Virada Inclusiva ocupa SP com 3 dias de cultura, esporte e lazer

Tem shows, exposições, esportes, cursos, oficinas e muito mais!

Por: Redação Comunicar erro
Até
03
de dezembro 2018
Segunda - Sábado - Domingo
Diversos horários

Está chegando a nona edição da Virada Inclusiva, evento GRÁTIS que oferece uma intensa programação de atividades culturais, de esporte e de lazer. Este ano, ela acontece entre os dias 1º e 3 de dezembro em diversos locais de São Paulo.

Pedalada inclusiva em frente ao MASP
A Virada Inclusiva sempre promove pedaladas pela Avenida Paulista e este ano não será diferente!Reinaldo Meneguim - Divulgação - Virada Inclusiva
Virada Inclusiva também tem atrações em parques
Virada Inclusiva também tem atrações em parquesReinaldo Meneguim
Música também tem espaço na Virada Inclusiva
Música também tem espaço na Virada InclusivaReinaldo Meneguim

A ideia é celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12) ao incentivar que pessoas com e sem deficiência estejam juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, metrô e todos os espaços possíveis. Não dá para ficar de fora, né?

Tem atividades para todos os gostos! No dia 1º, das 9h às 14h, o Parque Villa-Lobos (Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros) recebe o projeto Pedalada de Atitude, uma iniciativa da ONG Atitude do Bem. O objetivo é convidar pessoas com deficiência visual a pedalarem bicicletas e sentirem a sensação física desta atividade.

Também tem pedalada inclusiva na Avenida Paulista. Entre às 10h e às 13h do dia 2,diversas bicicletas comuns e adaptadas para pessoas com e sem deficiência estão disponíveis para o público se divertir na ciclofaixa de lazer da avenida. É só aparecer na Praça do Ciclista.

O Museu Catavento (Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n – Brás) também programou uma atividade especial. Nos dia 1º, 2 e 3, entre às 9h30 e às 17h, os visitantes podem participar do Roteiro “Percepções”, que oferece uma experiência sensorial para o público. Primeiro, os participantes exploram as diferentes texturas e contornos das maquetes que estão na Sala dos Biomas do Brasil. Em seguida, é a vez dos perfumes das plantas localizadas no Jardim dos Polinizadores. Por fim, olfato e tato são estimulados no Mundo dos Perfumes. As vivências acontecem das 9h30 às 11h, das 11h30 às 13h, das 13h30,às 15h e das 15h30 às 17h.

Outros museus oferecem visitada mediadas acessíveis. No dia 2, às 17h, é possível  ter uma experiência dessas no CCBB (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro) com a exposição “50 anos de realismo – Do fotorrealismo à realidade virtual” . No dia 3, às 15h, o MIS (Avenida Europa, 158 – Jardim Europa) promove um roteiro especial pela exposição “Quadrinhos”.

Também tem balada inclusiva! No dia 1º, das 10h às 14h, Centro Esportivo do Tietê (Avenida Santos Dumont, 843 – Luz) recebe DJ, oficina de circo e piquenique. É só chegar e se divertir.

Música Oficial Virada Inclusiva! ?

Quem já aprendeu a cantar nossa música oficial para a @9ª Virada Inclusiva?! ?????? Venha animar a cidade com a gente! ??Fique de olho! Em breve liberaremos a programação completa pelo link: http://memorialdainclusao.org.br/viradainclusiva/ ?Dúvidas: viradainclusiva@sedpcd.sp.gov.br / (11) 3664-3601 ??Descrição do vídeo #PraCegoVer: imagens de atividades da Virada Inclusiva. No rodapé a legenda, e no canto inferior direito, uma janela com intérprete de Libras.#acessibilidade #inclusao #diversidade #cultura #arte #lazer #viradainclusiva #vempravirada

Posted by Virada Inclusiva on Friday, November 9, 2018

Para quem curte muito praticar esportes, no dia 2, às 7h, tem a IV Inclusão a toda prova – corrida e caminhada. A saída acontece no Obelisco aos heróis de 32 (Complexo Viário Ayrton Senna – Parque Ibirapuera).

Se você não pode perder a oportunidade de dançar, a Rede Lucy Montoro desenvolveu uma atividade perfeita  No dia 2, das 10h às 13h, tem Samba-Rock Inclusivo no Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001).

A Estação Sé do Metrô está repleta de espetáculos de dança e shows ao longo dos três dias. Tem carimbó, dança de rua, banda Amigas do Samba, encontro de forrozeiros, dança chilena e muito mais.

Acompanhe a programação completa no site oficial.