recebe o projeto Pedalada de Atitude, uma iniciativa da ONG Atitude do Bem. O objetivo é convidar pessoas com deficiência visual a pedalarem bicicletas e sentirem a sensação física desta atividade.

Também tem pedalada inclusiva na Avenida Paulista. Entre às 10h e às 13h do dia 2,diversas bicicletas comuns e adaptadas para pessoas com e sem deficiência estão disponíveis para o público se divertir na ciclofaixa de lazer da avenida. É só aparecer na Praça do Ciclista.

O Museu Catavento (Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n – Brás) também programou uma atividade especial. Nos dia 1º, 2 e 3, entre às 9h30 e às 17h, os visitantes podem participar do Roteiro “Percepções”, que oferece uma experiência sensorial para o público. Primeiro, os participantes exploram as diferentes texturas e contornos das maquetes que estão na Sala dos Biomas do Brasil. Em seguida, é a vez dos perfumes das plantas localizadas no Jardim dos Polinizadores. Por fim, olfato e tato são estimulados no Mundo dos Perfumes. As vivências acontecem das 9h30 às 11h, das 11h30 às 13h, das 13h30,às 15h e das 15h30 às 17h.

Outros museus oferecem visitada mediadas acessíveis. No dia 2, às 17h, é possível  ter uma experiência dessas no CCBB (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro) com a exposição “50 anos de realismo – Do fotorrealismo à realidade virtual” . No dia 3, às 15h, o MIS (Avenida Europa, 158 – Jardim Europa) promove um roteiro especial pela exposição “Quadrinhos”.

Também tem balada inclusiva! No dia 1º, das 10h às 14h, Centro Esportivo do Tietê (Avenida Santos Dumont, 843 – Luz) recebe DJ, oficina de circo e piquenique. É só chegar e se divertir.

Para quem curte muito praticar esportes, no dia 2, às 7h, tem a IV Inclusão a toda prova – corrida e caminhada. A saída acontece no Obelisco aos heróis de 32 (Complexo Viário Ayrton Senna – Parque Ibirapuera).

Se você não pode perder a oportunidade de dançar, a Rede Lucy Montoro desenvolveu uma atividade perfeita  No dia 2, das 10h às 13h, tem Samba-Rock Inclusivo no Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001).

A Estação Sé do Metrô está repleta de espetáculos de dança e shows ao longo dos três dias. Tem carimbó, dança de rua, banda Amigas do Samba, encontro de forrozeiros, dança chilena e muito mais.

Acompanhe a programação completa no site oficial.